Arquivo para outubro, 2015

O Halloween é uma festa comemorada no dia 31 de Outubro, véspera do Dia de Todos os Santos, muito representativa nos Estados Unidos, que por sua vez, foi trazida pelos imigrante irlandeses no século XIX.

A Tradição do Halloween surgiu 2500 anos atrás com o povo celta, eles acreditavam que no último dia de verão os espíritos dos mortos iam sair do cemitério para tomar posses dos corpos dos vivos. Para afastar os fantasmas, eles colocavam nas casas objetos assustadores como caveiras, ossos decorados, abóbodas enfeitadas, entre outras. Por ser uma festa pagã, foi condenada na Idade Média, tanto que quem celebrasse a festa era perseguido e lançado à fogueira na Inquisição, por isso foi chamado dia das Bruxas, fazendo referência às pessoas que celebravam esta data. A Igreja Católica, no intuito de cristalizar a festa, acabou criando o Dia dos Finados. No Brasil, a tradição surgiu com a influência da terra do Tio Sam, principalmente vinda pela mídia. A cultura do Halloween ficou mais popular com os cursos de inglês que incentivam o aprendizado com aspectos culturais daquele determinado povo.

Contexto Brasileiro- Saci é rei!

Aqui em terras tupiniquins, o Saci é a figura mais conhecida de todo o folclore, que provavelmente tenha surgido na época da colonização no Sul país representado por um menino indígena com rabo que praticava brincadeiras e pregava peças na floresta.  Ao migrar para região Norte do país, o indiozinho sofreu contato com a africanização proveniente da escravidão, nisso surgiu a figura que hoje conhecemos. O Saci transformou-se num jovem negro com apenas uma perna, pois havia perdido a outra numa luta de capoeira. Passou a ser representado usando um gorro vermelho e um cachimbo.

Esse personagem é uma figura importante no interior do Brasil, sempre lembrado em rodas de conversa, pois ele faz parte do imaginário popular. Essa história foi trazida para os centros urbanos pela televisão, onde foi retratada a obra literária Sítio Pica-Pau Amarelo.

O dia 31 de Outubro também é dia do Saci, e não há nada mais fascinante que histórias como estas. Os mitos e lendas, como a do Saci, são reflexos da sociedade, elas fazem a função de explicar vários fenômenos relacionados as experiências naquele contexto, passadas de geração e geração por via oral, e, como quem conta aumenta um ponto, os textos são acrescentados de valores daquele determinado contexto repassados.

O imaginário popular é impregnado desses valores que formam a sociedade em todos os seus aspectos.

Referências:

Portal Forum – Festa do Saci 2015 – colabore, festeje! : http://www.revistaforum.com.br/blogdomouzar/2015/10/07/festa-saci-2015-colabore-e-festeje/

No dia 20 de Outubro, estreou na canal Band o Master Chef Junior, a versão kids do reality show de culinária que conquistou o Brasil. Agora os participantes são crianças e pré-adolescentes entre 9 e 13 anos, que disputarão uma viagem para Disney e um curso de culinária com os famosos jurados do programa, Paola Carosella, Henrique Fogaça e Erik Jacquin. Para quem acha que cozinha não é lugar de criança, está muito enganado, os participantes elaboram pratos dignos de banquetes, e isso prova que criança pode sim estar na cozinha.

Outra história de amor pela cozinha desde cedo é de João Camargo, de 15 anos. Hoje ele faz o maior sucesso com sua confeitaria artesanal na cidade do Rio de Janeiro. Bisneto do poeta Vinícius de Moraes, João cozinha como quem faz versos, palavras do próprio menino que encontra sua felicidade transformada em pratos e nos pratos. Tanta afinidade começou aos 7 anos, quando começou a fazer biscoitos e vendê-los para comprar um cachorro. Ele foi crescendo e com eles as habilidades, até estudou com uma das maiores chefs da cidade do Rio de Janeiro, Roberta Sudbrack.

