Arquivo para agosto, 2013

Reciclagem é um processo de reaproveitamento de materiais para um novo produto. Os exemplos mais comuns de materiais que podem ser reciclado são: plástico, papel, vidro e metal.

O processo de reciclagem é muito importante porque transforma aquilo que iria ou já estava no lixo em produtos novos, diminuindo os detritos que iriam para os aterros sanitários. Isso gera a redução da poluição ambiental, reduzindo também os impactos ambientais em geral.

Para poder reciclar um material é preciso um processo de seleção, separando vidro, papel, plástico, metal, material orgânico e inorgânico. Um processo de seleção aconselhável é a coleta seletiva, essa coleta se trata do recolhimento dos materiais que são possíveis de serem reciclados, previamente separados na fonte geradora.

Além de ampliar o desenvolvimento econômico, pois com a expansão dos negócios relativos à reciclagem é possível a geração de novos empregos.

Vários desempregados buscam trabalho no setor de reciclagem conseguindo renda para manterem suas famílias. Hoje em dia é comum ver cooperativas de catadores de alumínio, papel e plástico nos centros urbanos do nosso país.

 

Cores padronizadas dos recipientes de lixo:

Azul: papel

Vermelho: plástico

Amarelo: metal

Verde: vidro

Cinza: não reciclável

 

Descartes que precisam ser feito no lugar adequado:

Lixos hospitalares: como na maioria das vezes costumam estar infectados com vírus e bactérias, eles merecem um tratamento especial. Eles são retirados do hospital de uma forma segura e são levados para incineração em lugares especiais.

Pilhas e baterias: esses materiais tem um destino apropriado, pois se jogados no meio ambiente eles provocam contaminação do solo.

Lâmpadas fluorescentes: dentro deste tipo de lâmpada possui um gás tóxico que contamina o ar quando quebrada. Algumas lojas de materiais elétricos já possuem pontos de coleta destes materiais.

Medicamentos: deve ser descartado separadamente do lixo orgânico, já que possuem substâncias químicas que podem contaminar a água e o solo. Poucas farmácias possuem ponto de coleta de medicamentos.

 

Usamos a matemática diariamente, às vezes nem percebemos isso, mas ela está sempre presente no nosso cotidiano. Essa disciplina desempenha um papel indispensável na vida de cada indivíduo.

A matemática é tão essencial na nossa vida quanto o português. Por isso é de extrema importância o domínio  dessa matéria, pelo menos o básico.

Alguns exemplos da matemática no nosso dia a dia:

O simples fato de fazer compras no mercado já exige o uso da matemática. Nós a usamos para comparar os preços dos produtos ou comparar a quantidade de mililitros, quilos, litros ou gramas indicados neles, por exemplo. E, depois de fazer o pagamento dos produtos comprados, ao conferir o troco, também estamos usando a matemática.

Na culinária a matemática também está presente: na hora de usar a proporção correta dos ingredientes de uma receita, ao medir um litro de leite e, ainda, ao interpretar as informações nos rótulos das embalagens. A regra de três é bastante usada também na cozinha, pois ela possibilita que se encontre a quantidade exata para diminuir ou aumentar porções dos ingredientes de  uma receita, conservando, assim, a proporção adequada.

Para comprar um eletrodoméstico, precisamos considerar bem o valor do objeto e decidir se é mesmo necessário comprar a prazo – lembrando que, muitas vezes, os juros que estão inclusos nas parcelas encarecem demasiadamente o produto – ou se é possível economizar um pouco, por meio de algum desconto, e pagar à vista. Para fazer esses cálculos, novamente usamos a famigerada matemática.

Ao determinar um tempo para realizar algumas atividades, por exemplo, fazer um cronograma para conciliar estudo e trabalho, usa-se matemática para fazer a divisão do tempo.

