Arquivo para novembro, 2014

As aulas e provas estão chegando ao fim e você nem imagina como se distrair nas férias? Confira algumas dicas de como curtir suas férias.

Além de desligar o despertador e poder acordar a hora que tiver vontade, você pode assistir peças de teatros, ir ao cinema ou a exposições, atividades culturais  que podem acrescentar muito para o próximo ano letivo.

Aproveite as férias para recarregar suas energias!

Se você não vai viajar entre o Natal e o Ano novo que tal ajudar a sua família a arrumar sua casa para as festas de final de ano? Uma boa dica para quem ainda não montou a sua árvore é montar a árvore de Natal com todos os familiares juntos.

Se acontecer de faltar algum enfeite, vá para rua e seja criativo! Abuse nas cores vermelho verde e dourado que são as que mais se destacam essa época do ano!

Outra dica para curtir as férias é passear ao ar livre. Que tal pedir uma bicicleta de Natal e usa-lá  o ano todo? Caminhar ao ar livre com seu animal de estimaçãotambém  é uma de muitas atividades saudáveis que podem ser inclusas no cotidiano não só nas férias, mas ao longo do ano todo.

Ouvir música enquanto esses passeios são feitos vão ajudar a relaxar a tensão do final de ano com as provas finais.

Reunir a família e viajar são coisas sempre gostosas de serem feitas.  Se você for viajar desgrude um pouquinho do celular. Aproveite os momentos com as pessoasdas quais ficalonge durante o ano todo. A tecnologia é sempre uma boa alternativa em qualquer situação, porém ficar offline é necessário às vezes!

Em janeiro a maiorias das pessoas procura ir para a praia  descansar. Com o verão outra dica essencial é cuidar da pele passando o protetor solar , hidratar-se e ficar atento a viroses e infecções que são frequentes nessa época do ano.

Não é porque você está de férias que você não deve ler um bom livro ou continuar informado de assuntos que são ligados com áreas do âmbito escolar. Isso é um ponto positivo para voltar para as aulas com muitas novidades!

Agora é só curtir as férias e recarregar as energias para o próximo ano letivo!

 

 

No dia 20 de novembro foi comemorado o Dia Da Consciência Negra. A data foi escolhida, pois foi nesse dia que o conhecido Zumbi dos Palmares faleceu. O Dia Nacional Da Consciência Negra foi instituído pela lei de número 12.519 em 10 de novembro de 2011.

Zumbi foi o último dos lideres do Quilombo Dos Palmares, o maior de todos os Quilombos no período colonial. Zumbi foi morto em 1965 por alguns bandeirantes que eram liderados por Domingos Jorge Velho.

Desde então, a imagem de Zumbi passou a ser um símbolo de luta e resistência  para os negros escravizados no Brasil. A data serve para refletir sobre os direitos e deveres de todos os homens, além de deixar evidente que todas as pessoas são dignas de respeito e igualdade independentemente da sua cor.

Algumas entidades,  como o conhecido Movimento Negro,  ministram palestras visando conscientizar, principalmente as crianças negras, para evitar desde cedo um auto-preconceito.  Muitas crianças já se sentem inferiores por terem nascido de uma cor diferente  a de uma boa parcela da população.

O Movimento Negro faz o papel que muitos cidadãos deveriam fazer com as crianças negras, que é fazer com que a elas se sintam especiais e não se sintam diferentes de outras crianças pelo fato da sua cor ser diferente. Se inserido desde cedo na vida das crianças, esse trabalho de conscientização feito pelo movimento Negro, pode prevenir a situação atual que vemos algumas vezes,  de crianças frustradas com sua cor. Isso pode e deve mudar, gerando  adultos mais seguros e sem frustrações por conta do racismo.

A sociedade  infelizmente ainda vive o racismo, uma forma de percebermos isso seria nos brinquedos infantis. Raramente existem bonecas negras. As crianças devem se espelhar e brincar com Barbies loiras e brancas de olhos azuis, mesmo  que essa realidade sejadiferente da sua. Dessa maneira a criança passa achar que o certo é ser loira de olho azul e não negra como é sua realidade!

