Arquivo para dezembro, 2012

Esse ano muitos alunos estão se formando já, vão sair do Pueri Domus para entrarem na faculdade, mudarão de escola e até mesmo de cidade. Alguns talvez não entrem na faculdade esse ano, precisam de mais tempo para pensar e escolher o que querem . Os que aqui ficarem não estarão no mesmo lugar, pois ainda terão muita coisa para aprender, muita coisa para ensinar e não no mesmo lugar, terão outras coisas para aprender,  descobrir, sonhar e ensinar.

O ano está acabando, mas na verdade ele não acaba, ele continua com um jeito diferente, com novidades, com outros amores, outras emoções, outras formas de conhecimento. A vida é feita de fases e cada fase há seus momentos bons e seus momentos ruins, que mesmo sendo considerados “ruins” só serão assim designados por quem não souber aproveitar nada dos momentos desgostosos.

Esse ano foi repleto de alegria, teve um turbilhão de emoções, despedidas de alguns alunos que estão indo para uma nova fase. Mas, com certeza, tudo foi muito maravilhoso, cada sorriso, cada brincadeira, cada gesto dos nossos alunos nos fizeram manter a certeza que sempre tivemos a respeito de como é bom educar nossos alunos para fazerem nesse mundo a diferença. Se conseguimos passar mais do que o conteúdo tradicional, se conseguimos ensiná-los a como lidar melhor com as pessoas, a como serem cidadãos, a respeitarem as pessoas e a importância de seguirem seus sonhos, nos sentimos plenamente realizados.

Esse ano de 2012 foi simplesmente maravilhoso e devemos isso a todos os nossos alunos, que é a alma da nossa escola, a todos os pais que nos confiaram a responsabilidade sob seus filhos e a todos os nossos funcionários e professores, que com muita competência fizeram e continuam fazendo essa escola ser uma escola com ensino de qualidade.

Obrigado a todos e um Feliz 2013!

 

As etapas são marcadas como de costume, festeja-se aquelas que julgamos mais importantes, com fogos de artifício, festas, comidas, presentes… Teremos agora o Natal e logo notamos o início do ano novo, depois carnaval, Semana Santa, Páscoa e assim vai se passando o ano. O tempo é marcado não apenas pelas revoluções da terra em torno do sol, mas também por uma carga significativa de emoções, lembranças, tradições…

Os povos que seguiam um calendário influenciado pelo movimento do sol comemoravam com festas o início de cada estação do ano, o fim de uma estação era na verdade o começo de outra. Mas mesmo nós, que seguimos um calendário lunar, temos nossas datas comemorativas influenciada por esses povos, tais como o natal, as festas juninas, entre outras, que embora não tivessem uma concepção católica, quando eram comemoradas pelos povos mais antigos, tiveram suas ideias de que algo acontece no universo durantes esses dias em que festejamos, e é por isso mesmo que sentimos a vontade de comemorar, mas seguindo a tradição na nossa cultura.

Essa sexta-feira, que supostamente seria marcada por um cenário apocalíptico marca, na verdade, o início do solstício de inverno no hemisfério Norte e o início do solstício de verão no hemisfério Sul. Solstício é uma palavra derivada do latim sol (sol) + sistere (não se mexe), solstício então, seria aquele momento em que o sol ficaria parado, por pouco tempo, após atingir a maior declinação latitudinal em relação à linha do Equador, para depois voltar a sua radiação normal sobre a terra. Quando ocorre esse fenômeno os países do hemisfério sul têm o dia mais longo que a noite, e os países do hemisfério norte têm a noite mais longa que o dia.

Parar por um instante, nossos pensamentos, sentimentos e emoções, assim como o sol faz durante o solstício é fundamental para que possamos continuar. A data em nosso calendário, aquele que temos no celular ou numa folhinha de papel, é a data do dia 01 de janeiro, quando o ano recomeça. Preparamos-nos para o início no ano muito antes dele começar. Como fazemos isso? Através da memória, da imaginação… Fazemos nossa própria retrospectiva, fazemos planos, promessas intenções. Mas isso não é feito somente no final do ano, ou do mundo, fazemos esse exercícios muitas vezes diariamente, acontece é que no dia 31 de dezembro para o dia 01 de janeiro é a data marcada pela tradição para que façamos isso. Mas como já foi dito no começo, o tempo não é marcado apenas pelo movimento da terra em torno do sol, ele é marcado por acontecimentos que nos tornam mais maduros, mais pensantes, mais próprios. O fim do mundo ou o fim do ano ou o fim de qualquer coisa: amor, ódio, amizade, inimizade, preconceito, estereótipo… pode acabar a qualquer momento para depois simplesmente recomeçar, diferente e de novo.