Contudo a matemática é vista por algumas pessoas como um bicho de sete cabeças, pois ainda não se deram conta de que  ela permeia  o seu cotidiano quase sem ser notada. Porém, a partir do momento que passarem a olhar para essa ciência de uma forma diferente, percebendo sua funcionalidade no dia a dia,  compreendê-la não será mais um processo quase traumático.

 

 

Parabéns aos nossos alunos que conquistaram o 2º lugar no Web Jogo Facamp 2013!

Confiram o resultado no link: http://www.webjogofacamp.com.br/

Araraquara, cidade localizada no interior de São Paulo, completa 196 anos no dia 22 de Agosto. É conhecida pela poética expressão “Morada do Sol”, pois, segundo uma das hipóteses para a origem do nome da cidade, o fundador do município, Pedro José Neto, construiu uma capelinha dedicada ao padroeiro São Bento nos Campos de Aracoara (“Morada do Sol”: lugar onde mora a luz do dia, na língua tupi) na região dos campos de Piratininga, que era habitada pelos guaianás, uma tribo indígena.

Conforme o ranking IFDM (Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal), que usa critérios de renda, educação e saúde, atualmente Araraquara é a cidade brasileira melhor qualificada.

No início do século XIX, Araraquara tinha a economia baseada em milho, cana-de-açúcar, algodão e fumo.  As carnes mais consumidas eram a bovina e a suína. Já na segunda metade do século XIX, o café substituiu os cereais e a cana-de-açúcar, tornando-se um dos produtos mais importantes na economia araraquarense.

No ano de 1885, a chegada da ferrovia aumentou o crescimento da cidade, Araraquara foi a primeira cidade do interior a ter linhas de ônibus elétricos e também já foi considerada a cidade mais limpa das três américas.

De acordo com estudos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010 a população de Araraquara tinha 208.725 habitantes.

Alguns pontos turísticos de Araraquara são:

- Casa da Cultura

- Museu Ferroviário “Francisco Aureliano de Araújo”

- Museu Histórico Pedagógico “Voluntários da Pátria”

- Museu da Imagem e do Som “Maestro José Tescari”

- Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara

- Parque do Basalto

- Fonte Luminosa

- Parque Infantil

- Parque Pinheirinho

- Bosque D.E.R

- Bosque do Botânico

- Praças

- Teatro Municipal de Araraquara

- Teatro de Arena “Prefeito Benedito de Oliveira”

- Teatro “Wallace Leal Valentin Rodrigues”

- Clube Araraquarense

- Clube Náutico

- Biblioteca Municipal Monteiro Lobato

- Biblioteca Municipal Mario de Andrade

 

Créditos da Foto: Beatriz Machado

Araraquara, 12 de agosto de 2013

Setor: 4º.ano e 8° ano do Ensino Fundamental e 2° ano do Ensino Médio
Ref.:    Olimpíada do Conhecimento – OCA

Senhores Pais e Prezados Alunos,

A Olimpíada Pueri Domus – Conhecimentos em ação é o momento do aluno demonstrar o conhecimento adquirido ao longo destes anos. É uma prova direcionada para alunos matriculados no 4º.ano e 8º.ano do Ensino Fundamental e 2º.ano do Ensino Médio.Temos confiança no bom desempenho de nossos alunos, razão pela qual estão todos inscritos. O concurso é composto de duas fases; sendo a 1ª.fase eliminatória.

 

Informações necessárias:

Data da 1ª. fase – 17.08.2013 (sábado);

Horário – 8h30;

Os alunos deverão vir com a camiseta da Escola;

Trazer estojo com lápis e/ou lapiseira, borracha, apontador caneta azul ou preta

 

Premiação:

1º. Colocado – 1 tablet PC, 1 troféu e 1 medalha

2º.  e 3º.Colocado -  1 troféu e 1 medalha

 

Atenciosamente,

A coordenação

A conscientização e arrecadação de fundos para a luta contra o câncer de próstata é uma ação de extrema importância que a fundação Movember lançou. É preciso conscientizar os pais e mostrar para eles que o exame de rotina é necessário. É recomendado fazer o exame anualmente a partir dos 40 anos de idade.

