Arquivo para fevereiro, 2016

Pense num caminho, agora pense que esse caminho é o tempo. Mesmo que você esteja parado, os segundos estão em movimento. Isso significa que os segundos passam e você está se deslocando como estivesse num trem que corre para o futuro em velocidade constante. Um dado importante: o tempo passa diferente conforme sua perspectiva. Se você estiver parado, ele passa mais rápido, agora, se você estiver em movimento, ele passa mais devagar. Parece algo muito louco, mas é a Teoria da Relatividade, criada por Einstein em 1916. O tempo deixa de ser um valor universal e passa a ser relativo, dependendo do ponto de vista de cada indivíduo para existir.

O que parece ficção cientifica das boas, é pura realidade, aliás, que está acontecendo agora, nesse mesmo momento. Outra coisa que vai fazer você pensar como se estivesse num filme, é que quando chega ao máximo de velocidade, a velocidade da luz, o tempo para de passar. Disso tiramos duas conclusões: o tempo e o espaço estão interligados, assim como a matéria e a energia. Para Einstein tudo é energia. Daí, a célebre fórmula: E =mc2 (energia = massa vezes a velocidade da luz ao quadrado).

A matéria que pode ser qualquer coisa existente altera o universo. Como se o universo fosse um lençol esticado, quando se coloca sobre ele um objeto, observa-se que aquele ponto afunda. É isso que acontece no espaço: a matéria muda a configuração geográfica do local. E isso ocorre graças à gravidade, essa forcinha que nos deixa com os pés no chão. Então o que a gente vê é totalmente retorcido, fincado e modificado por inúmeras matérias. Ah, isso também muda o tempo!

As contribuições para a humanidade não param por ai, Einstein também examinou a influência do tempo e do espaço na atração entre os corpos e redefiniu a gravidade. Essa grandeza chamada gravidade, foi pensada pela primeira vez por Isaac Newton no século XVIII. Einstein questionou a física clássica, a qual acreditava-se que a gravidade só era influenciada pela ação das massas dos corpos e propôs uma nova linha de pensamento, que consegue explicar outros fatos no universo, como as ondas gravitacionais, produzidas logo após o Big Bang, que se propagam até hoje pelo cosmo.

Com certeza já escutaram que o espaço é um vácuo, onde não existe ar. Quando não há ar, não há som. Isso porque os sons são formados por ondas e são levados até os nossos ouvidos através do ar. Agora, com a descoberta das ondas gravitacionais, será possível ouvir a sinfonia do universo e aprender a descobrir seus segredos por outros olhares, descobrir a enxergar os objetos cósmicos invisíveis, como os buracos negros.

O que são as ondas gravitacionais?

As ondas gravitacionais são vibrações no espaço-tempo, o material de que é feito o universo. Os corpos mais densos do universo liberam energia através dessas ondas. Antes, o próprio Einstein acreditava que nunca veríamos essas ondas, porque elas estavam muito longe da Terra, anos se passaram e, em 2016, as longas distâncias já não são tão problemáticas para a ciência.

Imagina um lago. Agora, imagine-se jogando uma pedra nele, logo em seguida é possível observar as ondas se formando, as quais mudam toda a paisagem. Também é interessante notar que próximo de onde a pedra caiu, as ondas são mais fortes, ao passo que, ao se expandir elas vão se tornando mais leves e fracas. Assim se comportam as ondas gravitacionais no espaço. Os cientistas detectaram-nas como ondas de som, e esse som era como o de assobios.

Einstein trouxe uma nova forma de ver o mundo físico, em que nada é desassociado: Espaço, tempo e matéria.

Referências:

EFísica

INAPE

El País

Você sabia que hoje é o Dia do Esportista? Aí você responde, “que eu tenho a ver com isso”? Tudo! Este ano iremos sediar o maior evento de celebração ao esporte: as Olimpíadas!

Nada de pensar “poxa, que chato, várias modalidades que nem sei o que são!”. Este post foi feito para você mudar essa ideia e começar a olhar com bons olhos o que o esporte representa para a humanidade. Aliás, você vai descobrir que a história do esporte é muito mais antiga do que sua vã filosofia pode supor, pequeno gafanhoto.

