Arquivo para julho, 2014

 

O ENEM (Exame Nacional Do Ensino Médio) acontecerá entre os dias 8 e 9 de novembro. Os portões dos locais onde serão realizadas as provas devem ser abertos ao 12h00min e a prova tem início às 13 horas. No dia 8 de novembro, o primeiro dia do exame será cobrado do aluno as matérias de ciências humanas e ciências da natureza e a prova vai até 17h30min.

No dia 9 de novembro as matérias realizadas pelos alunos serão Linguagens e códigos, matemática e redação. No segundo dia o horário é um pouco maior por conta da prova de redação, até às 18h30min.

Com o ENEM os alunos podem ingressar em faculdades federais pelo SISU (Sistema De Seleção Unificada) e podem também solicitar o PROUNI (Programa Universidade Para Todos) que oferece bolsas de estudos em faculdades particulares. O programa Ciência Sem Fronteiras também oferece bolsas para graduação e pós-graduação no exterior, mas para isso é necessário ter feito o ENEM.

Com apenas três meses de distância do exame, muitos candidatos entram em desespero, vamos dar algumas dicas para você que vai prestar o exame.

Como estudar? Uma das melhores dicas dadas em cursinhos pré-vestibulares seria a de refazer provas antigas, pelo fato de o Enem repetir muito os mesmos temas.  No site do Enem você encontra todos os tipos de provas e seus gabaritos de vários anos atrás.

Quando começar a fazer o exame responda primeiro o que você não tem dificuldade, assim você ganha tempo para pensar nas questões mais complicadas e longas.

A prova de redação é muito importante para o ingresso nas faculdades pelo exame, pois não pode ser zerada, então muita atenção! Na sua rotina de estudos deve conter pelo menos uma vez por semana um tempo para fazer uma redação e estudar a nova ortografia também é importante.

A atividade física regularmente, pelo menos 1 hora de duas a três vezes por semana pode ajudar os candidatos a relaxarem nesse momento de tensão. E aos domingos descanse!!

Clique no link para mais informações: http://portal.inep.gov.br/enem

Que tal esquecer os brinquedos tecnológicos por um dia nas férias? Se gostar é claro que pode brincar mais vezes. Por que mesmo para pensar em brincadeiras às vezes dá um branco, não?

Já demos algumas dicas em no post  “Resgate a brincadeira nas suas férias”.  E vamos dar outras dicas que vocês podem recriar com as amigas, peça ajuda para os papais  e mamães, certeza que eles gostarão de relembrar.

Comidinha – Toda menina tinha jogos de panelinhas e pratinhos, fogão, forninho. Tudo que se tem em uma cozinha. A brincadeira é fazer almoço (ou emprestar pronto da mamãe) e servir nos pratinhos para as amigas, irmãs ou bonecas. Vale também usar a imaginação e brincar  de alimentar as bonecas  com os produtos de plástico que imitam alimentos.

Futebol de botão – Essa brincadeira é mais específica, pois você vai precisar do jogo completo de times, gols e bola. Seu pai ou tio pode ter um desses guardados, mas ainda existem brinquedos à venda.

STOP -  aqui você pode juntar a turma toda de meninos e meninas. Vão precisar de papel, caneta e imaginação. Dividam o papel em  nome de pessoa, nome de fruta, nome de carro, nome de produto. Cada um dos jogadores esconde a mão e depois do 1, 2 e 3, mostra um número que deseja. A soma desse número será da letra inicial dos nomes que cada um terá que escrever e depois mostrar para o grupo. Cada nome diferente ganha 1 ponto, nomes iguais perdem ponto e quem fizer mais ponto, ganha aquela rodada. Repitam até cansar.  Ou podem usar palavras que estão na imagem abaixo:

Detetive  –  Nesta brincadeira também é legal reunir grupos grandes.  Escreva um papel com a letra “A” que identifica o papel de assassino; outro com a letra “D” que identifica o papel de detetive e os demais (na quantidade das pessoas restantes) com a letra “V” que indica o papel de vítima. O assassino, deve  olhar para os jogadores e discretamente piscar para as pessoas que ele acha que é vítima. Estas, após receberem a piscadela, disfarçam e anunciam: “morri”!
O detetive deve ficar atento a todos para descobrir o assassino  e o assassino deve ficar atento para identificar o detetive e evitar que este “veja” seus crimes. Se o Detetive descobrir o Assassino  ou vê-lo em flagrante piscando para alguma vítima ele diz: “Preso em nome da lei!”. O detetive ganha a rodada e redistribuem-se os papéis. Se o detetive errar e a pessoa não for o assassino pode levar uma multa, tipo tomar um ou dois copos de água. Se o Assassino matar todas as vítimas, ele ganha.

“Nosso coração é verde, amarelo, branco e azul anil”. Quem nunca ouviu esta frase que representa as cores da bandeira de nosso país. Em uma explicação simples dizemos que o verde é de nossas matas, o amarelo dos ouros e o azul de nosso céu.

Mas o que mais você sabe sobre a história da Bandeira do Brasil?

Você sabia que ela é uma adaptação na tradicional Bandeira do Império Brasileiro, criada apenas 4 dias após a Proclamação da Republica. Por isso, dia 19 de novembro é a data que comemoramos o dia da bandeira.

Na adaptação da bandeira temos em vez do escudo Imperial português dentro do losango amarelo, foi adicionado o círculo azul com estrelas na cor branca. Cada estrela representa um estado e o Distrito Federal, Brasília.

Além da Bandeira Nacional do Brasil, nosso país possui outras duas outras bandeiras brasileiras oficiais que são a bandeira presidencial e a bandeira vice-presidencial.

Voltando nas cores da bandeira temos uma explicação mais técnica que conta que as 4 cores, de forma simbólica, representam as famílias reais de que descende D. Pedro I.

D. Pedro I foi quem idealizou a bandeira, que teve esta informação substituída pela cores e riquezas naturais do país.

A bandeira brasileira possui inicialmente 23 estrelas, mas em 11 de maio de 1992, eteve a inclusão de mais quatro estrelas, representando os estados do Amapá, Tocantins, Roraima e Rondônia.

Por ser um símbolo oficial existe uma norma sobre dimensões e proporções do desenho da Bandeira Brasileira. Seu formato é retangular, com um losango amarelo em fundo verde, em seu centro temos a esfera azul celeste, que é atravessada pela faixa branca com as palavras Ordem e Progresso em letras maiúsculas verdes.

Essa faixa é oblíqua, inclinada da esquerda para direita. No círculo azul é composto pelas 27 estrelas, que retratam o céu do Rio de Janeiro, e que incluem algumas  constelações, como, o Cruzeiro do Sul. As estrelas representam simbolicamente os 26 Estados e o Distrito Federal. A única estrela que fica na parte superior do círculo representa o estado do Pará.

Outra norma é que a bandeira é hasteada de manhã e recolhida na parte da tarde. Nem todos sabem, mas a bandeira não pode ficar exposta à noite, a não ser que esteja bem iluminada. É obrigatório o seu hasteamento em órgãos públicos, como escolas, ministérios, secretarias de governo, repartições públicas, assim como em dias de festa ou de luto nacional. Nos edifícios do governo, ela é hasteada todos os dias. Também é exposta em situações em que o Brasil é representado diante de outros países como, por exemplo, em congressos internacionais e encontros de governos.

 

Bandeira

Confira o vídeo Julgamento de Capitu, um trabalho elaborado pelos alunos do 9º ano da Escola Pueri Domus Araraquara!

  • (16) 3336 5333
  • |
  • contato@pueridomusararaquara.com.br
  • |
  • Avenida Vespaziano Veiga, 500 - Vila Harmonia
  • |
  • Araraquara - SP
Powered by WSI