E com o dia dos pais chegando, utilizamos o bigode que além de ser uma homenagem para os pais, é uma forma de conscientização.

Não podemos deixar passar em branco uma data tão especial, por isso, essa homenagem bonita e oportuna.

Educar um filho não é uma tarefa fácil, mas quando se tem um pai prestativo, dedicado e presente, ele orienta o filho a seguir caminhos certos e o filho tem a propensão de estar mais preparado para enfrentar a vida adulta e lidar com os futuros obstáculos.  O pai tem um valor muito grande na vida do filho. É com ele que se aprende a distinguir o que é certo do que é errado.

Na maioria das vezes o pai é visto com admiração, é um espelho para o filho.

E o pai geralmente acompanha os momentos alegres e de realização e comemoram junto com seus filhos os sonhos realizados.

Com o seu carinho e sua ternura, o pai tem o poder de iluminar até o caminho mais obscuro do seu filho. Ele é o porto seguro em casa que auxilia todos a resolverem seus problemas. Ele representa a segurança e o equilíbrio. O pai é um verdadeiro herói.

Ele sabe muito bem como ser compreensivo, amoroso, atencioso e é difícil ter palavras para agradecer e descrever o tanto de coisa boa que ele proporciona.

Então, nada mais justo que uma homenagem para uma pessoa tão admirável. Esta é apenas uma maneira de expressar gratidão e lembra-lo da importância que ele tem.

Cor, cores, colorir! A cor da vida aos objetos, a vida e as paisagens. Um campo verde é muito mais bonito do que quando ele estar com cor de poeira. Para as meninas usar maquiagem é dar uma cor no visual! Para os meninos cor é azul!

As cores são divididas em primarias e secundarias, quentes e frias. E a cor é uma percepção visual provocada pela ação de um feixe de fótons sobre células especializadas da retina. E é esta ação que transmitem através de informação pré-processada no nervo óptico, impressões para o sistema nervoso.

Para nós a cor de um objeto é definida pelas médias de frequência dos pacotes de onda que as suas moléculas constituintes refletem. Parece complicado não é?

Mas simplificando, todo o tipo de matéria é constituído por ondas espectro eletromagnético, assim a cor está relacionada ao tipo de vibração e tamanho desta onda.

 

Cor primária

 

 

 

 

 

 

 

Cor primária são as cores que podem se misturar a outras para formar uma nova cor, e são elas: vermelho, verde, e azul.

Mas as cores primárias podem variar, nas impressões são usadas como cores primárias ciano, magenta, e amarelo e antigamente os fotógrafos tinham como cores primárias laranja, verde e violeta.

 

Cores secundárias

 

 

 

 

 

 

 

 

Já as cores secundárias são o resultado de duas cores primárias, e são elas: verde, roxo e laranja.

E elas são obtidas com a seguinte mistura: o azul misturado com o amarelo origina o verde. O azul misturado com o vermelho origina o roxo, e o vermelho misturado com o amarelo origina o laranja.

 

Cores quentes e frias

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quando pensamos em cores quentes associamos elas ao calor. O amarelo, laranja e vermelho, são consideradas cores quentes por serem associadas ao sol e ao fogo

Já as cores que nos dão sensação de frio, são consideras cores frias. Elas são associadas à água, ao gelo, ao céu, e às arvores: violeta, azul e verde.
Fonte: As imagens das cores primárias e do círculo cromático são da autoria e propriedade da professora Me. Jurema Sampaio.

 

  • (16) 3336 5333
  • |
  • contato@pueridomusararaquara.com.br
  • |
  • Avenida Vespaziano Veiga, 500 - Vila Harmonia
  • |
  • Araraquara - SP
Powered by WSI