 

jornal pueri domus

Em 1989, o Pueri Domus inaugurou sua unidade de Araraquara, a 269 quilômetro da cidade se São Paulo. Instalada no campus da Universidade Estadual  Paulista (UNESP), a escola inicialmente funcionava como franquia. De 1991 até 2009, passou a fazer parte do conjunto de unidades do Pueri Domus, quando a instituição foi vendida para o SEB e a unidade desligada das demais de São Paulo, passou a ser administrada por um dos integrantes do SEB com autonomia, mantendo o quadro de funcionários e padrão de qualidade do Pueri Domus. Está localizada perto do centro da cidade no bairro Vila Harmonia.

 

jornal pueri domus

Em 2012 nova mudança de endereço, um espaço amplo com quadra poliesportiva coberta, o sonho dos alunos, salas climatizadas, ateliê de artes. O ateliê, prática de estudo da arte inovadora, só visto em escolas de referencia mundial como Reggio Emília na Itália e Alethéia na Argentina.

A proposta de formação aliada ao rigor acadêmico estimula os alunos a absorver, gerar e compartilhar conhecimento de forma crítica e responsável.

Por isso, no Pueri Domus não formamos simplesmente alunos, formamos cidadãos do mundo.

Laís de Almeida Nogueira Cervi

 

jornal pueri domus

 

jornal pueri domus

Em sala de aula os alunos discutiram sobre as consequências do uso excessivo dos vídeo games. De acordo com relatos as crianças destinam horas do seu tempo jogando, deixando com isto, outras atividades de lado. Contam que não vivenciam mais as velhas brincadeiras tradicionais que precisam da companhia de outras crianças. Com isso, o momento de lazer das crianças deixou de ser coletivo para ser individual. O Wii U é o vídeo game mais apreciado pelo grupo do 5° ano matutino. De acordo com a opinião de Antonio e Gabriel Luz: “o WII U agrada muito, apesar do preço aqui no Brasil não ser muito barato, pois os brasileiros não gostam de coisas caras. A Nintendo tem que produzir jogos de ótima qualidade para esse novo console. Isso é fundamental para os jogadores”.

“OS MAIS TOP!”

  • ASSASSINS CREED 3
  • FAR CRY 3
  • CALL OF DUTY BLACK OPS 2
  • RESIDENT EVIL 6
  • BATMAN ARKHAM CITY
  • HALO 4
  • MAX PAYNE 3
  • SILENT HILL DOWNPOUR
  • BORDERLANDS 2 (XBOX 360)

 

No colégio Pueri Domus de Araraquara, o esporte e a atividade física é bem valorizada por todos presentes, pois faz parte da filosofia da escola.

 

jornal pueri domus

 

O interesse pela atividade física é despertador logo cedo no ensino infantil pelos nossos professores e recreadores, que procuram de forma lúdica, fazer com que nossos pequenos se exercitem de forma prazerosa.

Tratando-se de ensino fundamental 1, a aula de educação física é composta por muitos jogos e brincadeiras que trabalham a coordenação motora fina e grossa, respeitando os limites de cada um e a importância de se respeitar as regras e os limites de cada um e os companheiros. Já no ensino fundamental 11, damos continuidade a tudo que foi realizado no E.F.I., além de muitos jogos lúdicos, cooperativos, fundamentos e regras de modalidade esportivas como: vôlei, basquete, handebol e futsal na participação de torneios e campeonatos bem organizado pela rede Pueri Domus de ensino de ensino.

No ensino médio as modalidades esportivas são lapidas através de treinamento específicos de cada modalidade e os alunos participam do projeto vila olímpica.É uma oportunidade de apresentar tudo o que foi aprendido através do esporte, lembrando que o esporte possibilita a formação de personalidade, caráter, disciplina, etc. Assim é toda trajetória esportiva do colégio Pueri Domus.

Entrevista – 5° ano vespertino

1-) Qual o seu esporte favorito?

R: Futebol.

2-) Há quanto tempo você pratica esportes?

R: Desde criança, há 20 anos atrás.

