Arquivo para maio, 2012

 

Os jogos de hoje ficaram por conta da turma do Ensino Fundamental II!

 

ENSINO FUNDAMENTAL II

QUINTA-FEIRA 31/05

Competições realizadas no período da MANHÃ

MODALIDADE: CORRIDA PÔ.

07:30H 1 ano manhã 1 X 5 1 ano tarde (jogo 1)

08:00h 1 ano manhã 2 X 5 2 ano tarde (jogo 2)

FINAL

08:30h 1º Ano manhã 1 X 7 2º ano manha

09:00h 1ºano tarde 2 X 3 2º ano tarde

1º Lugar -2º ano Tarde

2º Lugar – 1º ano Tarde

3º Lugar- 2º ano Manhã

4º Lugar – 1º manhã

ENSINO FUNDAMENTAL II

QUINTA-FEIRA 31/05

Competições realizadas no período da MANHÃ

MODALIDADE: CÂMBIO

09:30H 3 ano manhã 13 X 15 4 ano Tarde (jogo 1)

10:00h 4 ano manhã 8 X 15 5 ano tarde (jogo 2)

 FINAL

10:30h 3º Ano manhã 10 X 15 4º ano manha

 11:00h 4ºano tarde 13 X 15 5º ano tarde

 

1º Lugar -5º ano Tarde

2º Lugar – 4º ano Tarde

3º Lugar- 4º ano Manhã

4º Lugar – 3º manhã

De uns anos para cá o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) tem se tornado um dos temas mais recorrentes e comentados em educação, mas é também um dos mais polêmicos.

E para colocar ainda mais lenha na fogueira, novas mudanças foram anunciadas, na quinta-feira passada, dia 24, para a edição deste ano. Em pouco tempo, o pronunciamento do ministro da educação,  Aloizio Mercadante, virou notícia e causou grande alvoroço nos candidatos.

Mesmo depois de sucessivos acontecimentos desagradáveis relacionados às provas do Enem, os alunos que pretendem prestar o exame em 2012 também não devem se apavorar com esse anúncio, já que as mudanças não foram drásticas e, ao que tudo indica, podem ser favoráveis aos candidatos.

Na realidade, a principal alteração diz respeito à prova de redação, que agora conta com um processo de correção mais rigoroso. Entenda quais foram as mudanças propostas pelo Ministério da Educação.

 

O que mudou?

 

Diferença de pontos na correção:

Até 2011, a prova de redação era analisada por no máximo 3 examinadores caso a diferença de pontos entre as correções fosse maior do que 300 pontos. Agora, a diferença de pontuação caiu para 200 e a quantidade de examinadores e, consequentemente, de correções aumentou, tornando esse processo mais rígido.

 

Como ficou agora?

Com as novas mudanças, a diferença de pontos na correção dos 2 examinadores iniciais deve ser maior do que 200 pontos para que seja corrigida por um terceiro corretor. Caso a diferença de pontos persistir nessa nova correção, então a prova será encaminhada a uma banca examinadora composta por 3 avaliadores, que irão definir a nota final do candidato.

 

Possibilidades de Correção:

1) Caso a diferença de pontos seja menor ou igual a 200 pontos, não será preciso passar pela terceira correção, e a nota final será a média aritmética dos pontos dos dois corretores:

 

 

 

 

 

 

2) Se a diferença de pontos entre os 2 examinadores iniciais for maior do que 200 pontos, então ela será corrigida por um terceiro corretor, e a nota final será a média aritmética simples dos pontos mais próximos.

 

 

 

 

 

 

 

 

3) Caso a diferença de ponto persista nessa terceira correção, então a prova será encaminhada a uma banca examinadora, composta por 3 avaliadores, que irão definir a nota final do candidato.

 

 

 

 

 

 

 

 

Por um lado, essa mudança é muito positiva por conceder ao aluno o privilégio de acessar e conferir uma cópia corrigida da prova de redação. Mas por outro lado, a partir de agora, os estudantes não terão mais direito de entrar com recursos para revisar o resultado, já que o critério de avaliação passou a ser mais rígido.

