Arquivo para outubro, 2014

No dia 31 de Outubro é comemorado o Halloween ou Dia Das Bruxas. O dia é consagrado como Dia Das Bruxas, porque acreditavam que no dia 31 de Outubro as bruxas se reuniam para uma festa comandada pelo Diabo.

Quando pensamos em bruxas, logo as ligamos a vassouras que voam e feitiçaria.

Com a colonização dos Estados Unidos, as crenças do Dias Das Bruxas passaram a fazer parte da cultura, juntamente com histórias de feitiçaria que eram passadas para as pessoas, por índios e africanos da época.

Nos Estados Unidos o Halloween virou feriado e as vendas nessa época do ano são enormes, principalmente em locais que vendem doces e fantasias. O Dia Das Bruxas virou uma data para as crianças se divertirem . Nos Estados Unidos as crianças têm o costume de baterem nas casas pedindo ‘’Doces ou travessuras’’ e esse costume acabou  chegando no Brasil!

A brincadeira “Doces ou Travessuras” começou na Europa,  no dia 2 de Novembro, no século IX, quando os fiéis pediam os chamados ‘’bolos de alma”, quadrados de pães com groselha. Para cada pedaço de bolo, era necessário uma oração para um ente querido pedindo sua entrada no céu.

No dia das bruxas, um dos enfeites mais procurados são as abóboras, e assim surgiu o Jack Da Lanterna, uma abóbora com vela ou lanterna dentro, que teve sua origem na Irlanda e faz muito sucesso entre a criançada.

Diz  a lenda, que Jack era um alcoólatra que recebeu a visita do Diabo em sua casa avisando  que vinha visitá-lo para buscar sua alma. Jack fez lhe um último pedido, o de dar o seu último trago, como Jack não tinha dinheiro, ele fez com que o Diabo usasse seus poderes para se transformar em moeda.

Assim feito, o Diabo se transformou em moeda e Jack impôs uma condição para o diabo voltar a sua forma original, ficar vivo por mais um ano. Um ano depois quando o diabo voltou, Jack criou um novo golpe.  Jack só morreu um ano após a volta do diabo. Pelo fato de Jack ter feito muitas maldades quando vivo, não pode entrar no céu e como enganou o diabo duas vezes, foi proibido de entrar no inferno. Assim Jack passou a vagar como uma alma perdida junto à uma brasa dentro de um nabo.

Quando os Irlandeses chegarem aos Estados Unidos, afirmaram ter visto a alma de Jack vagando com a abóbora na noite de Halloween.

No Brasil, a festa de Dia Das Bruxas só ficou popular com as escolas de idiomas, uma forma para que os os alunos se familiarizem com os costumes americanos. Importando os costumes da data, como a festa em si, as brincadeiras e o significado de tudo isso.

Agora sabendo um pouco mais sobre as histórias e lendas do Dia Das Bruxas que tal curtir a data saindo pela rua com uma fantasia bem legal falando: Gostosuras ou Travessuras? ;)

Fonte: Terra

Dia 23 de outubro é comemorado o Dia do Aviador. Em 1906 Santos Dumont fez seu primeiro voo com o 14 Bis, iniciando assim a história da aviação.

O Dia do Aviador é comemorado no dia 23 de outubro para homenagear Santos Dumont pela lei n° 218.
Em 1906 o avião de Santos Dumont voou 60 metros, com uma altura de 2 a 3 metros e dias depois fez novamente o percurso e percorreu 220 metros a uma altura de 6 metros.

Com passar do tempo a invenção de Santos Dumont foi evoluindo e permitiu aprimorarmos os aviões em que viajamos hoje em dia mundo a fora. Graças a ele hoje em dia podemos viajar para qualquer lugar conhecendo vários lugares e com segurança.  Viajar de avião é mais seguro do que andar de carro no trânsito de uma capital.

Quem tem o sonho de seguir nessa profissão deve ter muita vontade, além de habilidades físicas e psíquicas que são avaliadas pelo processo, devem fazer um curso específico para a formação.

Algumas das características que um piloto deve ter: ‘’ responsabilidade, concentração, autocontrole, controle emocional, capacidade de trabalhar sobre pressão, capacidade de rápida adaptação às mudanças operacionais, capacidade de trabalhar em equipe, raciocínio rápido, raciocínio espacial, paciência, agilidade, comprometimento e disciplina’’

É necessário muita responsabilidade nessa profissão, pelo fato do piloto  ser responsável pela vida de todas as pessoas que estão a bordo de seu avião, mesmo com todas as tecnologias que ajudam atualmente, ela apenas auxilia o piloto, quem faz o trabalho é o profissional.

Existem hoje em dia faculdades com curso de duração de três anos de Ciências Aeronáuticas, com ênfase em Piloto Comercial e para o piloto ter a habilitação ele deve ter 150 horas de voo. A habilitação é dada  pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) .

E você? Gostou de saber um pouco mais sobre a profissão? ;)

Fontes:

Smartkids 

Portoweb

Infoescola

A Escola Pueri Domus realiza dias 23 e 24, a Feira de Conhecimento “Projeto Olho de Prata – Assim Caminha a Humanidade”, na sede da escola na Av Vespasiano Veiga, 500, Vila Harmonia. Esperamos vocês!

Muitas pessoas acreditam que um simples objeto pode trazer sorte em algumas situações,e assim muitos talismãs fazem parte do dia-dia de uma grande parte das pessoas do mundo todo.

Olho grego, turco ou nazar, são vários os nomes utilizados para o conhecido ‘’Olho grego’’. Todo mundo usa porque acha bonito, mas algumas pessoas não sabem realmente o significado do olho grego!

