Arquivo para maio, 2016

No dia 25 de maio foi comemorado o dia do Orgulho Nerd ou o Dia da Toalha, uma data dedicada ao escritor Douglas Adams, idealizador da saga “Guia do Mochileiro das Galáxias”. Além disso, o dia 25 de maio de 1977 foi exibido pela primeira vez o ícone Star Wars, uma franquia de grande sucesso que até hoje domina o imaginário de muitas pessoas. Quem nunca ouviu: “Que a Força esteja com você!”?

Star Wars – mitologia, arquétipos e referências mil

O mundo de Star Wars é tão presente em nossas vidas que é impossível não identificar algum personagem. Ele carrega muitas curiosidades, vamos conhecer?

Em primeiro momento, temos que saber o que é arquétipo: é um conceito que define padrões do inconsciente coletivo, importante para externar, em forma de símbolos, o que existe no inconsciente. Esses padrões são passados de geração em geração em forma de histórias, como contos de fadas, lendas e mitologias. São importantes porque ajudam a satisfazer as principais necessidades humanas de realização, de sentimento de pertencer, de independência e estabilidade.

No filme Star Wars, assim como em outros, há vários arquétipos e o mote central do filme, gira entorno da luta entre o bem e mal. Ali, encontramos várias figuras que já habitam nosso imaginário: heróis, vilões, princesas, magos, dentre muitos. Há uma similaridade com outras histórias, como as mitologias gregas e cristã, ou filmes como Harry Potter e super-heróis da Marvel.

Guia do Mochileiro das Galáxias – por que ler?

Na sequência de 5 livros da Saga, o autor elabora um trabalho muito rico sobre a sociedade. O texto é repleto de lições verdadeiras sobre como o homem interage com o mundo, principalmente sobre a inversão de valores que leva aos problemas e ao distanciamento da felicidade.

A influência da Cultura Nerd -  A importância do estudo e da ciência

Muita gente ainda acha que estudar é chato. Estão todos errados, estudar é essencial, importante para a vida. Os nerds são exemplos de como o conhecimento é peça fundamental para o desenvolvimento. Aquele estereótipo (diferente de arquétipo, enh!) do menino franzino que usa óculos e é todo estranho, ficou para trás.  Muitas figuras como Steve Jobs ou Bill Gates são exemplos de como os nerds dominaram o mundo. Eles são a prova de como o conhecimento, a curiosidade e um pouquinho de esquisitice podem levar para um mundo totalmente novo. A lição dessa história é que os nerds são os nossos heróis!

Os museus têm a finalidade de contar as memórias e as diversas perspectivas do homem durante a História. Para a cultura, eles possuem um papel importante e envolvente, quem nunca se encantou com uma visita a um museu?

O homem tem uma vontade de memória que move à procura de registros antigos e novos, o museu está presente nesse sentido. A palavra museu vem do grego “templo de musas” e começou a ser utilizado em Alexandria, no Antigo Egito, se referindo a locais onde se estudava artes e ciência. Para os gregos, o conhecimento, assim como as artes, tinha papel fundamental para a construção do homem.

Os primeiros museus surgiram no século XVII e começaram a ser formados por doações de acervos particulares. Assim, foi fundado o primeiro museu com o formato que conhecemos hoje: Elias Ashmole fez a doação de uma coleção de John Tradescant à Universidade de Oxford. Por muito tempo, as coleções de museus ficaram restritas à elite, porém, com a Revolução francesa e o ideais que a compunham, o Museu do Louvre foi criado. Em 1793, o Louvre abre as portas para qualquer pessoa que quisesse apreciar arte. No Brasil, o primeiro foi o Museu do Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico Pernambucano, concebido em 1862, e os demais surgiram no século XX. O mais importante do Brasil é o MASP (Museu de Arte de São Paulo), que possui um rico acervo.

O patrimônio tem função social dentro do contexto humano e na idealização dos museus.  Por meio dele, o homem constrói relações com os demais membros da sua própria cultura, assim como de outras e entre as gerações anteriores e as futuras. Outra característica que envolve a concepção dos museus é o desafio da formação e distribuição de conhecimento.

O Sistema Brasileiro de Museus define museus como “casas que guardam e apresentam sonhos, sentimentos, pensamentos e instituições que ganham corpo através de imagens, cores, sons e formas.” O dia 18 de maio é dedicado ao Museu e tem o intuito de chamar a atenção da sociedade sobre a preservação da história e do conhecimento.

Aproveitamos esse dia para incentivar nossos alunos a conhecerem os museus da cidade. Aprender mais sobre a história de outros povos, culturas e até daqueles que estiveram nessa região antes de nós, nunca é demais. Recomendamos a visita ao MAPA (Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara).

