Arquivo para outubro, 2013

O costume de comemorar o Halloween ou Dia das Bruxas  no dia 31 de outubro é mais praticado nos Estados Unidos e países europeus, mas no Brasil esta atividade tem crescido, principalmente nas escolas de inglês que trazem informações da cultura da língua ensinada.

Mas como surgiu o Halloween? A palavra é originada da expressão “ all hallows eve”, que em português significa “véspera do dia de Todos os Santos” e originalmente era um ritual dos celtas, habitantes da Grã-Bretanha e a França entre o ano 2000 e o ano 100 antes da era cristã. Para eles, a noite de 31 de outubro indicava o início do Samhain, uma importante celebração que marcava três fatos: o fim da colheita, o Ano-Novo celta e também o início do inverno (estação da escuridão e frio), um período associado aos mortos e que os celtas acreditavam ser possível ter contato com os mortos.

Como é a comemoração em outros países:

Nos Estados Unidos – as casas são decoradas com temas, crianças se fantasiam de monstros e  saem pedindo doces e ameaçando com “tricks or treats”, ou “doces ou travessuras”. A famosa frase “tricks or treats” foi usada na década de 30.

Na Espanha  é comemorado o dia de todos os santos e de finados, a data destinada a esse evento é o dia 1° e 2 de novembro, no último as pessoas prestam homenagem aos mortos levando flores aos túmulos.

Na Irlanda, considerada o “berço” da tradição do Halloween, as pessoas comemoram construindo fogueiras e as crianças andam nas ruas gritando o famoso “tricks or treats”, ou “doces ou travessuras”.

No México o dia 1° de novembro se comemora o dia dos anjinhos, chamados também de “Dia dos inocentes”, e celebra a memória de crianças mortas antes de serem batizadas. O dia dos mortos (El dia de los Muertos) é celebrado dia 2 de novembro  e festejam o dia levando aos túmulos tudo aquilo que o morto mais gostava. No dia anterior ao Dia dos Mortos, os mexicanos reúnem parentes e amigos para comer e beber e ficam a esperar os mortos na madrugada.

Na Tailândia é realizada a festa Phi Ta Khon, com música e desfiles com a imagem de Buda, e segundo  a crença deles, fantasmas e espíritos circulam dentre os homens.

No Brasil ainda é pouco comemorado pela maioria, mais em escolas de inglês . Temos o costume de comemorar o dia de finados, 2 de novembro, o dia dos mortos, dia em que são levados flores aos túmulos de pessoas da nossa família ou amigos.

Fontes:  revista Mundo Estranho e Brasil Escola

 

Araraquara, 21 de outubro de 2013

Setor: Todos

Ref.:  Comissão Interna

Senhores pais:

Conforme informamos em reunião, os nomes indicados para Comissão Interna são:
o    Profa. Laís de A. Nogueira Cervi
o    Profa. Silvana da Fonseca Coutinho
o    Profa. Priscila Di Tullio Martins

Atenciosamente gratos,
Escola Pueri Domus


Já está preparado para o Horário de Verão? Amanhã depois da meia-noite todos os relógios devem ser adiantados em uma hora nos Estados: Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Ficaremos em horário de verão até dia 16 de fevereiro de 2014, quando os relógios deverão diminuir uma hora, assim que chegarem à meia-noite.

Curiosidades sobre o horário de verão:

  • O Horário de Verão foi adotado, pois nesta estação os dias são mais longos e permitem que as luzes sejam acesas mais tarde, o que proporciona economia de energia elétrica
  • A ideia foi lançada em 1784 por Benjamim Franklin, político e inventor americano, quando não havia ainda luz elétrica, mas só foi colocada em prática anos depois, em 1916, pela Alemanha na Primeira Guerra Mundial para economizar a energia do carvão
  • No Brasil, o primeiro horário de verão foi realizado entre 1931 e 1932, pelo presidente Getúlio Vargas, com duração de 5 meses.
  • O horário de verão no Brasil tem sido adotado seguidamente desde 1985, com algumas diferenças nos estados e períodos de duração.
  •  Em  2008, o decreto 6558, durante o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, definiu as datas para a mudança de horário e fixou a duração da medida em quatro meses.
  • O horário de verão só se aplica nas regiões mais afastadas da Linha do Equador
  • Os Estados do Acre, Amazonas, Roraima e Rondônia ficam duas horas atrás do horário de Brasília;
  • Os Estados do Nordeste (inclusive Bahia), Pará, Amapá, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul continuam com uma hora a menos do que o horário da capital federal;
  • As regiões Sul e Sudeste e o estado de Goiás, adotam a mesma hora de Brasília durante o horário de verão.Agora que você já está bem informado sobre o horário de verão, segue uma dica para não perder hora na primeira semana é ir para a cama mais cedo, a partir de domingo, por pelo menos uma semana, até seu organismo se acostumar com o novo horário.

Fonte: Portal EBC: http://www.ebc.com.br

Araraquara, 14 de outubro 2013

 

                                               O homem não é outra coisa senão seu projeto

                                                           e só existe à medida que o realiza.”  – Jean Paul Sarte

                                                                                 

Prezados Pais,

 

Conforme preconizado em nosso Plano Diretor, a transparência e nosso Projeto Pedagógico contemplam o verdadeiro sentido da educação e refletem a Filosofia e a Missão de uma instituição que se tornou reconhecida pela sua excelência.

 

Alicerçados na firme convicção e compromisso que temos com os senhores, organizamos um encontro contando com sua presença, dos mantenedores e lideranças da Escola para esclarecimento da nossa posição face aos últimos acontecimentos conforme calendário abaixo:                       

                                     
Segmento:  Educação Infantil:  Berçário, Berçário II,  Maternal I, Maternal II, Infantil I e Infantil II
Data
16.10.2013
Horário:
19h     

Segmento:  Ensino Fundamental I: 1°, 2°, 3º, 4º e 5º ano

Segmento: Ensino Fundamental II e Médio
Data: 17.10.2013
Horário: 19h

As reuniões serão realizadas nas dependências da escola.

Atenciosamente,   

A direção

O  Instagram é uma das plataformas sociais de compartilhamento de imagens e vídeo que mais cresce. Segundo dados do blog Estadão Link, “em setembro, a rede social atingiu os 150 milhões de usuários – um terço deles conquistados apenas no último semestre. Outro dado divulgado pela empresa recentemente é o de que 60% das contas do Instagram não são dos EUA.”

O Instagram está disponível para celulares no sistema Android e iPhone, a versão web por enquanto é apenas para acompanhar sua conta, não sendo possível postar fotos. No entanto, há um aplicativo que permite subir fotos do seu computador, é o Gramblr, mas tem algumas dicas como salvar em png e tamanho específico e ter paciência para instalar o aplicativo.

Para ter uma conta no Instagram, basta criar seu perfil com seu email ou linkar com seu perfil no Facebook. Para as papais e mamães preocupados com segurança, assim como todas as redes, o Instagram permite que o perfil seja liberado somente para pessoas autorizadas pelo criador da conta, não é possível visualizar as fotos se não for um contato.

Uma outra dica legal é que criamos uma aba na nossa página no Facebook e você pode publicar qualquer foto que tirar nos eventos do Pueri, basta marcar sua foto com a hashtag #pueriararaquara antes de compartilhá-la no álbum #instapueri.

Lembre-se disso ao publicar a próxima foto do Pueri e ajude a preencher nossa galeria. Lembramos que o Pueri ainda não tem perfil nesta rede social.  =)

 

 

  • (16) 3336 5333
  • |
  • contato@pueridomusararaquara.com.br
  • |
  • Avenida Vespaziano Veiga, 500 - Vila Harmonia
  • |
  • Araraquara - SP
Powered by WSI