Com mudança ou sem mudanças, os alunos devem se dedicar, e muito, para a prova do Enem, já que esse exame substituiu o processo seletivo de várias universidades brasileiras. Vale lembrar que as inscrições já estão abertas e o prazo é até 15 de junho! Os alunos interessados em prestar o exame podem se inscrever pela Internet, acessando o site do Enem.

Bom, agora é se inscrever e esperar para ver como serão, na prática, as mudanças propostas pelo Ministério da Educação!

 

Marina Severian

 

Confira o resultado dos jogos do dia 30 de maio!

Tabela do jogos

FUNDAMENTAL II

Quarta-feira 30/05

Competições realizadas no período da TARDE

MODALIDADE: FUTSAL FEMININO

13:30h 7 ano manhã 0 x 0 8 ano manhã (jogo 1)

13:50h 5 ano manhã 0 x 2 6 ano manhã (jogo 2)

14:10h 6 ano manhã 0 x 4 8 ano manhã (jogo 3)

14:40h 5 ano manhã 0 x 4 7 ano manhã (jogo 4)

15:00h 6 ano manhã 0  x 3 7 ano manhã (jogo 5)

15:20h 5 ano manhã 0 x 5 8 ano manhã (jogo 6)

FINAL às 15h50

8 ano 0 x 2 7 ano

FUNDAMENTAL II

Quarta-feira 30/05

Competições realizadas no período da TARDE

MODALIDADE: FUTSAL MASCULINO

16:30H 5 ano manhã 0 X 9 6 ano manhã (jogo 1)

17:00h 7 ano manhã 0 X 6 6 ano manhã (jogo 2)

17:30h 5 ano manhã 0 X 10 7 ano manhã (jogo 3)

FINAL às 15h50

7 ano  3 x  3 6 ano

Pênaltis

7 ano  3 x 2 6 ano

ENSINO MÉDIO

Quarta-feira 30/05

Competições realizadas no período da NOITE

MODALIDADE: FUTSAL FEMININO

 18:00h 9 ano manhã 1 X 1 1 ano manhã (jogo 1)

18:50h 1 ano manhã 7  X 0 Professoras (jogo 4)

19:10h Professoras manhã 0 X 12 9 ano manhã (jogo 5)

ENSINO MÉDIO

Quarta-feira 30/05

Competições realizadas no período da NOITE

MODALIDADE: FUTSAL MASCULINO

20:00h 9 ano manhã 3 X 1 1 ano manhã (jogo 1)

20:15h Professores 3 X 3 2 ano manhã (jogo 2)

20:30h 9 ano manhã o X 1 Professores (jogo 3)

20:50h 1 ano manhã 2 X 2 2 ano manhã (jogo 4)

21:10h 2 ano manhã 2 X 4 9 ano manhã (jogo 5)

21:30h 1 ano manhã 1 X 1 Professores ( jogo 6)

FINAL às 21h45

Professores 5 x 3 9 ano

 

 

Nossa Olimpíada de Integração começou.

Vamos ficar por dentro dos resultados dos jogos!

 

 

 

 

Tabela do jogos

FUNDAMENTAL I

Terça-Feira     29/05

Competições realizadas no período da MANHÃ

MODALIDADE: QUEIMADA

 07:30h          1 ano manhã 3 x 9  1 ano tarde   (jogo 1)

   08:00h           2 ano manhã 8 x 6 2 ano tarde   (jogo 2)

 08:30h          3 ano manhã 6 x 5 4 ano tarde   (jogo 3)

  09:00h           4 ano manhã 5 x 9 5 ano tarde   (jogo 4)

 FINAIS

09:30h  1 ano manhã 2 x 9 2 ano manhã

10:00h   1 ano tarde 8 x 7 2 ano manhã

10:30h   4 ano tarde 6 x 9 4 ano manhã

11:00h  3 ano manhã 5 x 1 5 ano tarde


ENSINO FUNDAMENTAL II

 

Terça-Feira     29/05

Competições realizadas no período da TARDE

MODALIDADE: HANDEBOL FEM.