A música “Bola de meia, bola de gude” de Milton Nascimento diz que “há um moleque morando sempre em meu coração”, e isso é verdade, as experiências da infância formam o caminho que o indivíduo irá trilhar no decorrer da vida. Uma dessas experiências é o brincar, que propicia a construção de vários aspectos importantes para a vida toda.

A experiência do brincar é como a criança interage com o mundo e o descobre, manifestando a sua criatividade, inteligência, habilidades e imaginação. Essa ação possibilita à criança demonstrar sua personalidade, além de conhecer a si próprio e ensina a conviver em grupo quando vivenciada com outras crianças.

A brincadeira é um desafio que motiva a criança, movida pela curiosidade, que segundo Rubens Alves é como uma “coceira que dá nas ideias” e isso é o começo do processo de aprendizado, quando se inicia a fome pelo conhecimento. Ainda segundo o autor, o ensino deve ser transformado em brincadeiras desafiadoras para que a criança possa fazer o exercício da inteligência praticando as suas habilidades inatas. As crianças têm a necessidade do concreto para poder aprender a construir seu pensamento e aplicá-los em situações de vida. Os processos vivenciados no ato de brincar oferece aos pequenos subsídios para atribuição de significados. O sentido das coisas só existe quando se encontra o significado, carregado de valores que serão o porto seguro para os anos seguintes.

Estudos demonstram que as brincadeiras em ar livre, aquelas não dirigidas e estruturadas ajudam as crianças a estabelecerem vínculos sociais mais fortes. Além do contato maior com o espaço natural e absorção do mundo.

Na música, Milton Nascimento termina com os seguintes dizeres: “toda vez que o adulto fraqueja, ele vem dar a mão”. Desta forma, a criança sempre estará dentro do adulto e o brincar nunca sairá dele, portanto o mundo lúdico é fundamental para a construção de lembranças que irão acompanhá-lo durante a vida inteira.

A matemática ainda é uma matéria que muitos torcem o nariz, mas ela é essencial em nosso cotidiano. Qualquer atividade simples, como comprar pão na padaria, já exige conhecimentos da nobre arte dos números. Não tem jeito, você, eu, nós usamos a matemática o tempo todo. É só respirar que pronto, já a usamos.

Essa área do conhecimento desempenha um papel crucial no desenvolvimento da humanidade. Imagina um mundo sem se pensar em noções numéricas, espaciais ou de transformações? É impossível! É comum que haja um distanciamento da disciplina na sociedade, causada por anos de barreiras na educação e de como a sociedade recebe o conhecimento científico. Porém, é necessário desenvolver as competências e habilidades necessárias oferecidas pela linguagem matemática para o exercício pleno da cidadania, e não como pré-requisitos para outro tipo de educação.

Um simples passeio pelo seu bairro já é uma grande aula de matemática: observar as formas presentes nas construções, as paralelas nas vias, comprar alguma coisa ou dividir seu lanche com um amigo. A matemática é a arte da realidade, pois ela consegue, com precisão, entender o funcionamento do mundo e descrever toda descoberta científica através de cálculos que provam a verdade por detrás das ideias.

Desde a antiguidade o homem primitivo teve a necessidade de reconhecer as quantidades e representá-las. Isto se deu antes mesmo da escrita, motivada pelo comércio, medições da agricultura, registro do tempo e na observação e descrição da astronomia. A matemática surgiu para tentar responder e situar o homem no mundo. Com o passar dos anos, a relação do homem com os números começou a ter um ar mais sofisticado, ao passo que as perguntas cresciam e precisavam de mais respostas sobre o funcionamento da vida.

O conhecimento matemático cresceu, assim como a humanidade, passando por várias fases e recebendo conhecimento de vários povos até chegar no que se conhece hoje. Mesmo com tanto conhecimento acumulado, a matemática ainda tem muitos mistérios.

O dia 6 de Maio é dedicado a essa arte que intriga e fascina muitas pessoas!