São muitas as mudanças que ainda devem acontecer no Brasil para que ocorra cada vez mais a inserção da sociedade negra em todos os âmbitos, sejam eles econômicos ou sociais. Esperamos que nesse dia 20 de Novembro todos pensem no passado e no sofrimento dos negros e se conscientizem que juntos podemos mudar o país e que todos possam viver em um lugar melhor e sem preconceito!

Fonte:

Wikipedia

Brasil Escola

Dia 15 de novembro de 1889 a forma Republicana Federativa Presidencialista foi instaurada no governo Brasileiro.  A proclamação aconteceu na Praça Da Aclamação ,que hoje em dia leva o nome de Praça Da República, no Rio De Janeiro.  O Rio De Janeiro, na época da proclamação, era a capital do Brasil.

Manuel Deodoro da Fonseca no dia 15 de novembro de 1889 liderou um grupo de militares do exército brasileiro que destituíram o imperador e assumiram o poder do pais. Nesse mesmo dia foi instituído um Governo Provisório Republicano, com o Marechal Deodoro Da Fonseca como Presidente da República e Chefe do Governo Provisório,  o Marechal Floriano Peixoto como Vice-Presidente e como ministros Campos Sales, Benjamin Constant Botelho De Magalhões ,Quintino Bocaiuva e Rui Barbosa.

Até que os militares tomassem a atitude de enfrentar o Imperador já haviam ocorridos muitos outros problemas, além de reivindicações da sociedade e donos de fazendas com o Imperador. Uma das principais questões da época foi a escravidão, boa parcela das pessoas achavam a escravidão um tipo de trabalho que impedia a modernização, tanto social quanto econômica, do pais. Porém,  o Imperador Dom Pedro II manteve essa prática, fazendo com que as pessoas que eram defensores do fim da escravidão discordassem do seu governo.

Com a abolição da escravidão em 1888, a situação do imperador acabou  piorando. Os fazendeiros e proprietários de escravos sentiram-se ‘’rejeitados’’ pela coroa e se voltaram também contra o Rei.

Todas as atitudes do Imperador com a população acabou trazendo graves consequências, como um grupo de militares destituindo o governo. Com a República, a sociedade visava um modo de governar que pudesse dar mais direitos de participação política para a população e mais autonomia aos Estados, diferentemente da monarquia que estava sendo vivida. Porém,  o dia 15 De Novembro, em si,  foi apenas um passo para o tanto de transformações que aconteceram no Brasil desde então,  para vivermos o modelo político que vivemos atualmente.

Fonte:

Wikipedia

EscolaKids

Nesse final de semana serão realizadas as provas do ENEM (Exame Nacional Do Ensino Médio)). Muitos alunos estudaram o ano todo para essa maratona de provas (vestibulares e ENEM)  que começaram a acontecer no final de semana passado, com as provas de vestibulares de fora do estado de São Paulo, como em Londrina-PR.

O Enem tem algumas regras que devem ser seguidas como: Levar um documento original com foto, usar apenas caneta esferográfica preta e transparente e levar o cartão de confirmação da inscrição e principalmente, chegar com antecedência. Chegar atrasado é perder a prova!

No primeiro dia serão realizadas as provas de: Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias com tempo de 4 horas e 30 minutos.

No segundo dia serão realizadas as provas: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias com duração de 5 horas e 30 minutos.

Para quem fica muito nervoso antes da prova o ideal é fazer atividades relaxantes dias antes, e não se matar de estudar! Correr, andar com seu animal de estimação, sair com os amigos e familiares para descontrair são programas que devem ser feitos dias antes das provas.

A prova do final de semana não pode ser o assunto em todas as rodas de conversas, ’’desencane’’ um pouco, tudo que deveria ser estudado já foi agora deve- se apenas dar uma revisada na matéria.

