Arquivo para setembro, 2014

No dia 26 de Setembro foi comemorado o dia internacional do trânsito, mas o que é considerado trânsito pela lei? O trânsito seria a utilização das vias por pessoas, veículos ou animais, sejam isolados ou em grupos para fins de circulação, parada, estacionamento ou operação de carga e descarga.

O trânsito é uma ferramenta essencial no dia a dia das pessoas e as regras que ele possui e que fazem chegarmos ao nosso destino com segurança. As pessoas passam às vezes mais tempo no trânsito do que em suas próprias casas com seus familiares.

Nas cidades grandes o tempo para chegar de um lado a outro da cidade é enorme, mas de carro e com as leis de trânsito sendo seguidas corretamente fica um pouco mais fácil.

As sinalizações do trânsito são universais, é adotada a mesma simbologia pelo mundo todo, ajudando assim quem viaja e precisa dirigir em outro pais.

Com o nível de carros aumentando cada dia mais o número de pessoas que dirigem com imprudência é cada vez maior. Esse é um dos motivos que muitos tomam multa dirigir além da velocidade permitida ou até dirigir alcoolizado.

As multas existem como uma maneira de chamar atenção do condutor para que aquela situação não seja repetida. Quanto mais grave for a infração mais cara será a multa. Entre essas  infrações estão:  dirigir sem a carteira de habilitação, passar da velocidade considerada adequada, o condutor estar alcoolizado além das infrações consideradas leves e médias que também são motivos para multa.

O trânsito é essencial na vida de todos, porém se as leis fossem mais respeitadas se as pessoas respeitassem as vagas de deficientes físicos ou idosos, dirigissem com mais cautela e calma mesmo com a correria do dia a dia as coisas ficariam mais fácil em um cenário que acontece tantos problemas e até mortes!

Fonte: Brasil Escola

Projeto Turma que Faz (São Jorge-GO)

Veja mais fotos no Facebook: http://on.fb.me/1pqn4Bi

O Projeto Turma que Faz visa o desenvolvimento humano por meio de experiências significativas que promovam auto-estima, a comunicação e expressão, a convivência familiar e comunitária, o reconhecimento do contexto em que vivem e a consciência ecológica patrimonial. Alunos do Pueri Domus (9, 7 e 4 anos) participaram da construção de uma Opereta Popular com a Turma, dando direito a experiências na construção de cenários, construção de esculturas em tamanhos reais, pintura, danças e brincadeiras típicas da região.

Cerrado (Savana brasileira)

Veja mais fotos no Facebook: http://on.fb.me/1ogfgTr

Chapada dos Veadeiros é a região mais preservada do Estado de Goiás. A Vegetação predominante é o Cerrado, como dizem, uma
“floresta invertida”, pois as raízes das árvores retorcidas, alcançam até 15 m de profundidade. Esta região apresenta a maior concentração do mundo do raríssimo “Cerrado de Altitude” (presente também no Tibete), muitas Matas Ciliares e os famosos Buritizais. A Biodiversidade da região é riquíssima em Flores, Frutos, Plantas Medicinais.

Aldeia

Veja mais fotos no Facebook: http://on.fb.me/Zc0My1

As crianças interagiram com diferentes tribos (Kaiapós, Funil- ô, etc) e vivenciaram seu dia a dia sem interferências. Brincaram com crianças da maneira deles, participaram de rituais, …Os índios tem muito o que nos ensinar em relação à vida, natureza, respeito e ser humano. Foram feitas entrevistas, filmagens e fotos.

Kalungas (Engenho)

Veja mais fotos no Facebook: http://on.fb.me/XUqvK1

Aonde os ex-escravos (Kalungas) vivem hoje em dia? No Alto de
Cavalcanti – GO, e passamos alguns dias lá na casa de uma
família com quatro filhos aonde as crianças tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da história dos negros hoje em Goiás e viver como eles vivem. Entrevistas, fotos e filmagens foram realizadas.

Tudo isto resultará em um documentário sobre a cultura indígena, O
Engenho (Kalungas), Educação em comunidades carentes e o rico e vasto Cerrado para ser usado pela escola.
E também exposição de fotos, palestra e mesa redonda de debates.

Dia 19 de setembro é comemorado o Dia Nacional do Teatro e no dia 27 de março é comemorado o Dia Mundial do Teatro.

A palavra teatro é de origem grega THEATRON. As primeiras encenações foram realizadas na Grécia Antiga e encenadas ao ar livre. Após um tempo, as encenações passaram a serem realizadas em locais próprios e assim surgiu o teatro!

No começo, apenas os homens poderiam atuar, e como não existia outra alternativa para a interpretação dos papéis femininos , os homens que os faziam usavam máscaras, as personas. Dai a origem do nome Personagens. Apenas no século XVII na Inglaterra e na França as mulheres entraram no universo do teatro, como atrizes.

O teatro divide-se em vários gêneros,como a comédia,o drama, tragicomédia e até o teatro de fantoches para as crianças. Os musicais hoje em dia são os gêneros que mais estão em alta e têm atraído público. Foi através da Tragédia no Tetro Grego que surgiu o termos “catarse”, ou seja, é o sentimentos que o espectador vivencia ao acompanhar o sofrimento das personagens, mesclando-se entre piedade, alegria e tristeza.

Algumas das personalidades brasileiras mais conhecidas são: Antunes Filho, Bibi Ferreira, Zé Celso Martinez Corrêa, Procópio Ferreira, Marília Pêra, Jô Soares, Gerald Thomas, Décio de Almeida Prado, Cacá Rosset, Miguel Falabella e Flávio Rangel e Ivam Cabral.