13:30h           5 ano manhã 7 x 5 6 ano manhã   (jogo 1)

13:50h           7 ano manhã 6 x 5 8 ano manhã   (jogo 2)

14:10h        5 ano manhã 1 x 6 7 ano manhã   (jogo 3)

14:40h           6 ano manhã 1 x 7 8 ano manhã   (jogo 4)

15:00h         5 ano manhã 3 x 9 8 ano manhã  (jogo 5)

15:20h       6 ano manhã 0 x 10 7 ano manhã  (jogo 6)

         FINAL

15:50h

7 ano 1 x 11 8 ano

 

8º ano  – Campeão

7º ano -  Vice

5º ano -   3º Lugar

6º ano -  4º Lugar

Terça-Feira     29/05

Competições realizadas no período da TARDE

MODALIDADE: HANDEBOL MASC.

16:30h           5 ano manhã 0 x 13 6 ano manhã   (jogo 1)

17:00h           7 ano manhã 10 x 8 6 ano manhã   (jogo 2)

17:30h          5 ano manhã 1 x 9 7 ano manhã   (jogo 3)

      FINAL

15:50h

7 ano 14 x 13 6 ano

7º ano – Campeão

6º ano – Vice

5º ano –  3º Lugar

Terça-Feira     29/05

Competições realizadas no período da TARDE

MODALIDADE: HANDEBOL MASC.

18:00H 9 ano manhã 4 X5 1 ano manhã (jogo 1)

18:15h 1 ano manhã 10 X  3 6 ano Professores (jogo 2)

18:30h 9 ano manhã 8 X 1 Professoras  (jogo 3)

 

ENSINO MÉDIO

Terça-Feira     29/05

Competições realizadas no período da NOITE

MODALIDADE: HANDEBOL MASC.

20:00h  9 ano manhã 5 x 3 1 ano manhã   (jogo 1)

20:15h  Professores 8 x 3 2 ano manhã   (jogo 2)

20:30h  9 ano manhã 0 x 9 Professores   (jogo 3)

20:50h  1 ano manhã 5 x 5 2 ano manhã   (jogo 4)

21:10h 2 ano manhã 6 x 2 9 ano manhã  (jogo 5)

21:30h 1 ano manhã 4 x 3 Professores    (jogo 6)

FINAL

21:45h

Professores 2 x 3 Ensino Médio

 


Olimpiada Pueri Domus

Na segunda-feira, dia 28 de maio, às 19 horas, será realizada a Abertura da Olímpiada de Integração da escola Pueri Domus de Araraquara.

A solenidade que conta com a participação dos alunos do Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, e Ensino Médio, e com a presença dos pais é realizada a 25 anos, com o objetivo de desenvolver atitudes cooperativas e competitivas, assim como promover momentos de confraternização.

Nossos alunos farão o juramento e acenderão a tocha olímpica para dar inicio aos jogos.

A Olimpíada de Integração é um evento importante pois busca pela socialização e formação, que envolve todos nossos alunos.

Teremos as mais diversas modalidades como corrida, futsal feminino e masculino, handball feminino e masculino, além do cambio e vôlei feminino e masculino.

 

Tabela do jogos

FUNDAMENTAL I

Terça-Feira     29/05

Competições realizadas no período da MANHÃ

MODALIDADE: QUEIMADA

 07:30h          1 ano manhã      x  1 ano tarde   (jogo 1)

   08:00h           2 ano manhã      x   2 ano tarde   (jogo 2)

 08:30h          3 ano manhã      x   4 ano tarde   (jogo 3)

  09:00h           4 ano manhã      x   5 ano tarde   (jogo 4)

 FINAIS

09:30h  perdedor  do jogo 1 x   perdedor do jogo 2

10:00h   vencedor do jogo 1    x   vencedor do jogo 2

10:30h   perdedor do jogo 3    x   perdedor do jogo 4

11:00h  vencedor do jogo 3    x   vencedor do jogo 4


Sexta-Feira     01/06

Competições realizadas no período da MANHÃ

MODALIDADE: CORRIDA PÔ

07:30h           1 ano manhã       x  1 ano tarde   (jogo 1)

08:00h           2 ano manhã      x   2 ano tarde   (jogo 2)

 FINAIS

08:30h  perdedor  do jogo 1   x   perdedor do jogo 2

09:00h  vencedor do jogo 1    x   vencedor do jogo 2

Sexta-Feira     01/06

Competições realizadas no período da MANHÃ

MODALIDADE: CÂMBIO

09:30h           3 ano manhã       x  4 ano tarde   (jogo 1)

10:00h           4 ano manhã      x   5 ano tarde   (jogo 2)

FINAIS

10:30h  perdedor  do jogo 1   x   perdedor do jogo 2

ENSINO FUNDAMENTAL II

 

Terça-Feira     29/05

Competições realizadas no período da TARDE

MODALIDADE: HANDEBOL FEM.