Para quem tem curiosidade, ou procura uma experiência, a cozinha é um prato cheio. Há na internet sites especializados em gastronomia voltada aos pequenos, que salvam aquele lanche da tarde da mesmice e as horas de tédio. Contudo, todo cuidado é pouco e deve-se tomar muito cuidado com os utensílios como facas e o próprio fogão. Sempre é bom ter um adulto por perto para ajudar no manuseio e ensinar como se dar bem com o avental.

A sala de aula na Cozinha

Além de matar a fome, a cozinha é um ótimo lugar para o aprendizado. Nela você aprende inúmeros exercícios, como o da perseverança, porque não quer dizer que logo de primeira você irá acertar o ponto, você aprende a ter paciência e a treinar. Muitos não sabem, mas dá para aprender matemática entre as panelas, como porcentagens, medidas, quantidades, formas geométricas, pois a matemática está em todos os lugares, desde uma simples e gostosa receita de bolo de chocolate.

Você já se aventurou em alguma receita?

Referências:
Disney Babble
Folha – Folhinha
A Crítica

Dia do Professor - Pueri
Ser professor é uma das primeiras profissões do mundo. A ligação entre essas palavras vem desde sua raiz etimológica, professor e profissão. Ambas as palavras derivam do latim professum, que, por sua vez, vem do verbo profitēri: “declarar perante um magistrado, fazer uma declaração, manifestar-se; declarar em alto e bom som, afirmar, assegurar, prometer, protestar, obrigar-se, confessar, mostrar, dar a conhecer, ensinar, ser professor” (Houaiss). Ainda sobre a palavra de origem, professar depende de outro para existir, precisa do aluno. Ser professor é reinventar a função todos os dias, a partir do momento que se entra na sala de aula, mesmo com dificuldades e barreiras.

O dia do Professor no Brasil

A democratização do ensino no Brasil foi tardia. Anteriormente, não havia escolas para todos, somente para quem poderia pagar por ela. Em 15 de Outubro de 1827, o então Imperador do Brasil, D. Pedro I, criou a primeira escola primária do Brasil chamada “Escola de Primeiras Letras”. Dessa criação surgiu um decreto que estipulava o que seria ensinado e os salários dos professores. Nessas escolas as crianças deveriam aprender ler e escrever, aprender a fazer as principais operações matemáticas (somar, subtrair, multiplicar e dividir). Os meninos teriam aulas de geometria enquanto as meninas de “prendas domésticas”.
Depois de 120 anos, os professores ganharam seu dia especial. Isso aconteceu numa pequena escola de São Paulo, onde um professor chamado Salomão Becker sugeriu que a data 15 de outubro fosse definida como o dia para reuniões para se falar sobre as aulas. Foi um sucesso, tanto que outras escolas começaram a tirar esse dia para reuniões, até que em 1963 foi estipulado pelo Decreto Federal 52. 682, assinado pelo então presidente João Goulart.
Aqui no Brasil é comemorado no dia 15 de Outubro, mas o dia Internacional do professor é o dia 5 de Outubro, criado pela UNESCO em 1994. Existem outros países com datas diferentes, como o dia 16 de maio na Malásia ou 24 de novembro, na Turquia. O dia do professor é um dia importante, mostre seu carinho à pessoa que leva conhecimento a você!

Referências:
Sobrinho News
Site Calendarr

O Pueri Domus preparou uma festa em comemoração ao dia das crianças. Confira tudo o que aconteceu em nosso álbum no Facebook: Álbum Dia das Crianças Pueri Domus

Dia das Crianças - Pueri Domus

Dia das Crianças - Pueri Domus

Organizamos uma semana muito especial para nossos alunos, com muita alegria e diversão.

Organizamos uma semana muito especial para nossos alunos, com muita alegria e diversão.

Organizamos uma semana muito especial para nossos alunos, com muita alegria e diversão.

 

Logo celebra-se o dia das crianças, mas essa data, antes, não era comemorada, muito menos havia preocupações sobre a infância. Por muito tempo a infância foi desconsiderada e as crianças eram pequenos adultos, sem ter a proteção e cuidados que elas mereciam. Muitas eram obrigadas a trabalhar, sem acesso à educação e ao tempo delas mesmas.