Na noite anterior da prova é necessário ter uma noite de sono tranquilo e sem preocupações, dormir mais cedo é uma boa dica para ter mais horas de sono.

Na hora da prova leve uma garrafinha de água e alguma bolacha ou chocolate, pois como são muitas horas de provaa  fome vai bater!

Especificamente para o Enem que tem questões muito longas é necessário muita atenção nas chamadas ‘’pegadinhas ‘’. Se você percebeu que leu uma questão muito grande e esqueceu o que estava sendo falado na primeira linha, leia novamente para assim então resolvê-la

A concentração é essencial nessas provas, quando a desatenção bater tome uma água, vá ao banheiro coma algo e depois volte a focar na prova!

No segundo dia do Exame Nacional Do Ensino Médio será aplicada a prova de redação, faça primeiro a redação, pois ela conta muitos pontos e pode ajudar na nota.  Deixar a redação para fazer por último, depois de fazer todas as questões pode prejudicar bastante o candidato. Com a mente cansada e sem criatividade o resultado não será igual ao de logo que chegar à prova.

Também faça primeiros as questões que você tem mais facilidade, deixe as complicadas para depois, para assim você ganhar tempo!

Nos da Escola Pueri Domus desejamos boa sorte a todos os alunos e desejamos que façam uma boa prova ;)

Fonte:

EBC

 

ENSINO FUNDAMENTAL II

RELAÇÃO DE MATERIAL INDIVIDUAL – 2015 – 9º Ano

  Descrição

Qtde

  Apontador com depósito

1

  Borracha  macia

1

  Caderno universitário 50 folhas (Espanhol)

1

  Cadernos universitários 100 folhas (Mat, Ciê, Port, Geo, Hist,, Ing)

6

  Caixa de lápis de cor com  12  cores

1

  Calculadora de funções simples

1

  Caneta esferográfica azul

1

  Caneta esferográfica preta

1

  Caneta esferográfica  vermelha

1

  Caneta marca texto (cor clara)

1

  Cola em bastão grande

1

  Compasso com adaptador para grafite

1

  Estojo com zíper

1

  Etiquetas

24

  Folhas de Papel Vegetal A4 (geografia)

10

  Lápis grafite nº 2 ou 1 lapiseira com grafite B ou 2B        1
  Par de esquadros de 45° e 60° de plástico transparente e sem graduação, tamanho médio        1
  Pastas catálogo com 20 plásticos cada (1 Port e 1 Geral)

2

  Régua cristal 30 cm

1

  Tesoura

1

  Transferidor de plástico transparente de 180°

1

  Sugestão: pen-drive e garrafa de água (squeeze)

1

   

  Dicionário de Português

  Sugestões: Michaelis. Minidicionário da Língua Potuguesa. Ed. Melhoramentos

Miniaurélio. Ed. Positivo

1

   

   

  Dicionário de Espanhol

Ed. Longman para estudantes: Esp./Port.-Port/Esp.

Ed. Longman Pearson (compra deverá ser solicitada na Escola)

 

  Dicionário de Inglês

Dicionário Longman para estudantes brasileiros de inglês – Port./Ing.- Ing./Port. (acompanha CD)

Ed. Longman Pearson (compra deverá ser solicitada na Escola)

   

  Atlas Geográfico

  Atlas Geográfico Espaço Mundial (ISBN: 85-16-03688-X)

Autor: Graça Maria Lemos Ferreira. Ed. Moderna

   

  Geoatlas: edição reformulada e atualizada ISBN: 8508106262)

Autor: Maria Elena R. Simielli. Ed. Ática

 

Indicações de livro de Gramática

 

ABC da Língua Culta

Autor: Celso Pedro Luft

Ed. Globo

 

Gramática Escolar da Língua Portuguesa

Autor: Evanildo Bechara

Ed. Nova Fronteira

 

