Arquivo para maio, 2013

 

Nossos alunos do Ensino Médio estão entre os 20 finalistas do Webjogo Facamp, uma espécie de Quiz sobre atualidades. Após competirem com mais de 800 escolas de todo o Brasil, os alunos do Pueri Domus Araraquara, chegam na reta final.

O Webjogo Facamp é um jogo com perguntas sobre conhecimentos gerais feitos pela internet, o tema escolhido para este ano é “Século XX”.  Apesar do tema ser amplo, a fonte de pesquisa também é. Os alunos devem buscar as respostas na internet.

Para participar desta competição é necessário estar matriculado no Ensino Médio ou em cursos preparatórios pré-vestibulares. Podem participar alunos das escolas particulares e públicas de todo o território nacional.

Dentre algumas regras da competição, a fundamental é que cada grupo deve ter no máximo cinco integrantes, e se desejar um professor orientador. Não é obrigatória a presença do professor, mas a orientação ajuda os alunos na busca pelo conhecimento.

A equipe do Pueri Domus Araraquara chama Laranja Mecânica. E é composta, pelos alunos Kevin Andrew Mendes Macfadem, Priscila Oliveira Generoso, Victor de Carvalho Záccaro, Miguel Marques Francisco e Rodrigo Molina Magnani, sobre a orientação do professor Iury Angelotto Pires. A equipe finalizou a 1ª e 2ª etapa em e3h30, sendo que resolveram  20 desafios e 3 enigmas.

O objetivo do Webjogo Facamp é desenvolver nos participantes a habilidade de buscar as respostas para as perguntas na internet e de aumentar o conhecimento dos participantes.

As perguntas são dividias entre desafios e enigmas, sendo que cada resposta possui uma valor. E é este valor que classifica as equipes para as demais fases.

Nossos alunos já estão classificados para a “grande final”, sendo a única escola de Araraquara na disputa do Webjogo Facamp.

A etapa final será realizada no dia 18 de agosto de forma presencial no Campus da Facamp em Campinas. As equipes vencedoras ganharão os seguintes prêmios: o primeiro lugar leva um computador iMac para cada um dos integrantes e para o professor orientador da equipe, e o segundo colocado um iPad para cada um dos integrantes e para o professor orientador da Equipe.

Já começamos nossa torcida pela equipe Laranja Mêcanica e estamos orgulhosos pelo empenho e pelo conhecimento posto em pratica pelo nossos alunos!

 

As escolas de Araraquara, Sapiens, Coeducar, Externato, Conexão – Etapa e Anglo também participaram da competição. Isso é que é incentivo ao conhecimento!

Pais, nossa festa junina está chegando! Será no dia 8 de junho e hoje enviamos um comunicado sobre o evento! Contamos com a colaboração e presença de todos!

 

Aviso!
Não haverá aula nos dias 30 e 31 de maio, devido ao feriado.

 

criança escovando os dentesExistem coisas que não podemos deixar de fazer todos os dias, como tomar banho e principalmente escovar os dentes. Não importa a nossa idade, escovar os dentes é importante e faz parte da saúde bucal e reflete na saúde do resto do corpo.

São os pais que devem ensinar os filhos desde pequenos a escovarem os dentes. E lembre-se que as crianças costumam espelhar-se nos pais, ou seja, se virem os pais cuidando da saúde bucal, a tendência é que eles façam o mesmo.

Para que essa atividade se torne prazerosa há no mercado creme dental com sabores de tutti frutti e morango, por exemplo, além de escovas de dentes divertidas e com os personagem que eles gostam.

O ideal é que os dentes sejam escovados pelo menos três vezes ao dia, com um creme dental que possua flúor, pois este combaterá a placa bacteriana que pode causar cárie. O uso do fio dental também é essencial para retirar aquela sujeirinha que fica nos lugares que a escova não alcança.

Outros fatores como alimentação balanceada contribuem para a formação de dentes fortes e bonitos.

Algumas dicas podem auxiliar os pais a ajudar os filhos nessa tarefa desde pequenos!

Comece colocando pouco creme dental na escova de dente, e não o deixe engolir o creme dental. A escova de dente deve ter cerdas macias, para não machucar a gengiva. Os movimentos devem ser suaves e todos os dentes limpos.