O olho grego já existe há muito tempo. Antigamente ele era encontrado com frequência na Grécia, Irã e Armênia. O olho grego é um talismã usado para tirar a inveja ou o mau olhado, além de também ser conhecido por ser um símbolo da sorte e funcionar contra energias negativas.

Dizem que o olho grego tem o poder de absorver energias negativas como a inveja. O olho grego é feito de vidro e pode ser encontrado nas cores azul escuro ou claro, porque simboliza limpeza e proteção. Comenta-se que a cor azul corresponde à falta da cor azul nos olhos da população. O olho grego também pode ser azul porque dizem que é a cor do mau olhado e para neutralizar o efeito do mau olhado ele tem a mesma cor.

Outro talismã é o trevo . O trevo desde sempre foi considerado como um amuleto. Já em 200 antes de Cristo os sacerdotes da Inglaterra e da Irlanda consideravam o trevo de quatro folhas sagrado porque ele formava a imagem da cruz. Assim, quem achasse o trevo de quatro folhas seria abençoado, e como um sinal de sorte não passaria por dificuldades na vida, apenas teria sorte e sucesso.

Cada folha do trevo possui um significado, porém cada pessoa interpreta de uma maneira diferente. Pode ser as quatro estações do ano, as fases da lua, os elementos da natureza… vai da crença de cada pessoa.

Não são apenas os talismãs que são sinônimos de sorte para as pessoas, muitas famílias guardam objetos que são passados de geração para geração que simbolizam a sorte. Você ou sua família  possuem talismãs?

Fontes:

Diconariodesimbolos

Significados

Blog Sortegoodluck

O dia Mundial da criança considerado pela ONU é o dia 20 de novembro pelo fato de que foi o dia em que foi aprovada a Declaração Dos Direitos Das Crianças em 1959. Mas o dia Dia 12 de Outubro foi oficializado como o Dia Das Crianças no Brasil. O decreto foi feito pelo Presidente Arthur Bernardes em 5 de Novembro de 1924, porém somente em 1960 é que a data passou a ser comemorada. Isso ocorreu porque a fábrica de brinquedos Estrela fez uma promoção junto com a Johnson & Johnson  lançando a semana do Bebê Robusto, e assim as vendas aumentaram e a data começou a ser comemorada.

Com isso, várias outras empresas começaram a fazer a Semana Da Criança com foco no aumento das vendas. Logo depois, várias outras empresas decidiram voltar a comemorar o dia das crianças no dia 12 de Outubro como era no decreto feito pelo presidente. A partir disso a data passou a gerar um lucro enorme para as indústrias de brinquedo do país todo e integrou oficialmente o calendário oficial das datas comemorativas.

A comemoração em outros países

Em Portugal o dia das crianças é comemorado no dia 1 de Junho porque o mês é de homenagem a Maria, mãe de Jesus.  Já nos Estados Unidos o dia também é comemorado em Junho, porém no primeiro Domingo do mês.

O dia das crianças em geral é para presentear as crianças com brinquedos, levá-las em parques de diversão ou tomar um sorvete, o dia é especial para elas, pois hoje em dia o dia-a-dia dos pais é corrido. Mas o dia das crianças deve ser praticado todos os dias na família. É preciso dedicar qualidade do tempo em que está com a criança, passar ensinamentos, criar estímulos para a criatividade e aprendizado e compartilhar os valores que formam o núcleo familiar.

Aproveite para curtir o dia das Crianças em família e aproveite para relembrar sua criança interior.

O 5° ano participou de uma Palestra sobre Sistema Respiratório ministrada pela Dra.Karin Pinotti.

 

Confira todas as fotos no nosso Facebook: http://goo.gl/7SmabQ

 

 

 

 

No dia 1 de outubro é comemorado o Dia Internacional do Idoso. A data foi criada pela ONU para ajudar na qualidade de vida dos idosos tanto na saúde como na vida social.

Uma pessoa é considerada idosa quando tem mais de 65 anos, essa determinação foi feita pela Organização Mundial de Saúde  e faz com que esse idoso seja incluído no chamado grupo da terceira idade.

A data surgiu por uma Assembleia Mundial sobre envelhecimento que ocorreu em Viena na Áustria em 1982.

Para ter uma velhice saudável é necessário uma vida dedicada a preservação da saúde como evitar o cigarro ou uso de álcool, hábitos que podem acarretar  uma velhice mais complicada com problemas de saúde. Fazer atividade física e ter uma alimentação saudável ajuda muito também principalmente na chamada terceira idade, quando qualquer problema de saúde pode acarretar em vários outros problemas.

É comum os nossos velhinhos serem colocados em casas de repousos ou em asilos, pelo fato de se sentirem sozinhos demais nessa etapa da vida e os familiares continuarem com seu dia a dia e não terem tempo de dar a eles os cuidados necessários.

O estatuto do Idoso foi criado em 2003 garantindo que os direitos dos idosos sejam respeitados pela população. Alguns dos direitos deles são :

Não esperar em filas

Não pagar passagens de ônibus coletivo

Descontos em atividades culturais

Medicamentos gratuitos em postos de saúde

Vagas de estacionamentos específicas para eles

Entre outros..

A experiência de vida que os idosos têm e podem passar para grande parcela da população é enorme, porém são considerados como pessoas que não acrescentam nada para alguns, quando pode acrescentar e muito com suas historias de vida e até com suas qualificações profissionais que não exercem mais.

Então vamos cuidar dos nossos velhinhos e ficar de olho para que seus direitos sejam preservados e exercido.

 

Fonte: Brasil Escola

  • (16) 3336 5333
  • |
  • contato@pueridomusararaquara.com.br
  • |
  • Avenida Vespaziano Veiga, 500 - Vila Harmonia
  • |
  • Araraquara - SP
Powered by WSI