13:30h           5 ano manhã       x  6 ano manhã   (jogo 1)

13:50h           7 ano manhã      x   8 ano manhã   (jogo 2)

14:10h        5 ano manhã      x   7 ano manhã   (jogo 3)

14:40h           6 ano manhã      x   8 ano manhã   (jogo 4)

15:00h         5 ano manhã       x   8 ano manhã  (jogo 5)

15:20h       6 ano manhã        x   7 ano manhã  (jogo 6)

         FINAL

15:50h

_____________________   x   ___________________

 

Terça-Feira     29/05

Competições realizadas no período da TARDE

MODALIDADE: HANDEBOL MASC.

16:30h           5 ano manhã       x  6 ano manhã   (jogo 1)

17:00h           7 ano manhã      x   6 ano manhã   (jogo 2)

17:30h          5 ano manhã      x   7 ano manhã   (jogo 3)

 

Quarta-Feira     30/05

Competições realizadas no período da TARDE

MODALIDADE: FUTSAL  FEM.

13:30h           7 ano manhã       x  8 ano manhã   (jogo 1)

13:50h           5 ano manhã      x   6 ano manhã   (jogo 2)

14:10h          6 ano manhã      x   8 ano manhã   (jogo 3)

14:40h           5 ano manhã      x   7 ano manhã   (jogo 4)

15:00h         6 ano manhã       x   7 ano manhã  (jogo 5)

15:20h         5 ano manhã        x   8 ano manhã  (jogo 6)

 FINAL

 

15:50h

_____________________   x   ___________________

 

Quinta-Feira     31/05

Competições realizadas no período da TARDE

MODALIDADE: VOLEI FEM.

13:30h           5 ano manhã       x  6 ano manhã   (jogo 1)

13:50h           7 ano manhã      x   8 ano manhã   (jogo 2)

14:10h          5 ano manhã      x   7 ano manhã   (jogo 3)

14:40h           6 ano manhã      x   8 ano manhã   (jogo 4)

15:00h           5 ano manhã       x   8 ano manhã  (jogo 5)

15:20h           6 ano manhã        x   7 ano manhã  (jogo 6)

 

  FINAL

 

15:50h

_____________________   x   ___________________

Quinta-Feira     31/05

Competições realizadas no período da TARDE

MODALIDADE: VOLEI MASC.

16:20h           5 ano manhã       x  6 ano manhã   (jogo 1)

16:50h           7 ano manhã      x   6 ano manhã   (jogo 2)

    17:10h          5 ano manhã      x   7 ano manhã   (jogo 3)

 

ENSINO MÉDIO

Terça-Feira     29/05

Competições realizadas no período da NOITE

MODALIDADE: HANDEBOL MASC.

20:00h  9 ano manhã       x  1 ano manhã   (jogo 1)

20:15h  Professores       x   2 ano manhã   (jogo 2)

20:30h  9 ano manhã      x   Professores   (jogo 3)

20:50h  1 ano manhã      x   2 ano manhã   (jogo 4)

21:10h 2 ano manhã       x   9 ano manhã  (jogo 5)

21:30h 1 ano manhã        x  Professores    (jogo 6)

FINAL

 

21:45h

_____________________   x   ___________________

 

Quarta-Feira     30/05

Competições realizadas no período da NOITE

MODALIDADE: FUTSAL Masc.

20:15h  9 ano manhã       x   1 ano manhã   (jogo 1)

20:30h  2 ano manhã      x     Professores  (jogo 2)

20:45h  9 ano manhã     x   Professores (jogo 3)

21:00h  1 ano manhã        x   2 ano manhã   (jogo 4)

21:15h 2 ano manhã         x   9 ano manhã  (jogo 5)

21:30h 1 ano manhã        x   Professores (jogo 6)

FINAL

21:45h

_____________________   x   ___________________

 

Quinta-Feira     31/05

Competições realizadas no período da NOITE

MODALIDADE: VOLEI FEM.