ENSINO FUNDAMENTAL II

RELAÇÃO DE MATERIAL INDIVIDUAL – 2015 – 8º Ano

  Descrição

Qtde

Apontador com depósito

1

Borracha  macia

1

Caderno universitário 50 folhas (Espanhol)

1

Cadernos universitários 100 folhas (Mat, Ciê, Port, Geo, Hist,, Ing)

6

Caixa de lápis de cor com  12  cores

1

Calculadora de funções simples

1

Caneta esferográfica azul

1

Caneta esferográfica preta

1

Caneta esferográfica  vermelha

1

Caneta marca texto (cor clara)

1

Cola em bastão grande

1

Compasso com adaptador para grafite

1

Estojo com zíper

1

Etiquetas

24

Folhas de Papel Vegetal A4 (geografia)

10

Lápis grafite nº 2 ou 1 lapiseira com grafite B ou 2B        1
Par de esquadros de 45° e 60° de plástico transparente e sem graduação, tamanho médio        1
Pastas catálogo com 20 plásticos cada (1 Port e 1 Geral)

2

Régua cristal30 cm

1

Tesoura

1

Transferidor de plástico transparente de 180°

1

Sugestão: pen-drive e garrafa de água (squeeze)

1

 
Dicionário de Português
Sugestões: Michaelis. Minidicionário da Língua Potuguesa. Ed. MelhoramentosMiniaurélio. Ed. Positivo

1

 
Dicionário de EspanholEd. Longman para estudantes: Esp./Port.-Port/Esp.Ed. Longman Pearson (compra deverá ser solicitada na Escola no início das aulas)

 

Dicionário de InglêsDicionário Longman para estudantes brasileiros de inglês – Port./Ing.- Ing./Port. (acompanha CD)Ed. Longman Pearson (compra deverá ser solicitada na Escola no início das aulas)
 
Atlas Geográfico
Atlas Geográfico Espaço Mundial (ISBN: 85-16-03688-X)Autor: Graça Maria Lemos Ferreira. Ed. Moderna
Geoatlas: edição reformulada e atualizada ISBN: 8508106262)Autor: Maria Elena R. Simielli. Ed. Ática 

 Indicações de livro de Gramática

ABC da Língua Culta

Autor: Celso Pedro Luft

Ed. Globo

Gramática Escolar da Língua Portuguesa

Autor: Evanildo Bechara

Ed. Nova Fronteira

 

ENSINO FUNDAMENTAL II

RELAÇÃO DE MATERIAL INDIVIDUAL – 2015 – 7º Ano

  Descrição

Qtde

Agenda PUERI DOMUS (adquirir na ZIP Papelaria)
Apontador com depósito

1

Borracha  macia

1

Caderno universitário 50 folhas (Espanhol)

1

Cadernos universitários 100 folhas (Mat, Ciê, Port, Geo, Hist,, Ing)

6

Caixa de lápis de cor com  12  cores

1

Calculadora de funções simples

1

Caneta esferográfica azul

1

Caneta esferográfica preta

1

Caneta esferográfica  vermelha

1

Caneta marca texto (cor clara)

1

Cola em bastão grande

1

Compasso com adaptador para grafite

1

Estojo com zíper

1

Etiquetas

24

Folhas de Papel Vegetal A4 (geografia)

10

Lápis grafite nº 2 ou 1 lapiseira com grafite B ou 2B        1
Par de esquadros de 45° e 60° de plástico transparente e sem graduação, tamanho médio        1
Pastas catálogo com 20 plásticos cada (1 Port e 1 Geral)

2

Régua cristal30 cm

1

Tesoura

1

Transferidor de plástico transparente de 180°

1

Sugestão: pen-drive e garrafa de água (squeeze)

1

Obs. Não aconselhamos o uso de fichário para alunos dessa série 
Indicações 
Dicionário de Português
Sugestões: Michaelis. Minidicionário da Língua Portuguesa. Ed. MelhoramentosMiniaurélio. Ed. Positivo