Sobre o fio dental, ele é recomendado para crianças a partir do quatro anos de idade. Mas são os pais que devem passar o fio dental, pelo menos até que a criança atinja uns oito anos e saiba fazer o uso sozinha.

Cuide da dentição do seu filho em casa, mas faça visitas regulares ao dentista. Ele poderá efetuar limpezas nos dentes diferentes da que fazemos em casa.

mãeO Dia das Mães está chegando. No Brasil comemoramos sempre no segundo domingo do mês de maio. Mas porque a escolha desde dia? E o que significa a palavra mãe?

Mãe é um ser carinhoso e protetor, que divide atenção, ensina e compreende. É capaz de curar qualquer dor com um simples beijo.

Não há história melhor do que as contadas por nossas mães antes de dormir e nem um melhor jeito de ensinar, seja lá o que for.

Talvez seja até a primeira palavra que falamos na vida. E a palavra mãe é originada do Latim mater, mas também podemos dizer que ela deriva de outra palavra: maternidade, que significa gerar uma vida dentro de si. Mas existes mães que não geram o filho, mas os adotaram e os amam da mesma forma.

Mais do que gerar uma vida, mãe é quem realmente, ama, cuida, se dedica e educa. Há ainda as madrastas, mesmo levando a má fama devido aos contos de fada, existem muitas madrastas, que fazem muito bem o papel de mãe.

Mãe, é quem cria o filho para o mundo, mas está sempre por perto para guiar, direcionar e proteger, durante toda a vida.

No Brasil a data em comemoração ao Dia das Mães foi instituída em 1932, mas a tradição de homenagear as mães vem antes da idade média, quando os povos gregos faziam uma comemoração à mãe dos deuses.

 

Como surgiu o Dia das Mães?

 

Após perder a mãe em 1905, Ana Jarvis, da Virgínia, EUA, ficou muito triste e abalada, então suas amigas resolveram fazer um homenagem para sua mãe, com a finalidade de alegrar Ana.

Uma grande festa foi preparada para homenagear todas as mães. A 1ª celebração oficial aconteceu em 26 de abril de 1910, quando o então governador da Virgínia Ocidental, incorporou o Dia das Mães ao calendário do estado.

conhecimentoSer avó e avô tem um sabor doce, é a possibilidade de educar de maneira mais suave e de mimar sem errar. Talvez seja por isso que dizem que avó é mãe com açúcar.

Esta semana nossos alunos puderam compartilhar e ouvir um pouco das histórias de seus e de outros avós. Esse evento dos alunos do 4° ano do Ensino Fundamental teve origem devido aos estudos sobre migração e imigração, memória, cultura, identidade e sociedade, no seu aspecto histórico e geográfico.

Só por este estudo podemos imaginar quantas histórias interessantes surgiram e quanta experiência pode ser troca.

Quem convive com os avós tem a chance de aprender sobre um pouco de tudo. É um conhecimento diferente do transmitido na escola, é algo que só se aprende vivendo. Eles nós ensinam muito do passado, do presente e um pouco do futuro.

Ouvir histórias de antigamente enriquece nosso conhecimento. Apesar de todas às histórias começarem com “na minha época” sempre vem uma narrativa interessante depois. Na verdade nossos avós trocam o “era uma vez” pelo “na minha época”.

Na casa deles tudo pode também, não é? E tudo pode com muito carinho, atenção e um compreensão inenarrável.

Outra coisa que sempre tem na casa de nossos avós é um doce escondido, um bolo quentinho e um abraço apertado.

Ahhh, tem mais uma coisa, os primos. Normalmente a casa dos avós é o ponto de encontro. Mesmo que a família seja pequena, tem sempre um tio, uma tia, primo e prima para participar da diversão.

Os avós contribuem na educação, mesmo de longe, e respeitando a autoridade dos pais, eles sempre possuem o conselho certo e a dica adequada.

É um conhecimento que passa de geração para geração e se adapta ao tempo. É lógicos que temos os avós mais rabugentos, os mais divertidos, os distantes e dos de perto, mas não importa a distância eles sempre se fazem presentes.

  • (16) 3336 5333
  • |
  • contato@pueridomusararaquara.com.br
  • |
  • Avenida Vespaziano Veiga, 500 - Vila Harmonia
  • |
  • Araraquara - SP
Powered by WSI