Arquivo para agosto, 2014

A independência do Brasil é comemorada no dia 7 de setembro. Nessa data no ano de 1822 ocorreu o chamado Grito do Ipiranga. De acordo com a história, neste dia às margens do riacho do Ipiranga Dom Pedro I teria anunciado a conhecida frase : ‘’Independência ou morte!’’.

Muitos fatos estão relacionados com a independência do Brasil, um deles é a vinda da família Portuguesa para o Brasil. Com a chegada da família real muitas coisas mudaram, uma nova condição econômica estava sendo descoberta e após a abertura dos portos em 1808, o Brasil deixava de ser colônia. A vinda de D. João VI ao Brasil é considerada o começo do caminho da independência do Brasil.

Os Portugueses da época não gostaram muito da independência do Brasil, pois assim perderiam alguns poderes políticos. Por esse motivo acabou ocorrendo uma Revolução Constitucionalista em Portugal.

Outro movimento que marcou a época foi a Revolução Liberal do Porto, movimento  que buscava uma reestruturação na vida política portuguesa, limitando assim os poderes do rei e visando deixar o Brasil novamente como colônia.

Dom João voltou para Portugal em 1821 e deixou seu filho Dom Pedro I como o príncipe regente do Brasil.

Dom Pedro I seguia as ordens que chegavam de Portugal, porém depois de algum tempo, o príncipe regente começou a perceber que as leis que mandadas por Portugal faziam com que o Brasil regredisse,voltando a ser colônia.

Então, Dom Pedro I começou a perceber as necessidades da população da época e passou a atendê-las, ficando assim cada dia mais querido pelo povo. Uma das primeiras medidas implantadas por Dom Pedro I foi baixar os impostos. Essas atitudes incomodaram muito a Corte Portuguesa que exigiu a volta de Dom Pedro I para Portugal.

A campanha no Brasil foi ao contrário, a população queria o príncipe regente no Brasil. Após muitas reivindicações para o príncipe ficar, ele falou a conhecida frase do ‘’Dia do Fico’’ : “Como é para o bem de todos e felicidade geral da nação diga ao povo que fico!”.

Dom Pedro I logo decretou que nenhuma lei poderia vir de Portugal e ser executada sem autorização dele, e essa atitude deixou a situação mais complicada entre o príncipe e a Corte Portuguesa. Assim, a corte mandou uma carta que decretava sua volta ao seu país de origem com uma ameaça de invasão militar. Quando o príncipe tomou conhecimento da situação Dom Pedro I declarou o Brasil um país independente.

Fonte: Smart Kids

Fonte da Imagem: Toca da Cotia

Amanhã, dia 22 de Agosto, a cidade de Araraquara comemora seus 197 anos! O significado do nome em Tupi, segundo os primeiros habitantes,  era “buraco de arara”. Somente com a visita de Dom Pedro II, em 1866, foi que definiu-se como “Morada do Sol”.

Durante sua visita à cidade, Dom Pedro II  quis saber se algum morador falava Tupi (ele escrevia em arábico);  quando foi respondido que não, ele perguntou se as pessoas que habitavam a cidade sabiam o significado do nome de onde moravam, e ao responderem “buraco de arara”, ele afirmou que Araraquara não significava ‘’Buraco de Arara ‘’, mas  sim, ‘’Morada do Sol’’. Muitos se referem à cidade como ‘’Morada do Sol’’, e a verdade é que esse nome surgiu principalmente pelo intenso calor que faz na cidade em todas as estações do ano.

A cidade de Araraquara tem vários pontos turísticos e históricos, um deles é a Igreja Matriz de São Bento. Desde a sua construção a Igreja Matriz é cercada de lendas e fatos na imaginação do povo, como a Lenda da Serpente Gigante que dorme com a cabeça sob as estruturas da Igreja Matriz e o corpo se estende até a Igreja Nossa Senhora do Carmo. A população acreditava, e alguns ainda acreditam,  que quando a igreja estiver pronta, a serpente acordará e acabará com a cidade.

Outros pontos famosos são o  Teatro Municipal inaugurado em 1914, o Hotel Municipal em 1916 e o famoso Clube Araraquarense em 1925, considerados projetos de cidade modelo na época, ainda hoje em dia são pontos turísticos e históricos na cidade.