Jogos Olímpicos – Como surgiram e como eram feitos

Por volta do ano 2500 a.C., lá na Grécia Antiga, começaram as Olímpiadas, mas não da forma como são conhecidas hoje, e sim de uma maneira mais sagrada, pois haviam cultos a Zeus, o deus do Olimpo. A origem do nome remete à cidade onde situava-se a casa dos deuses, em Olímpia, aos pés do Monte Olímpio. A filosofia grega, alicerce da filosofia moderna, acreditava no equilíbrio entre corpo e mente e no esporte como forma de celebração. Nasce aí, como forma de cultuar Zeus, a competição esportiva mais antiga da civilização ocidental.

Um fato também importante sobre essa época era como essa civilização se organizava. Embora a Grécia seja relativamente pequena e os povos tivessem uma unificação cultural muito sólida, a divisão política não era bem assim. Eles se separavam em cidades-estados, nos quais cada cidade tinha autonomia e uma política própria. Para saber quem eram os melhores em toda a Grécia, haviam as competições esportivas, mais conhecidos como os Jogos Olímpicos. O tempo passou, o mundo deu muitas voltas de diversas formas, e as Olímpiadas foram deixadas de lado na Era Cristã, por conta da crença de que esta fazia culto ao pagão.

Em 1884, com o pensamento de que os jogos eram uma fonte de inspiração para o aperfeiçoamento do ser humano, o barão Cuorbetin sugeriu a volta dos jogos. E não é que aconteceu? No dia 23 de Junho desse mesmo ano, reuniram-se para os jogos 285 atletas amadores de 13 países, em provas de atletismo, esgrima, luta livre, ginástica, halterofilismo, ciclismo, natação e tênis. Os jogos sempre foram palcos para diversas manifestações políticas, pois eles detêm de visibilidade.

Os esportes Olímpicos

Esporte é esporte, contudo, para ser considerado olímpico, deve possuir algumas características: modalidades masculinas devem ser praticadas no mínimo em 75 países e nos 4 continentes. Já as femininas devem ser praticadas no mínimo por 40 países em 3 continentes. Para não extrapolar um número razoável para a competição, o Comitê Olímpico Internacional (COI) definiu que, para um novo esporte entrar, o outro tem que sair. São, no total, 38 esportes no jogos de verão. Como estes também vivem em constantes mudanças, o COI determina, a cada dois anos, o que entra e sai de cena nesse cenário.

Se você ficou empolgado com o espírito olímpico, saiba tudo e mais um pouco no site do Rio 2016. Vamos já preparar a casa para receber o esporte e tudo que ele traz de bom pra nós!

 

Um garoto de seis anos, cheio de energia, tem um fiel companheiro: Haroldo, um tigre de pelúcia que sempre está ao lado de Calvin, ajudando-o a olhar o mundo de forma diferente, a criticá-lo e a contestá-lo. Assim, eles exploram o melhor que o mundo pode oferecer e mostram que é possível enfrentar tudo, a partir de uma verdadeira amizade.

A amizade pode ter surgido como instinto de sobrevivência, lá nos primórdios do homem, para proteger o outro dos perigos que o mundo oferecia. A princípio, por questões de interesse, a amizade foi baseada em trocas de favores, mas, a partir da evolução humana, com os homens vivendo em comunidade, essas relações se estreitaram. O cérebro mudou e as substâncias que ele produz se aperfeiçoaram e passaram a proporcionar sentimentos, prazer e conforto. Hoje, quando se tem fome paramos em qualquer lanchonete para comer, mas o amigo tem que se fazer presente, porque sem ele não há graça alguma, diferente de lá do começo em que o homem caçava sua própria refeição e as parcerias se fizeram necessárias.

Recebendo sempre significados, ninguém atravessa a vida sem encontrar um amigo para chamar de seu. Essa relação é de grande importância, pois aborda a socialização, a cooperação e a aceitação. Mesmo quando seu amiguinho sai de casa com uma roupa duvidosa, você aceita, porque é seu amigo!

O que significa ter um amigo

Dizem por ai que amigo que é amigo sempre está presente nos vários momentos, pode ser para uma festa, para brincar ou pagar um mico, afinal de contas, a amizade é criada pelas experiências vividas coletivamente, onde é criada a afetividade. E sem afeto não há sentido em nossas ações.

Ter amigos faz um bem danado para a saúde, pois você fica feliz e isso mexe com os hormônios. Quem tem amigos também nunca vai ficar sozinho, e o fator solidão pesa bastante para a nossa saúde.

Não importa quem é seu amigo, quanto anos ele tem, se é imaginário ou real, se está longe ou mora do lado de casa: as amizades construíram o melhor do mundo e é com elas e para elas que damos o nosso melhor sempre! Não acha que sua vida é bem melhor e mais divertida junto com seu amigo?