CARDÁPIO – NUTRI + KIDS – MAIO/2016
OBS: OS ACOMPANHAMENTOS E SALADAS PODEM VARIAR SEM AVISO PRÉVIO
DATA LANCHE MANHÃ ALMOÇO PRATO OPCIONAL SOBREMESA LANCHE TARDE JANTAR JANTAR
SOPA
SEG 02/mai SUCO OU LEITE FERMENTADO ARROZ/ FEIJÃO BIFE GELATINA SUCO ARROZ C/ CARNE MOÍDA E LEGUMES SOPA DE LEGUMES C/ ARROZ
PÃO DE QUEIJO SOBRE-COXA ASSADA BISNAGUINHA C/ PEITO DE PERU
FAROFA C/ COUVE FRUTA
FRUTA CENOURA RALADA C/ PEPINO
TER 03/mai SUCO OU LEITE ARROZ/ FEIJÃO CUBOS DE FRANGO GELATINA SUCO ARROZ CARRETEIRO SOPA DE MACARRÃO
MISTO QUENTE INTEGRAL CARNE MOIDA AO MOLHO BOLO DE ABACAXI
COUVE-FLOR A VAPOR FRUTA
FRUTA VAGEM TEMPERADA
QUA 04/mai SUCO OU LEITE ARROZ/ FEIJÃO BIFE DE CARNE MOIDA GELATINA SUCO FRANGO XADREZ C/ ARROZ BRANCO SOPA DE BATATA C/ CARNE MOÍDA
PÃO CASEIRINHO C/ CREME DE AVELÃ STROGONOFE DE FRANGO PÃO DE SAL C/ REQUEIÃO
MILHO REFOGADO NA MANTEIGA
FRUTA SALADA TOMATE CEREJA C/ ALFACE FRUTA
QUI 05/mai SUCO OU LEITE ARROZ/ FEIJÃO FILE FRANGO GELATINA SUCO POLENTA C/ MOLHO DE FRANGO DESFIADO CANJA DE FRANGO
BOLO DE AIPIM CREMOSO PICADINHO DE CARNE AO MOLHO DOGUINHO DE CARNE MOÍDA
ABOBRINHA C/ PRESUNTO E QUEIJO FRUTA
FRUTA SALADA MISTA DE FOLHAS
SEX 06/mai SUCO OU LEITE ARROZ/ FEIJÃO CUBOS DE FRANGO MOUSSE ABACAXI SUCO ARROZ COM BIFE A ROLE E PURE DE CABOTCHA CALDO DE FEIJÃO COM LEGUMES
MINI SALGADO ASSADO CARNE ASSADA PÃO DE QUEIJO
BATATA ASSADA
FRUTA SALADA DE  ALFACE ROXA E CENOURA FRUTA
SEG 09/mai SUCO OU LEITE ARROZ/ FEIJÃO BIFE GELATINA SUCO ARROZ COM PICADINHO DE CARNE ENSOPADO C/ LEGUMES SOPINHA DE LETRINHAS C/ CARNE MOÍDA
BISNAGUINHA C/ PEITO DE PERU GOMO DE LINGUIÇA ASSADA PÃO DE QUEIJO
FAROFA C/ CENOURA RALADA E MILHO FRUTA
FRUTA VINAGRETE
TER 10/mai SUCO OU LEITE ARROZ/ FEIJÃO FILE FRANGO GELATINA SUCO MACARRÃO A BOLONHESA CALDO DE CENOURA C/ FRANGO
BOLO DE CHOCOLATE C/ CALDA CARNE MOÍDA REFOGADA MISTO QUENTE INTEGRAL
ABOBRINHA AO FORNO C/ RICOTA FRUTA
FRUTA TABULE
QUA 11/mai SUCO OU LEITE MACARRONADA CUBOS DE FRANGO GELATINA SUCO FRANGO GRELHADO C/ ARROZ BRANCO E CREME DE MILHO SOPA CREMOSA DE ABROBRINHA  C/ ARROZ
PÃO DE SAL C/ PRESUNTO BROCOLIS REFOGADO C/ CEBOLA E TOMATE E ERVILHAS FRESCAS PÃO CASEIRINHO C/ CREME DE AVELÃ
FRUTA
FRUTA
QUI 12/mai SUCO OU LEITE ARROZ/ FEIJÃO CUBOS DE FRANGO MOUSSE DE MORANGO SUCO GALINHADA CALDO VERDE COM FRANGO DESFIADO
MINI CASEIRINHO C/ MUSSARELA CARNE DESFIADA C/ CHAMPIGNON BOLO DE LARANJA
MANDIOCA COZIDA FRUTA
FRUTA ALFACE E TOMATE CEREJA
SEX 13/mai SUCO OU LEITE ARROZ/ FEIJÃO BIFE GELATINA SUCO OU LEITE FERMENTADO ARROZ C/ ALMÔNDEGA DE CARNE MOÍDA E LEGUMES ENSOPADINHO DE FRANGO C/ BATATA
PÃO DE QUEIJO FILÉ DE FRANGO AO MOLHO BRANCO MINI SALGADO ASSADO