17:30h  9 ano manhã                x       1 ano manhã   (jogo 1)

18:00h  Professoras                   x      3 ano manhã   (jogo 2)

18:30h  Perdedor do jogo 1      x     Perdedor do jogo 2   (jogo 3)

19:00h  Vencedor do jogo 1      x     Vencedor do jogo 2   (jogo 4)


Quem nunca ouviu essa frase: “Eu não entendo matemática” ou “eu não gosto de matemática”?

Pois então. Professores e pais estão acostumados a ouvir esse discurso diariamente de crianças e jovens que têm dificuldade em entender os princípios, as aplicações e as fórmulas matemáticas. E isso tudo gera certo preconceito com a matéria, não é mesmo?

Foi pensando justamente nesse público e também nos alunos que não têm acesso à educação de qualidade que a plataforma online de ensino de matemática QMágico foi desenvolvida e, hoje, é disponibilizada gratuitamente para estudantes de ensino fundamental a médio. Agora, alunos, professores e escolas ganham um grande aliado no aprendizado de matemática!

O idealizador do projeto, Thiago Feijão, que cursa engenharia mecânica no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), encontrou na educação uma forma de trazer conhecimento e possibilidades a jovens de todo o Brasil. Durante o seu desenvolvimento, o QMágico contou também com a colaboração de universitários das melhores instituições brasileiras para ir ao ar e proporcionar a alunos e escolas métodos diferenciados de estudo e aprendizado.

A principal proposta dessa iniciativa é agregar os benefícios da tecnologia à educação, permitindo que aulas e exercícios sejam ministrados online e a distância. Esse método inovador é conhecido como Ensino Híbrido – do inglês Blended Learning -, que é a combinação do aprendizado online com o off-line e visa potencializar o estudo teórico e prático da disciplina.

O QMágico permite que qualquer aluno acesse a sua plataforma a partir de um computador conectado à Internet e assista às aulas ou faça os exercícios online. Com material didático de qualidade e gratuito, os alunos podem aprimorar os seus estudos e os professores podem complementar suas aulas.

Bom, com esse novo recurso, quem sabe os alunos não passam a gostar mais da matemática, hein?

 

Marina Severian

Projeto Jaragua contos e fabulas

Espetáculos gratuitos serão realizados uma vez por mês, aos domingos.

Com o espetáculo infantil “Pinóquio”, apresentado pelo grupo “Estação do Circo”, o Shopping Jaraguá Araraquara lançará neste domingo (20), a partir das 15h, o projeto “Jaraguá Contos e Fábulas”, com produção do Núcleo de Artes Integradas de Araraquara e patrocínio da Escola Pueri Domus .

A cada peça teatral, realizada uma vez por mês, sempre aos domingos, crianças e adultos terão a oportunidade de passar, gratuitamente, momentos de pura diversão e lazer, num amplo espaço da área de eventos do Shopping dedicada à propagação de diferentes expressões artísticas.

O projeto será aberto pelo Grupo Estação do Circo, criado no final de 2006, tendo como diretor Ricardo Fruque, ator e circense formado pela Escola Nacional de Circo – RJ, e com 8 anos de experiência na Alemanha, França e Suécia.Com uma proposta pautada na mistura da magia lúdica, vigorosa e dinâmica da arte tradicional do circo a elementos cênicos como teatro, dança e ginástica olímpica, o grupo tem ganho reconhecimento da Funarte, como o prêmio “Carequinha”, de incentivo ao circo, e PROAC em 2011, com o prêmio de montagem de números circenses.

O espetáculo

Como um dos maiores clássicos da literatura infantil, “Pinóquio”, de Carlo Collodi, veio com sua história que ultrapassou as fronteiras da Itália e se tornou patrimônio universal, onde o grupo “Estação do Circo” orgulhosamente apresenta sua versão, inovando ao apropriar-se de técnicas circenses, artes cênicas e teatro de bonecos, regidos por instrumentos musicais, apresentando este belo conto de maneira única e extremamente atrativa. Uma história sobre a expectativa que os pais criam sobre o futuro de seus filhos e dos filhos que vivem intensamente o presente, construindo seu futuro através da curiosidade. É, por si só, uma grande aventura entregar-se a este Pinóquio que erra, sofre e se redime para chegar a ser um menino de verdade, conquistando assim seu maior sonho.