3-) Qual é o jogo mais pedido pelos alunos do fundamental I?

R: Queimada.

4-) Qual é o seu jogador de futebol favorito?

R: Neymar.

5-) O que você acha da disciplina de Educação Física?

R: Maravilhosa, a melhor.

6-) Por que você decidiu seguir a carreira de ser professor de Educação Física?

R-) Porque sempre gostei de educação física, esporte e saúde.

 

jornal pueri domus

 

O valor do livro é inquestionável porque é uma excelente fonte de estudo e lazer, sempre proporcionando muito conhecimento e satisfação, oferecendo uma melhor compreensão sobre o mundo a nossa volta. Portanto, a Biblioteca “Inácio de Loyola Brandão”, da escola Pueri Domus de Araraquara, ciente da importância da leitura, possui fontes literárias para todas as idades e interesses, desde a lúdica, para os pequenos, até a literatura clássica e moderna, para os adolescentes e adultos, incentivando todos a mergulhar neste universo.

 

Espaço minha leitura minha visão

“A invenção de Hugo Cabret” de Brian Selznick conta a vida de um menino que sofre a perda do pai em um incêndio, como “herança ganha um caderno com instruções de como continuar a construir o autômato, ele só não sabe que esse caderno pode trazer-lhe muitos problemas. O livro se passa em um mundo onde o mistério e o suspense ditam as regras, é Paris no ano de 1930. Ele tenta se manter invisível pois guarda um terrível segredo, que pode custar-lhe a vida. Um desenho enigmático, um caderno valioso, uma chave roubada e um homem mecânico estão no centro desta intricada e imprevisível história. Ela nos oferece uma diferente e emocionante experiência de leitura. Maria Victória ( 5° ano vespertino)

O Diário de um Banana—A verdade nua e crua. É a história de Greg pode se parecer com a de muitas crianças, pois ele não quer continuar sendo tratado como uma criança. Ele quer participar de festas com garotos mais velhos, sair sem dar satisfação ao seus pais, em seu diário ele descreve os acontecimentos do dia a dia, coisas engraçadas e as brigas com seu melhor amigo Rowley. Várias mudanças estão acontecendo e ele está em dúvida se realmente quer amadurecer, pois o crescimento traz a liberdade e com ela também  vem  um numero maior de responsabilidades que ele sabe que não está pronto para assumir, e esta é a verdade nua e crua. É a coleção juvenil de maior sucesso já publicada. Paula Callera( 5° ano vespertino)

Harry Potter & as Reliquías da Morte: Resumo: Harry está esperando a Ordem da Fênix para leva-lo, em segurança, de sua família, os Dusleys.  Oque Hary deverá fazer?  E como ele cumprirá a missão impossível que Dumbleodore lhe deixou?

Minha crítica: Eu acho esse livro ótimo, mas eu acho que a autora (J. K. Rowling) poderia ter acrescentado algo mais, como novos personagens. O livro envolve Dama, Romance, Amizade e Suspense. È um ótimo livro para quem procura por esses temas. Julia Rafaela Longo Bortoletto( 5° ano vespertino)

Harry Potter e o prisioneiro de AzKaban: Juntamente com Rony e Hermione, seus melhores amigos  Harry Potter está no terceiro ano da Escola de Magia e Bruxaria de Hogvarts. Os assustadores guardas da prisão Azkaban foram chamados para vigiar as estradas da escola, pois um perigoso assassino está foragido e tudo indica que o seu alvo é o herdeiro de Lilian e Tiago Potter. O que acontecerá com Harry diante desta ameaça? Nathália Jardim( 5° ano vespertino)

O livro Princesa Charlote (O baile de aniversário) é muito legal , conta de uma garota que queria conhecer a escola de princesa quando ela chegou  no quarto viu seis camas achou meio estranho uma para ela e outras para as companheiras de quarto…(Alice, Daisy, Emily, Kate e Sofia.) mas nada deu certo.

No outro dia as meninas estavam com os vestidos lindos , Charlote foi levar os vestidos para elas e tropeçou , os vestidos caiaram na poça e sujou tudo…será que tudo vai dar certo? Leia essa incrível história. Nathalia Helenaa (5° ano vespertino)

 

jornal pueri domus

jornal pueri domus

jornal pueri domus

Durante o ano letivo, entre outros gêneros literários, os alunos do 5º ano tiveram oportunidade de entrar em contato com o gênero teatral. Foram enfatizados aspectos como: história e tipos de teatro, o processo de montagem de uma peça, recursos da língua, linguagem própria do teatro, etc.