A primeira comemoração internacional foi realizada no dia 1° de Julho de 1950, organizada pela Federação Democrática Internacional das Mulheres, com intuito de aliviar os efeitos da Segunda Guerra, que terminou em 1945. Naquela época, nos países mais atingidos, Alemanha, Japão e Itália, as crianças era tratadas muito mal. Com a crise econômica, os pais estavam mais preocupados em arrumar emprego do que cuidar dos filhos, e as crianças era obrigadas a trabalhar e não aproveitavam a infância.

O dia das crianças no Brasil

No Brasil, começou a se comemorar o dia nos anos 60, mas não era prática presentear fora de celebrações como aniversários ou Natal. Nesta época, as fábricas de brinquedos começaram a fazer campanhas para aumentar as vendas desses produtos no mês de outubro.

O verdadeiro significado do dia das crianças não está no consumo de brinquedos e produtos destinados aos pequenos, mas sim, no respeito e igualdade às crianças, que, como indivíduos, precisam dos cuidados, assistência e direitos guardados para terem desenvolvimento pleno no  futuro.

A Declaração dos Direitos da Criança, criada pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 20 de novembro de 1959, foi a primeira iniciativa para que as crianças tivessem direitos, como receber amor, atenção, educação gratuita, cuidados médicos garantidos. Por isso, nesta data comemora-se o Dia Universal da Criança.

Em outros países, a data é lembrada em dias diferentes do nosso. Na Índia, por exemplo, a data é comemorada em 15 de novembro. Em Portugal e Moçambique, a comemoração acontece no dia 1º de junho. Em 5 de maio, é a vez das crianças da China e do Japão comemorarem.

Referência
Blog Pequenos pelo mundo

Nossas crianças merecem o melhor nos quesitos educação e alimentação – por isso todos os meses o Pueri Domus prepara um cardápio nutritivo , com o desafio de parecer apetitoso para os pequenos.

Para conferir todas as refeições do mês, clique em nosso cardápio, para ver a imagem ampliada.

 

 

 

 

 

 

 

 

Preservar é cuidar

Neste domingo, 04 de outubro, celebra-se o dia dos animais, uma data importante para lembrar que os nossos bichinhos também têm direitos e precisam de cuidados. Essa data foi escolhida em 1931 durante uma convenção de Ecologistas em Florença, na Itália. A ideia inicial era a preocupação com os animais em extinção. Com o passar do tempo, com o aprofundamento do estudo da ética e de várias ciências ligadas à natureza, o debate ganhou peso e base científica chegando no momento a ser encarada como uma questão de sobrevivência da humanidade.

Animais em risco e abandono

Com a grande exploração que o homem causa à natureza, cada vez mais proporciona desiquilíbrio. O estilo de vida que prioriza o consumo, desestabiliza ainda mais o ecossistema, e isso tem ligação direta com a fauna. Há uma maximização da produção animal que possui um preço elevado. Cada vez mais as espécies são criadas confinadas, em espaços reduzidos, com alimentação industrializada para produzirem mais, sem perceber o sofrimento dos animais nas fazendas e frigoríficos. Nas cidades, ter um cão ou um gato em casa é uma prática bastante tradicional. Entretanto, pouco se faz para o controle da natalidade e como consequência, os animais indesejados são abandonados, tornando-se um grave problema de saúde pública. A destruição das florestas, também destrói o habitat de várias espécies silvestres, levando algumas delas a desaparecerem, pois não encontram um ambiente adequado de moradia, alimentação e reprodução.

Por sorte, muitas pessoas têm se sensibilizado para a causa animal. Muitas lutam pela preservação dos animais silvestres, com a preservação de seu habitat, outros procuram lares para vários animais sem raça definida e abandonados nas ruas ou que sofrem maus tratos de seus donos. Deve-se pensar ainda sobre como os animais criados em cativeiro para fins alimentícios sofrem.

Como parte da natureza não devemos fechar os olhos às outras criaturas, devemos cuidar e respeitar. Só assim chegaremos ao equilíbrio.

 

Referência:
Greenpeace 

 

  • (16) 3336 5333
  • |
  • contato@pueridomusararaquara.com.br
  • |
  • Avenida Vespaziano Veiga, 500 - Vila Harmonia
  • |
  • Araraquara - SP
Powered by WSI