Como clássicos não têm limite de idade, esse espetáculo permite inúmeras leituras por públicos de diversas faixas etárias, reunindo-os e encantando-os de maneira integral nessa grande magia do circo envolvido com esse conto infantil.

Lançamento projeto “Jaraguá Contos e Fábulas”

Local: Shopping Jaraguá Araraquara(Av. Alberto Benassi, 2.270, Jardim dos Manacás)

Data: domingo (20/05)

Horário: 15h00

Em 2011 esses aparelhos eletrônicos chegaram ao mercado e viraram uma grande febre entre os brasileiros de todas as idades por ser extremamente interativo e prático.

Sim, os tablets vieram mesmo para ficar e ninguém duvida disso! Mas o que muitas pessoas questionam mesmo é se essa ferramenta deveria ser usada em salas de aula como forma de deixar o estudo mais atraente, descontraído e simples para os alunos do século XXI.

Bom, não há como negar que essas maravilhas portáteis, sensíveis ao toque e ainda repletas de recursos audiovisuais sejam realmente interessantes e encham os olhos de qualquer pessoa que tenha um desses em mãos. E é justamente por ter tantas funcionalidades que pais, pedagogos e professores se perguntam se o seu uso em sala de aula não seria apenas mais uma distração para os alunos.

Apesar de todas essas dúvidas, os resultados iniciais sobre o uso de tablets em sala de aula são positivos. Os estudantes mostram maior interesse pela matéria abordada nessas ferramentas, que conquistam a atenção das crianças e dos adolescentes. Mas especialistas em uso de tecnologias no ensino, como a professora da Universidade Federal do Paraná Gláucia da Silva Brito, afirmam que a escola precisa planejar como será o uso desse recurso no processo de aprendizado e dar ênfase ao conteúdo, e não à tecnologia em si.

Por isso, antes de tudo, para agregar os tablets à educação é fundamental que o projeto pedagógico da escola seja repensado ou readequado para receber essa nova tecnologia. Outro ponto crucial para o sucesso dessa implantação é o treinamento e a capacitação dos professores para que estejam aptos a passarem o conteúdo com o apoio dos tablets.

Mas para que tudo isso funcione na prática sem causar alvoroço e confusão na sala de aula, é primordial que a escola crie um regulamento para o uso dessa ferramenta e notifique todos os envolvidos: pais, alunos, professores, coordenação e diretoria. Nesse momento, a clareza e também as regras são muito importantes para pautar o uso dessas tecnologias a favor do ensino.

Utilizando os tablets com foco no aprimoramento do método pedagógico, a educação terá apenas a ganhar. Afinal, é importante que estejamos todos conectados às novidades e preparados para o novo.

 

Texto de: Marina Severian

Os professores da Escola Pueri Domus sempre buscam inovação na hora de ensinar. Mutios dos assuntos discutidos em aula acabam sendo apresentados na prática.

Alguns exemplos de atividades diferenciadas podem ser vistas nos albúns do Dia do Circo, Arte Rupestre e na visita ao Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara.

Em dia de aprender sobre a Arte Rupestre, os alunos do Pueri Domus de Araraquara foram à campo e reproduziram vários desenhos.

No dia Dia do Circo os alunos aprenderam a fazer malabares!

No Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara puderam aprender sobre fosseis e depois tiveram a oportunidade de criar alguns para entender todo o processo.

Nessas atividades mais do ver, os alunos puderam vivenciar e descobrir muito mais sobre o assunto.

Confira os albúns.

Visita ao Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara

Dia do Circo

Alunos e a Arte Rupestre

 

  • (16) 3336 5333
  • |
  • contato@pueridomusararaquara.com.br
  • |
  • Avenida Vespaziano Veiga, 500 - Vila Harmonia
  • |
  • Araraquara - SP
Powered by WSI