 

Na semana passada, fizemos uma grande folia com nossos pequenos alunos, com direito a máscaras, fantasias e muito confete!

Você pode conferir as fotos do evento em nossa página no Facebook, no álbum Carnaval 2016. Confira já as imagens e divirta-se com a gente :)

Reações a certos alimentos é algo mais comum do que se pensa. Essa condição atinge cerca de 6% das crianças do Ocidente, e já é considerada uma epidemia, com aumento significativo nas últimas décadas. As alergias a alimentos trazem sintomas desde urticária a choque anafilático, nos diversos mecanismo de defesa do organismo.

O que é alergia

A alergia é uma reação exagerada do sistema imunológico, que enxerga algumas substâncias como agentes perigosos. Confundem pólen, poeira e alguns alimentos com bactérias e vírus. Como um exército, as células de defesas atacam o “invasor” com uma substância chamada histamina. O ataque tem uma finalidade: expulsar o perigo em potencial através de reações como espirros ou tosse.
Quando se fala em alergias alimentares, as mais recorrentes são a de leite e a de ovo, que podem atenuar ou desaparecer ao longo da infância. O problema está em deixar a vida da criança restrita, já que ela é proibida de consumir tais alimentos e seus derivados, pois dependendo da reação, pode levar até a morte.
Os primeiros sintomas surgem logo na primeira infância, nos primeiros 3 meses de vida, como o aparecimento de urticárias constantes, já que nesse período a criança é predisposta a desenvolver esse tipo de reação. Alguns fatores externos têm relação com o surgimento das alergias, já que o sistema imunológico está sendo construído após o nascimento. O problema está no fato de que não existe ainda prevenção para esse tipo de problema, mas as pesquisas estão procurando soluções para investir em tratamentos preventivos logo na gestação.

Fique de olho nos sintomas

A alergia clássica alimentar é causada pela ação de um anticorpo chamado IgE. Como o organismo é programado para protegê-lo de qualquer possível invasor, algumas proteínas não são reconhecidas e passam a representar perigo. Geralmente, quem apresenta alergia alimentícia também possui alergias como rinite, asma, alergias de pele e outras, já que o organismo produz defesa exageradamente para qualquer parte do corpo.
Quando há uma reação alérgica, ela se manifesta em alguns minutos após a ingestão do alimento e demora cerca de 4 a 6 horas para passar. Como há grande quantidade de mastócitos no pulmão, garganta, pele, nariz e intestinos, os sintomas alérgicos costumam estar ligados a estes órgãos. Os sintomas mais recorrentes são a urticárias, placas vermelhas que coçam. Outro sintoma mais perigoso é o inchaço da mucosa, que pode se manifestar na língua e garganta, proporcionando sufocamento no indivíduo.

O diagnóstico é feito através de testes médicos que determinam quais são as moléculas que causam as reações, e o melhor tratamento é a prevenção, evitando consumir esses tipos de alimentos. Essa situação acaba sendo muito restritiva à criança, mas hoje são oferecidas várias opções que trocam esses alimentos por similares, como o leite de vaca por leite de soja ou amêndoas, além da internet oferecer muito mais informação sobre alimentação alérgica e os cuidados para se ter qualidade de vida. A ciência está na busca por descobrir as causas das alergias e a cura para essa doença.

Uma coisa é certa: sempre opte por alimentos orgânicos, evite alimentos processados e com muito agrotóxico, afinal, você é aquilo que come.

Referência:

EBC

CARDÁPIO – NUTRI + KIDS – FEVEREIRO/2016
OBS: OS ACOMPANHAMENTOS PODEM VARIAR SEM AVISO PRÉVIO
DATA LANCHE MANHÃ ALMOÇO PRATO OPCIONAL SOBREMESA LANCHE TARDE JANTAR JANTAR
SOPA
01/fev SUCO OU LEITE ARROZ / FEIJÃO FRANGO GELATINA DE MORANGO SUCO MACARRÃO A BOLONHESA SOPA DE MACARRÃO CONCHINHA COM FRANGO EM CUBOS
PÃO DE FORMA COM PEITO DE PERU ALMÔNDEGA AO MOLHO DE TOMATE BISNAGUINHA INTEGRAL C/ RECHEIO DE FRANGO DESF.
COUVE REFOGADA
FRUTA ACELGA COM CENOURA RALADA FRUTA
02/fev SUCO OU LEITE ARROZ CARNE GELATINA DE LIMÃO SUCO ARROZ COM CARNE E SELETA CALDO DE FEIJÃO COM LEGUMES
BISNAGUINHA COM REQUEIJÃO STROGONOFF DE FRANGO PAO DE FORMA INTEGRAL COM PEITO DE PERU
SALADA DE TOMATE COM ALFACE ROXA
FRUTA FRUTA
03/fev SUCO OU LEITE ARROZ / FEIJÃO CUBOS DE FRANGO GELATINA DE MARACUJÁ SUCO BEIRUTE DE FRANGO COM CENOURA RALADA SOPA DE LEGUMES COM FRANGO
PAO DE FORMA INTEGRAL COM CREME DE QUEIJO FRESCO CARNE COZIDA C/ LEGUMES, CHUCHU, TOMATE E PÃO DE QUEIJO
VAGEM
FRUTA SALADA DE REPOLHO MISTA, BRANCO E ROXO FRUTA
04/fev SUCO OU LEITE ARROZ BIFE 1 MINI KINDER OVO SUCO ESCONDIDINHO DE ATUM COM BRÓCOLIS SOPA DE MILHO VERDE
PÃO DE QUEIJO FRANGO A MILANESA DE FORNO TORTA ASSADA DE FRANGO
CREME DE MILHO
FRUTA SALADA MISTA DE FOLHAS C/ TOMATE CEREJA FRUTA
05/fev SUCO OU LEITE ARROZ / FEIJÃO CARNE GELATINA DE AMORA SUCO ARROZ DE FORNO SOPA DE CALDO VERDE
BOLO FORMIGUEIRO COM FARINHA INTEGRAL E AVEIA FRANGO DESFIADO REFOGADO C/ERVILHAS E PALMITO BOLO CENOURA COM CALDA DE CHOCOLATE
PURE DE ABOBORA CABOCHA COM ERVAS
FRUTA SALADA DE TOMATE FRUTA
11/fev SUCO OU LEITE ARROZ / FEIJÃO FRANGO GELATINA DE CEREJA IOGURTE SALUTE COM CORN FLAKES SEM AÇUCAR POLENTA COM CARNE MOÍDA SOPA DE CREME DE TOMATE
MINI PÃO CASEIRO COM MUÇARELA ROCAMBOLE DE CARNE C/ PRESUNTO E BROCOLIS
CHUCHU REFOGADO COM ORÉGANO
BISCOITO CENOURA COM BETERRADA RALADA FRUTA
12/fev SUCO OU LEITE ARROZ / FEIJÃO CARNE GELATINA DE ABACAXI SUCO PIZZA CROCK INTEGRAL COM ATUM E ESCAROLA CALDO DE ERVILHAS COM FRANGO
BOLO INTEGRAL DE  BANANA SOBRECOXA ASSADA BISNAGA INTEGRAL COM PATE DE ATUM E CENOURA RALADA
SALADA DE ABOBRINHA COM MILHO REFOGADO
FRUTA ALFACE FRUTA
15/fev IOGURTE SALUTE COM CORN FLAKES SEM AÇUCAR ARROZ / FEIJÃO FRANGO GELATINA DE TANGERINA SUCO FRICASSE DE CARNE MOÍDA NO POTINHO SOPA DE BATATA COM CARNE MOÍDA
BOLINHAS DE CARNE ASSADA COM COUVE ESCONDIDA PAO DE FORMA INTEGRAL COM RICOTA
SELETA DE LEGUMES
FRUTA RÚCULA COM TOMATE CEREJA FRUTA
16/fev SUCO OU LEITE PANQUECA DE CARNE MOÍDA FRANGO FLAN DE CHOCOLATE SUCO FRANGO EM CUBOS COM PURÊ DE MANDIOQUINHA FRANGO COM LEGUMES EM CUBO
MINI PAO CASEIRO COM PATÊ DE PEITO DE PERU COUVE REFOGADA BOLO DE MAÇA