No Brasil, o teatro surgiu em XVI com o intuito da disseminação da fé religiosa. Entre os autores estava padre José de Anchieta,que escreveu alguns autos que tinha como tema a catequização dos indígenas e a integração entre portugueses, índios ou espanhóis. Um exemplo é o Auto de São Lourenço, escrito em tupi-guarani, português e espanhol.

Em 1833 João Caetano formou uma companhia brasileira de teatro e seu nome está vinculado a dois acontecimentos muito importantes na área. Com a estreia em 13 de março de 1838 da peça  “Antônio José ou o poeta e a Inquisição de Gonçalves Magalhães.”

O teatro é uma maneira muito importante de demonstrar a arte, além de ser um ótimo programa cultural para qualquer final de semana , seja para ver uma comédia ou um drama, pois sempre irá acrescentar algo em nosso conhecimento.

Fonte: 123achei

socuriosidades

Agora que Agosto foi embora, podemos aproveitar o mês de Setembro e com ele a chegada da Primavera, no dia 23 de Setembro, estação do ano que precede o verão e só se encerra no dia 21 de dezembro.

A palavra primavera tem origem no latim que quer dizer começo de verão e  surgiu na época do império romano.

A primavera é uma época em que ocorre o nascimento de várias espécies de plantas;   é um período em que a natureza fica mais bonita e acaba chamando mais atenção das pessoas, mesmo aquelas que correm o dia todo! As flores coloridas e seus perfumes não passam despercebidos em nenhuma rua.

Todo esse florescimento caracteriza o início de uma época de grande reprodução de espécies diferentes de árvores e plantas. A Abelha é um dos principais animais que colaboram com o constante florescer de árvores e flores.

Olhando pelo lado da Astronomia a Primavera ocorre no Equinócio de setembro, quando o dia e a noite tem a mesma duração de 12 horas cada um. Quem estava acostumada com pelo menos as noites mais geladas do inverno, vai ter que voltar a se habituar ao calor, a primavera é uma época do ano que aos poucos a temperatura vai aumentando.

A estação mais florida do ano tem algumas flores especiais e características como a rosa e o girassol que se destacam mais nessa época do ano,a  além de jasmim, hortênsia, helicônia, alamanda, clívia, gérbera, hibisco, gazânia, jasmim-estrela, lágrima-de-cristo, boca-de-leão, crisântemo, frésia, estefânia, narciso, violeta, dedaleira, dama-da-noite.

A primavera inspira também a criação de músicas . Quem não conhece a famosa música de Tim Maia Primavera? Além de outras, como a música também chamada Primavera do grupo Los Hermanos.

A estação do ano interfere de várias maneiras na vida de qualquer pessoa,agora é curtir a época das flores, relaxar, usar roupas mais frescas e hidratar-se constantemente!

 

Fonte:

Sua Pesquisa

Wikipedia

Confira todas as fotos da EXPOART 2014 no álbum criado no nosso Facebook

Dia 8 de Setembro é comemorado o Dia Internacional Do Jornalista. Essa data foi escolhida pela Organização Mundial das Nações Unidas para homenagear o jornalista checo Julius Fucik que abraçou essa profissão como sua vida.

O jornalista Julius Fucik lutou contra ideias nazistas na segunda Guerra Mundial e zelou pela liberdade de expressão. Ele acabou sendo morto em 08 de setembro de 1843 por fatores políticos.

Desde então o jornalismo tornou-se cada vez mais uma profissão que levanta fatos e incomoda a muitos. Hoje em dia , essa profissão está cada vez mais chamando atenção do público jovem, que está em fase de decidir qual carreira seguir. O curso deve ser escolhido por pessoas que gostam de ler e escrever, que gostam das matérias de Ciências Humanas como História, Português, Literatura, , além de ter uma cultura vasta. A curiosidade também deve ser uma das características de quem pretender escolher o curso. Será a partir dessa curiosidade que boas matérias serão feitas.

As áreas de atuação da profissão são bem distribuídas. Quem faz jornalismo não é apenas repórter, o jornalista pode atuar tanto na área assessoria de Imprensa, quanto em redações de jornais e até chegar a apresentar  algum jornal na televisão. A rádio também é uma das oportunidades de trabalho que o curso de jornalismo oferece. Para testar qual área vocêmais se identifica, as Universidades oferecem além das aulas práticas possibilidade de buscar  um estágio para conhecer um pouco de cada atuação do jornalismo ,e para quando se formar ter certeza em que área quer atuar.

A tarefa de um jornalista é apurar todas as informações para assim passar ao público a notícia ou informação da maneira mais transparente e imparcial. Como toda profissão, exige muito estudo , esforço, e dedicação para que os resultados sejam  alcançados.

Com o surgimento das mídias digitais o mercado de trabalho para os jornalistas cresceu muito, pois o trabalho não se resume aos textos;  os jornalistas também inserem vídeos em portais, sites ou nas redes sociais de jornais ou revistas. Ainda dentro do universo das redes sociais, existem  os Blogs e páginas no Facebook onde o jornalista pode mostrar seu trabalho em um jornal, revista, TV ou rádio.

E você? Interessou-se pela profissão?

Fontes:  Busca Jovem

Terra

Blog

  • (16) 3336 5333
  • |
  • contato@pueridomusararaquara.com.br
  • |
  • Avenida Vespaziano Veiga, 500 - Vila Harmonia
  • |
  • Araraquara - SP
Powered by WSI