CENOURA EM CUBOS REFOGADA FRUTA
FRUTA REPOLHO ROXO C/ PEPINO
SEG 16/mai SUCO OU LEITE ARROZ/ FEIJÃO FILE FRANGO GELATINA SUCO MACARRONADA SOPA DE LEGUMES
PÃO DE QUEIJO CARNE MOÍDA REFOGADA C/ MILHO BISNAGUINHA C/ MUSSARELA
PURÊ DE BATATA C/ QUEIJO MINAS BRANCO FRUTA
FRUTA ALFACE C/ TOMATE BABY
TER 17/mai SUCO OU LEITE ARROZ/ FEIJÃO LINGUICINHA DE FRANGO MOUSSE DE MARACUJA SUCO ARROZ C/ CUBOS DE FRANGO E LEGUMES SOPINHA DE LETRINHAS
PÃO DE FORMA C/ REQUEIJÃO LAGARTO C/ TOMATE E PIMENTÃO AMARELO E VERMELHO E AZEITONA BOLO MESCLADO
FRUTA
FRUTA COUVE-FLOR A VAPOR
QUA 18/mai SUCO OU LEITE ARROZ/ FEIJÃO BIFE GELATINA SUCO ARROZ TEMPERADO CALDO DE BATATA C/ CARNE
PÃO CASEIRINHO C/ QUEIJO PRATO FILÉ DE FRANGO GRELHADO PÃO DE SAL C/ PEITO DE PERU
STROGONOFE DE LEGUMES
FRUTA PEPINO COM CENOURA FRUTA
QUI 19/mai SUCO OU LEITE ARROZ/ FEIJÃO BIFE MOUSSE DE PÊSSEGO SUCO STROGONOFF DE CARNE C/ ARROZ BRANCO SOPINHA DE FUBÁ
BOLO DE COCO SOBRE-COXA NA PANELA DOGUINHO DE CARNE MOÍDA
VAGEM TEMPERADA FRUTA
FRUTA SALADA REPOLHO ROXO E BRANCO
SEX 20/mai SUCO OU LEITE ARROZ/ FEIJÃO CARNE MOIDA REFOGADA GELATINA SUCO ARROZ C/ CARNE MOIDA E SELETA CALDO DE FEIJÃO COM LEGUMES
MINI SALGADO ASSADO STROGONOFE DE FRANGO PÃO DE QUEIJO
BATATA SMILE ASSADA
FRUTA SALADA ACELGA C/ TOMATE FRUTA
SEG 23/mai SUCO OU LEITE ARROZ/ FEIJÃO BIFE GELATINA SUCO MACARRÃO A PIZZAIOLO SOPA DE ERVILHA E FRANGO
BISNAGUINHA C/ PATE ALMONDEGA  C/ MOLHO PÃO DE QUEIJO
REFOGADO DE CENOURA E ERVILHAS FRUTA
FRUTA SALADA DE  FOLHAS C/ PALMITO
TER 24/mai SUCO OU LEITE ARROZ/ FEIJÃO CUBOS DE FRANGO GELATINA SUCO STROGONOFF DE FRANGO BATATA ‘FRITA’ (ASSADA) SOPA DE VAGEM C/ CENOURA E CHUCHU
BOLO CENOURA C/ CALDA PICADINHO DE CARNE ACEBOLADO PÃO DE FORMA C/ REQUEIJÃO
MANDIOQUINHA C/ ERVAS FRUTA
FRUTA TOMATE E ALFACE
QUA 25/mai SUCO OU LEITE ARROZ/ FEIJÃO PICADINHO CARNE MOUSSE MARACUJA SUCO POLENTA C/ CARNE MOÍDA E MOLHO SOPA DE FEIJAO
PÃO DE SAL C/ PEITO DE PERU FILÉ DE FRANGO C/ CREME DE MILHO PÃO CASEIRINHO C/ QUEIJO PRATO
LEGUMES REFOGADOS: VAGEM, CHUCHU E ERVILHAS FRESCAS FRUTA
FRUTA
SEG 30/mai SUCO OU LEITE MACARRÃO A PIZZAIOLO FILE FRANGO GELATINA SUCO ARROZ BRANCO C/ ALMONDEGA SOPA ARROZ
MINI CASEIRINHO C/ PRESUNTO BOLO DE FUBA CREMOSO
BROCOLIS REFOGADO C/ MILHO E TOMATE FRUTA
FRUTA
TER 31/mai SUCO OU LEITE ARROZ/ FEIJÃO CARNE MOIDA REFOGADA GELATINA SUCO FRANGO XADREZ C/ ARROZ BRANCO SOPA DE LETRINHA C/ LEGUMES
PÃO DE QUEIJO SOBRE-COXA ASSADA MINI SALGADO ASSADO
FAROFA C/ COUVE FRUTA
FRUTA SALADA DE REPOLHO BRANCO
  • (16) 3336 5333
  • |
  • contato@pueridomusararaquara.com.br
  • |
  • Avenida Vespaziano Veiga, 500 - Vila Harmonia
  • |
  • Araraquara - SP
Powered by WSI