PEPINO COM REPOLHO ROXO
FRUTA FRUTA
17/fev SUCO OU LEITE ARROZ / ERVILHA FRESCA FRANGO GELATINA DE UVA SUCO BATATA RECHEADA COM QUEIJO BRANCO E MILHO VERDE SOPA DE CREME DE LEGUMES
PÃO DE FORMA INTEGRAL QUEIJO FRESCO PEIXE COM ERVAS MISTO DE PÃO INTEGRAL COM QUEIJO FRESCO
PURÊ DE ABÓBORA COM CENOURA
FRUTA SALADA DE ALMEIRÃO FRUTA
18/fev SUCO OU LEITE ARROZ / FEIJÃO FRANGO GELATINA DE MORANGO SUCO YAKSSOBA SOPA DE ALHO PORÓ COM BATATA
PÃO DE QUEIJO LAGARTO TEMPERADO C/ TOMATE, PIMENTÃO, PÃO DE QUEIJO
CEBOLA E AZEITONA
FRUTA COUVE FLOR COZIDA A VAPOR FRUTA
19/fev SUCO OU LEITE ARROZ FRANGO GELATINA DE LIMÃO IOGURTE SALUTE COM CORN FLAKES
FRUTA
ARROZ COM CENOURA E FRANGO EM CUBOS SOPA DE CABOCHA
MINI ENROLADO PRESUNTO E QUEIJO MADIOQUINHA COM CARNE DESFIADA
ESCAROLA REFOGADA
FRUTA SALADA DE AGRIÃO COM TOMATE
22/fev SUCO OU LEITE ARROZ / FEIJÃO FRANGO GELATINA DE MARACUJÁ SUCO ESCONDIDINHO DE MANDIOCA COM FRANGO DESFIADO SOPA DE MANDIOQUINHA
PAO DE FORMA NA CHAPA COM REQUEIJÃO PICADINHO DE CARNE COM MOLHO ROSE BISNAGA INTEGRAL C/ QUEIJO MUÇARELA, TOMATE, ORÉGANO
BATATA BOLINHA TEMPERADA COM ERVAS
FRUTA SALADA TOMATE COM CHUCHU FRUTA
23/fev IOGURTE SALUTE COM CORN FLAKES SEM AÇUCAR MACARRONADA COM MOLHO BOLONHESA CARNE SALADA DE FRUTAS: MAÇA, BANANA. MAMÃO E CALDO DO SUCO DE LARANJA SUCO ESPETO DE KAFTA COM SALADA DE TABULE CREME SUIÇO
BRÓCOLIS REFOGADO COM TOMATE E CEBOLA MINI ESFIRRA DE FRANGO
SALADA DE FOLHAS COM PEPINO
FRUTA FRUTA
24/fev SUCO OU LEITE ARROZ / FEIJÃO FRANGO GELATINA DE AMORA SUCO BARQUINHA DE CARNE COM PURÊ DE BATATAS SOPA DE MANDIOQUINHA
PÃO DE FORMA INTEGRAL COM PATE DE ATUM BIFE ACEBOLADO PICADINHO BISNAGA INTEGRAL COM PATÊ DE PEITO DE PERU
ABOBRINHA REFOGADA COM TOMATE E CHUCHU
FRUTA FRUTA
25/fev SUCO OU LEITE ARROZ / FEIJÃO CARNE DESFIADA GELATINA DE CEREJA SUCO MACARRONADA COM CARNE SOPA DE ERVILHAS
MINI PAO CASEIRO INTEGRAL COM REQUEIJÃO FRICASSE DE FRANGO PÃO NA CHAPA INTEGRAL COM REQUEIJÃO
LEGUMES SOUTÉ
FRUTA ALFACE ROXA COM CENOURA RALADA FRUTA
26/fev SUCO OU LEITE ARROZ FRANGO GELATINA DE ABACAXI SUCO MACARRÃO INTEGRAL COM BRÓCOLIS E FRANGO CANJA DE LEGUMES COM FRANGO EM CUBOS
BOLO CENOURA COM CALDA DE CHOCOLATE STROGONOFF DE CARNE BOLO DE CHOCOLATE
PURÊ DE CENOURA
FRUTA VINAGRETE FRUTA
29/fev SUCO OU LEITE ARROZ / FEIJÃO CARNE GELATINA DE TANGERINA SUCO BIFE A ROLÊ COM PURE DE MANDIOQUINHA SOPA DE PALMITO
MINI ESFIRRA DE CARNE FILÉ DE FRANGO EM TIRAS MINI ENROLADO DE RICOTA C/PEITO PERU
REPOLHO BRANCO COM CENOURA RALADA REFOGADA
FRUTA FRUTA
  • (16) 3336 5333
  • |
  • contato@pueridomusararaquara.com.br
  • |
  • Avenida Vespaziano Veiga, 500 - Vila Harmonia
  • |
  • Araraquara - SP
Powered by WSI