1

 
Dicionário de EspanholEd. Longman para estudantes: Esp./Port.-Port/Esp.Ed. Longman Pearson (compra deverá ser solicitada na Escola no início das aulas)
Dicionário de InglêsDicionário Longman para estudantes brasileiros de inglês – Port./Ing.- Ing./Port. (acompanha CD)Ed. Longman Pearson (compra deverá ser solicitada na Escola no início das aulas)
 
Atlas Geográfico
Atlas Geográfico Espaço Mundial (ISBN: 85-16-03688-X)Autor: Graça Maria Lemos Ferreira. Ed. Moderna
Geoatlas: edição reformulada e atualizada ISBN: 8508106262)Autor: Maria Elena R. Simielli. Ed. Ática 

 Indicações de livro de Gramática

ABC da Língua Culta

Autor: Celso Pedro Luft- Ed. Globo

Gramática Escolar da Língua Portuguesa

Autor: Evanildo Bechara - Ed. Nova Fronteira

 

ENSINO FUNDAMENTAL II

RELAÇÃO DE MATERIAL INDIVIDUAL – 2015 – 6º Ano

  Descrição

Qtde

Agenda PUERI DOMUS (adquirir na ZIP Papelaria)

1

Apontador com depósito

1

Borracha  macia

1

Caderno universitário 50 folhas (Espanhol)

1

Cadernos universitários 100 folhas (Mat, Ciê, Port, Geo, Hist,, Ing)

6

Caixa de lápis de cor com  12  cores

1

Calculadora de funções simples

1

Caneta esferográfica azul

1

Caneta esferográfica preta

1

Caneta esferográfica  vermelha

1

Caneta marca texto (cor clara)

1

Cola em bastão grande

1

Estojo com zíper

1

Etiquetas

24

Folhas de Papel Vegetal A4 (geografia)

10

Lápis grafite nº 2 ou 1 lapiseira com grafite B ou 2B        1
Pastas catálogo com 20 plásticos cada (1 Port e 1 Geral)

2

Régua cristal30 cm

1

Tesoura

1

Sugestão: pen-drive e garrafa de água (squeeze)

1

Obs. Não aconselhamos o uso de fichário para alunos dessa série
 
Dicionário de Português
Sugestões: Michaelis. Minidicionário da Língua Potuguesa. Ed. MelhoramentosMiniaurélio. Ed. Positivo
Dicionário de EspanholEd. Longman para estudantes: Esp./Port.-Port/Esp.

Ed. Longman Pearson (compra deverá ser solicitada na Escola)

 
Dicionário de InglêsDicionário Longman para estudantes brasileiros de inglês – Port./Ing.- Ing./Port. (acompanha CD)

Ed. Longman Pearson (compra deverá ser solicitada na Escola)

 
Atlas Geográfico
Atlas Geográfico Espaço Mundial (ISBN: 85-16-03688-X)Autor: Graça Maria Lemos Ferreira. Ed. Moderna
Geoatlas: edição reformulada e atualizada ISBN: 8508106262)Autor: Maria Elena R. Simieli. Ed. Ática

 

 

Indicações de livro de Gramática

 

ABC da Língua Culta

Autor: Celso Pedro Luft

Ed. Globo

 

Gramática Escolar da Língua Portuguesa

Autor: Evanildo Bechara

Ed. Nova Fronteira

 

ENSINO FUNDAMENTAL I

RELAÇÃO DE MATERIAL INDIVIDUAL – 2015 – 5º Ano

  Descrição

Qtde

Agenda Pueri Domus (ZIP Papelaria)

1

Apontador com depósito

1

Borracha  macia

1

Cadernos brochura 96 folhas de capa dura (tamanho Universitário)

3

Caderno de caligrafia p/ ortografia ( pequeno )

1

Caderno espiral 100 folhas de capa dura (tamanho Universitário) – as folhas não podem ser picotadas