Os clubes sociais de hoje em dia são o Clube Náutico, Araraquarense e 22 de Agosto. Os dois primeiros são os mais utilizados pela população Araraquarense.

Para lazer e cultura a cidade também conta com a Casa da Cultura, três museus e muitas outras atrações. As praças também são pontos característicos como a Praça Dom Pedro e o Parque Infantil que embelezam as ruas da cidade.

A conhecida Rua 5, é uma das ruas mais bonitas da cidade e tornou-se patrimônio histórico. A rua é toda arborizada, deixando nos dias de muito calor, um ar mais fresco para quem passa por ela.

A Ferroviária (AFE) é o time de futebol da cidade, fundada dia 12 de abril de 1950. A “Ferrinha” como os torcedores chamam, conta com torcedores fervorosos. A Fonte Luminosa na época era considerada um dos estádios mais bonitos do interior de São Paulo. Atualmente a Fonte Luminosa passou por uma grande reforma e recebe jogos de times grandes e os moradores da cidade só ganham com isso, além de ser considerado um dos melhores estádios de futebol.

A cidade de Araraquara está se expandindo cada vez mais e, além disso, é uma cidade muito agradável de morar, ao mesmo tempo em que é uma cidade do interior, sem algumas particularidades das capitais, ela sempre procurar trazer empresas de várias áreas, incluindo empresas de tecnologias e não para de inovar para agradar os habitantes da cidade e atrair mais investimentos para a cidade. Parabéns Araraquara pelos seus 197 anos!

Fonte: Araraquara  22 anos de História – José Maria Viana de Souza, Editora Compacta

Fonte da imagem: Rede CIM -

 

A Escola Pueri Domus Araraquara realiza a EXPOART,um projeto de arte todos os anos. Neste período é feita uma releitura de obras de grandes artistas, tantos nas artes plásticas como nas esculturas e intervenções no espaço. Esse ano será abordado a Exposição de Leonardo Da Vinci a Vic Muniz, com o tema ‘’Assim caminha a humanidade’’. O projeto será realizado de 8 a 10 de Setembro no Palacete das Rosas!

 

O folclore apareceu no fim do século XVIII e começo do século XIX,com os estudiosos Irmãos Grimm Herder, que começaram pesquisas sobre a poesia tradicional na Alemanha. Com isso, esses interesses se espalharam por muitos países.  O ‘’folclore’’ passou a ser inserido na sociedade de várias maneiras, como em religiões, músicas e até estudos literários.

Atualmente, o folclore seria um conjunto de lendas e mitos que são passados de geração para geração. As lendas são fatos reais e fantasias, elas têm a função de explicar as coisas que são inexplicáveis.

Os mitos seriam uma maneira encontrada por pessoas mais velhas para explicar fenômenos da natureza que não poderiam ser respondidos pela ciência naquela época.  Os mitos também seriam uma forma de passar conhecimento para os mais novos. Personagens também fazem parte do mundo dos mitos, como personagens sobrenaturais, Deuses e heróis.

Existem várias lendas folclóricas pelo Brasil. A história do Boitatá, Curupira, Lobisomem, Mula sem cabeça, Saci Pererê e o Bicho papão são as mais conhecidas.

Quem nunca escutou a história de um menino negro que tem apenas uma perna? E está sempre com seu cachimbo e um gorro vermelho.

Quem nunca teve medo do famoso bicho papão, um monstro que era idealizado na cabeça de cada criança de uma maneira, grande, peludo e pronto para atacar crianças que não obedeceram aos pais.

A mula sem cabeça, que por se envolver amorosamente com um padre teve como castigo todas as noites de quinta para sexta-feira a transformação na mula sem cabeça.

E o famoso Lobisomem, homem que foi atacado por um lobo em uma noite de Lua cheia e passou a se transformar em lobo nas noites de Lua cheia.

Muitos dos temas retratados no folclore são temas em algumas novelas, na novela da rede globo Saramandaia o tema do Lobisomem foi colocado em evidência.

Como o folclore é comemorado no dia 22 de agosto aqui no Brasil,por que não ler um pouco mais sobre essas histórias e soltar a imaginação?

 

Fonte: http://bit.ly/1rwka0h

http://bit.ly/1lYwiEg

Já estão disponíveis as fotos do dia dos pais 2014. Confira em nossa página no Facebook: http://on.fb.me/1sGGJjN

 

 

 

O dia dos pais teve origem na Babilônia, há quatro mil anos atrás quando um jovem chamado Elmesu moldou em argila um cartão com votos de felicidade e vida longa para seu pai.