Surgiu assim a ideia da turma do vespertino de montar uma peça: “Holocaustos em holofotes”, que proporcionou a prática do conteúdo aprendido teoricamente.

Na montagem do espetáculo os alunos tomaram conhecimento das principais guerras e conflitos pelos quais a humanidade passou, fazendo uma viagem desde os primórdios da criação, com o mito dos anjos, os tempos primitivos, história antiga da humanidade até as manifestações de violência no mundo de ontem e de hoje, com a Bomba de Hiroshima e atos de intolerância racial e cultural.

O trabalho foi produtivo e alcançou os objetivos propostos, uma vez que além da apropriação do conceito de gênero literário, os alunos adquiriram conhecimentos históricos, políticos e sociais.

 

Se você quiser ficar totalmente na moda em 2013, então leia com atenção as dicas das meninas do 5° ano matutino:

jornal pueri domus jornal pueri domus

  • Decote nadador
  • A onda esportiva promete invadir a próxima estação. Reflexo disso são os cortes das camisas ou camisetas.
  • Preto & Branco
  • Com pegada urbana, as estampas nessas cores são gráficas e ao mesmo tempo suaves, sem formar blocos de cor.
  • Floral
  • Estamparia típica das estações mais quentes, o floral fez sucesso até nas passarelas de Londres, que costumam ser mais sisudas.
  • Painel
  • Fazendo as vezes de patchwork, diferentes cores, tecidos e texturas montaram verdadeiros painéis em look super elaborados e  ousados.

Para a aluna Mariana Gonçalves Dias além de acompanhar as novidades da moda, ela também está antenada com a ousadia das unhas artísticas. “Apesar de muitos acharem difícil de fazer as unhas decoradas, é só seguir passo a passo que suas unhas ficarão fashion”.

 

jornal pueri domus araraquara

 

jornal pueri domus araraquara

 

Após estudos do gênero literário  e produções de textos dramatúrgicos o passo seguinte foi a criação de um texto, cujo objetivo final era a apresentação de uma peça teatral “Do outro lado HÁ história…”

Aproveitando o contexto abordado, e todo aprendizado, os alunos “viajaram” para o Nordeste e visitaram uma comunidade ribeirinha. Lá constataram as dificuldades vividas por seus moradores, mas puderam também, conhecer suas riquezas culturais as quais são tão pouco divulgadas.

As crianças muito se empenharam para realização desse espetáculo desde a busca da composição de cada personagem do sotaque nordestino expressão corporal e a unidade do grupo.

Fizemos um trabalho multidisciplinar com a professora de Artes Vanessa, que coreografou o espetáculo. O professor Sadraque participou da seleção das músicas. A professora Priscila de Informática nos auxiliou na elaboração do cenário virtual. O bibliotecário Bruno muito nos ajudou na direção do espetáculo. O aluno Caio Fernando Biolcatti do 9º ano, foi quem produziu o texto final.

Essa experiência ofereceu condições para que o aluno vivenciasse um conjunto de experiências articuladas: percepção, imaginação, sensibilidade, apreciação e produção.

 

jornal pueri domus Araraquara

 

Durante o ano letivo  tivemos como tema central do trabalho desenvolvido, O Sertão Nordestino. Isso aconteceu em função do centenário de Luiz Gonzaga.

Em nossa festa junina o rei do baião foi homenageado. Todas as danças apresentadas exploraram o ritmo nordestino.

A Expoarte, evento cultural realizado anualmente na escola, também apresentou uma amostra da cultura nordestina desde a literatura de cordel ate releitura de obras de grande artistas.

O 5º ano matutino realizou uma releitura da obra “O Galo”, de Aldemir Martins. A técnica utilizada foi um mosaico.

O resultado foi surpreendente e a obra foi muito completada e elogiada pelos visitantes da Expoarte.

Como finalização da temática, os alunos prepararão um teatro, que teve como inspiração os aspectos estudados da cultura nordestina.

 

  • (16) 3336 5333
  • |
  • contato@pueridomusararaquara.com.br
  • |
  • Avenida Vespaziano Veiga, 500 - Vila Harmonia
  • |
  • Araraquara - SP
Powered by WSI