1

Caderno grande de desenho – com capa dura e sem folha de seda

1

Caixa de lápis de cor com 24  cores

1

Calculadora de funções simples

1

Caneta esferográfica azul

1

Caneta esferográfica preta

1

Caneta marca texto (cor clara)

3

Cola em bastão grande

2

Compasso simples

1

Estojo com zíper

1

Estojo de caneta hidrográfica fina 12 cores

1

Lápis grafite nº 2 ou 1 lapiseira nº 7 ou 9

6

Minidicionário da Língua Portuguesa com nova ortografia  (Aurélio ou Houaiss)

1

Pasta catálogo com 50 plásticos (Clear Book – BD – 205)

1

Pasta com elástico

2

Pasta transparente com elástico

3

Pen drive 4GB

1

Régua cristal 30 cm

1

Prancheta

1

Tesoura ponta redonda

1

Transferidor 180º

1

 

LABORATÓRIO DE ARTES

Tinta fosca Pva cor laranja

1

Camiseta grande para artes (pode ser usada)

1

Cartolina  branca

1

 

Cola branca grande

1

 

Durex grande

1

 

Fita Crepe

1

 

Folha de EVA colorida

2

 

 

 

Massa p/ Biscuit

½ kg

 

Pacote de perfex

1

 

Papel color set laranja

1

 

Papel crepom laranja

1

 

Pincel n°14

1

*Todo material  deve ser identificado com o nome do aluno. A lista das obras literárias para leitura obrigatória será apresentada no início do ano letivo.

ENSINO FUNDAMENTAL I

RELAÇÃO DE MATERIAL INDIVIDUAL – 2015 – 4º Ano

  Descrição

Qtde

Agenda Pueri Domus (ZIP Papelaria)

1

Apontador com depósito

2

Bloco Criativo Cards Canson com 32 folhas, 04 folhas de cada cor, 08 cores 325mm x 235mm ( 32 fls)

1

Borracha  macia

2

Cadernos brochura 50 folhas de capa dura (tamanho Universitário)

3

Caderno de caligrafia p/ ortografia ( pequeno )

1

Caderno espiral 100 folhas de capa dura (tamanho Universitário) – as folhas não podem ser picotadas

1

Caderno quadriculado espiral 96 fls (tamanho Universitário)10mm x 10mm

1

Caderno grande de desenho – com capa dura e sem folha de seda.

1

Caixa de lápis de cor com 24 cores

1

Calculadora de funções simples

1

Caneta esferográfica azul

1

Caneta esferográfica preta

1

Caneta marca texto (amarela)

1

Cola em bastão pequena

1

Compasso simples

1

Estojo com zíper

1

Estojo de caneta hidrográfica fina 12 cores

1

Lápis grafite nº 2

6

Minidicionário da Língua Portuguesa com nova ortografia  (Aurélio ou Houaiss)

1

Pasta catálogo com 50 plásticos (Clear Book – BD – 205)

1

Pasta com ferragem

1

Pasta transparente com elástico

1

Pen drive 4GB

1

Régua cristal 20 cm

2

Prancheta

1

Tesoura ponta redonda

1

Transferidor 180º

1

LABORATÓRIO DE ARTES

Camiseta grande para artes (pode ser usada)

1

Cartolina  preta

1

 

Cola branca grande

1

 

Durex pequeno

1

 

Fita Crepe

1

 

Folha de EVA colorida

2

Massa p/ Biscuit

½ kg

 

 

 

Pacote de perfex

1

 

Papel color set na cor preta

1

 

Papel crepom na cor preta

1

 

Pincel n°14

1

Tinta fosca PVA cor preta

1

*Todo material  deve ser identificado com o nome do aluno. A lista das obras literárias para leitura obrigatória será apresentada no início do ano letivo.

  • (16) 3336 5333
  • |
  • contato@pueridomusararaquara.com.br
  • |
  • Avenida Vespaziano Veiga, 500 - Vila Harmonia
  • |
  • Araraquara - SP
Powered by WSI