No Brasil o dia dos pais é comemorado no segundo Domingo do mês de Agosto, já em Portugal o dia dos pais é comemorado no dia 19 de março, na Alemanha apenas 39 dias depois da páscoa pode ser comemorada a data e na Austrália no primeiro domingo de setembro.

Nos Estados Unidos a data é celebrada no terceiro domingo de Junho e começou a ser comemorado em 1972, com a oficialização da data dada pelo presidente da época, Richard Nixon .

No Brasil a data é atribuída ao jornalista Roberto Marinho, pois foi à maneira encontrada pelo jornalista para impulsionar as vendas de seu jornal e virar uma data comemorativa que proporcionaria mais lucro tanto para seu jornal quanto para o comércio.

Pela constituição Brasileira não é apenas a mãe que pode ter direito a licença maternidade, o pai tem direito de cinco dias após o nascimento da criança, para assim auxiliar a mulher e aprender como cuidar do recém-nascido.

A data é comemorada com filhos comprando presentes aos pais e isso acelera muito a economia, a data é comparada com o dia das mães, dia das crianças e até ao natal.  Porém com tanto lucro e consumismo esquecemos um pouco do verdadeiro sentido da paternidade, além de presentes, devemos homenagear nossos pais agradecendo com abraços e beijos a sua dedicação total desde nosso nascimento até os dias atuais. Pai nunca deixa de ser pai, não é porque os filhos crescem que as preocupações deixam de existir. O amor acaba crescendo cada vez mais e esse vínculo entre pais e filhos é construído no dia a dia e o valor dele e muito maior do que qualquer presente!

Feliz dia dos pais!

Fonte:  http://bit.ly/1p8vQrP

Na volta às aulas a Escola Pueri Domus Araraquara realizou a premiação da Olímpiada de Integração 2014.

A Equipe vencedora foi a Equipe Laranja.

Pontuação final: Laranja 254 pontos e Azul 250 pontos!

Confira todas as fotos no nosso Facebook : http://on.fb.me/1lwfK6p

Agosto é o oitavo mês do calendário gregoriano, mas antes de o mês ser chamado de Agosto era chamado de Sextili, pois era o sexto mês do calendário Romulo (calendário romano).

O mês tem esse nome devido ao batizado do imperador Cesár Augusto que queria um mês só para ele, já que Júlio César já tinha o mês de Julho.

Há algum tempo o mês de Agosto começou a ter fama de que era o mês do desgosto  ou ‘’mês do Cachorro louco’’. Ambos os nomes são heranças históricas das crenças vindas de Portugal. As mulheres de Portugal nunca casavam nesse mês, pois era nessa época que os navios das expedições embarcavam a procura de novas terras. Assim, quem casava em Agosto ficava sozinha, sem marido.

Já as alemãs pensavam diferente, o sonho das noivas na Alemanha era se casar no oitavo mês do ano, elas não ligavam muito para essa supertição antiga que não dava sorte.

O mês de Agosto continuou não tendo sorte, um dos piores acontecimentos ocorreram nele:

  • O começo da primeira Guerra Mundial foi no dia 1 de Agosto de 1914 e a segunda Guerra Mundial começou em Agosto de 1939.
  • No dia 13 de Agosto de 1961 foi iniciada a construção do Muro de Berlim ou Muro da vergonha.
  • Perdemos dois ex-presidentes em Agosto. O primeiro foi Getúlio Vargas em 24 de Agosto de 1954 e anos depois,  Juscelino Kubitscheck em 22 de Agosto de 1976.
  •  Hitler assumiu o poder na Alemanha em 2 de Agosto de 1932.
  • Há uma crença que agosto é o mês m ais longo do ano, embora ele tenha só 31 dias, as pessoas dizem que demora a passar.

E pra vocês? O mês vai ser ou não o mês do desgosto? Vocês sabem de outros fatos que contribuíram com a má fama de agosto?

  • (16) 3336 5333
  • |
  • contato@pueridomusararaquara.com.br
  • |
  • Avenida Vespaziano Veiga, 500 - Vila Harmonia
  • |
  • Araraquara - SP
Powered by WSI