Arquivo para julho, 2016

 

As férias são um período para passar junto da família e dos amigos. E para aproveitar esse momento da melhor forma possível, nada melhor que ensinar aos pequenos brincadeiras que exijam materiais simples ou improvisados, mas que mesmo assim proporcionam muita diversão.

As brincadeiras têm a função de aproximar pais e filhos, além de fortalecer os vínculos, elas são uma opção aos jogos eletrônicos, que prendem a total atenção das crianças por serem muitos rápidos, fazendo com que elas se isolem do mundo em sua volta.  A ideia das brincadeiras é incluí-las e ensinar a percepção do mundo.

São inúmeras possibilidades de brincadeiras, você pode reunir os amigos, cozinhar, conhecer lugares diferentes, brincar de diversas coisas. A seguir algumas dicas para animar as suas férias:

Brincadeiras ao ar livre: porque ar puro faz um bem danado!

Bolinha de sabão

As bolinhas de sabão são um verdadeiro sucesso entre as crianças e muito fáceis de fazer. Em um copinho misture água e detergente, corte a parte de cima de algum recipiente de plástico, coloque a vareta e pronto! É só colocar o anel na água e soprar que a brincadeira está garantida.

Amarelinha

A amarelinha é uma brincadeira que marcou gerações, além de ser uma ótima escolha para entreter a criançada. No chão, desenhe com giz o caminho de 1 a 10. Para brincar, jogue a pedrinha e tenha bastante energia para pular muito. As formas da amarelinha mudam conforme as regiões, há diversos moldes para experimentar!

Pular corda

Essa brincadeira necessita de corda e muita energia. E o melhor, podem brincar várias crianças juntas! Uma brincadeira democrática e bem animada!

Sugestões para um fim de semana ensolarado!

Piquenique

Um sábado de sol no parque é uma ótima hora para fazer um piquenique! Faça uma cesta bem caprichada com vários lanches gostosos e saudáveis e aproveite com toda a família.

Soltar pipa

Empinar pipa é um clássico das brincadeiras de criança. Você pode confeccionar em casa mesmo as pipas ou comprar prontas. É necessário um local livre de fiação elétrica e nunca use cerol!

Quando o tempo não ajudar, brincadeiras para dentro de casa

Nem todo dia é dia de sol, às vezes o mal tempo pode até dar aquela desanimada, mas não para você que tem várias brincadeiras pensadas.

Fui na feira

Nessa brincadeira o que vale é atenção e uma memória boa. Começa assim: fui na feira comprar maçã, a próxima criança completa repetindo o primeiro item e acrescentando mais outro, assim por diante. Uma brincadeira bem divertida!

Dobraduras

Sabe aqueles papeis velhos lá guardados, você pode dar uma finalidade para eles: dobraduras. É surpreendente a quantidade de coisas que se pode fazer com um simples papel: aviões, barquinhos, chapéus e para os mais ousados, origamis!

 

Preparado para muita diversão? Boa brincadeira e boas férias!

Referências

 

Um passeio muito bom para as crianças nas férias é ir ao cinema, principalmente quando estão em cartaz filmes incríveis tanto para crianças quanto para adultos! Entre pipoca, a criançada e as cadeiras do cinema, tem também muita diversão em cena.

Procurando Dory

Do fundo do mar, surge uma turminha que garante várias aventuras e ensinamentos. Um dos filmes mais queridos da Pixar, repleto de elementos de sucesso, que começou com o “Procurando Nemo”: um pai procura seu filho capturado com a ajuda de uma turma para lá de carismática, que se envolve em várias enrascadas, mas consegue o objetivo com muito baleiês, humor e aprendizado.

Agora é a vez de Dory, a peixinha amiga de Nemo, que ganhou o coração de todos, tem um flashback de quando era uma peixinha pequenina desmemoriada ao lado de seus pais, aprendendo a lidar com seus esquecimentos. Aí começa a aventura: tentar descobrir o passado do simpático tang Dory.

O filme traz em si uma importante lição sobre amizade, família, companheirismo e como lidar com problemas, porque na vida, ninguém é igual e cada um tem suas próprias diferenças.

A Era do Gelo: O Big Bang

Mais uma sequência da Era do Gelo chega às telonas, para a nossa alegria, é claro. Desta vez, o esquilo Scrat provoca um acidente espacial sem querer, na incansável busca pela noz, coloca a Terra em rota de colisão com um meteoro. Para não mandar para os ares o lar de todos, a turminha se junta para reverter a situação.

Porque assistir mais uma vez àa Era do Gelo? É um filme com muita animação, falas bem posicionadas que entretem as crianças e os adultos. Ele também contém um pano de fundo histórico, muito bom para explicar a evolução do planeta, além da força da amizade.

Agora só falta juntar a criançada e ir conferir as estreias no cinema, que a diversão estará garantida! Bom filme!

O período das férias é uma temporada cheia de atrações para lá de legais para a criançada. São atrações que promovem entretenimento, diversão e muita descontração. Opções é que não faltam: parques, sítios, praias, uma visita na casa da vovó, um teatro ou shows, enfim, tem para todos os gostos. Agora, já pensou numa viagem sem sair do lugar? É possível isso? Sim, senhor! Com um velho conhecido da gente: os livros!

Nos levar a conhecer lugares além da nossa imaginação é uma das características dos livros, além de custarem muito menos que algumas opções de diversão. As vantagens não param por aí: a leitura proporciona vínculos entre as crianças e os adultos, contribuem para a construção do senso de empatia, pois as crianças experimentam os sentimentos e a vida das personagens e criam o hábito da leitura.

Uma ideia, muito apreciada pelas crianças, é a leitura em capítulos dos livros como fossem novelas. Conforme o andamento da leitura, os pequenos vão criando expectativas, melhoram a leitura progressivamente e ampliam a compreensão. Esse exercício é tudo de bom, e, com o passar do tempo, as crianças começam a diferenciar as diversas vozes que emergem do texto, entre narradores e personagens, elas vão criando um mundo totalmente lúdico e mágico.

Confira, agora, algumas dicas de leitura, conforme o nível de leitura das crianças:

Para leitores iniciantes

Um autor que fez parte da infância de muitos adultos é o Roald Dahl, um escritor britânico que escreveu diversas obras, dentre elas, um clássico das Sessões da Tarde, Matilda. Essa história é a narrativa de uma menina que ama os livros. Só que a vida de Matilda não é um mar de flores, pois seus pais e irmãos não entendem esse amor pela leitura. Quando a garota vai à escola, depara-se com alguns problemas. Contudo, uma professora a ajuda a superar todos.

Para leitores autônomos

Um ícone da literatura infantil, não podia ficar de fora de nossa lista, Monteiro Lobato foi um escritor que construiu o imaginário de muitos adultos durante todos esses anos com um mar de histórias narradas em um mundo lúdico e maravilho, o Sítio do pica-pau amarelo e as aventuras de vários personagens que se misturam ao folclore e outras histórias da humanidade. Uma dica de leitura é o livro “O Saci” que conta a história do menino Pedrinho, intrigado pela curiosidade formada pelas histórias do Tio Barnabé, tenta capturar o Saci. Quando consegue, passa uma noite dentro da mata, conhecendo a diversidade e as maravilhas do folclore brasileiro.

Para leitores experientes

São diversos títulos, muito deles bem conhecido do público, como Harry Potter, Escaravelho do Diabo, As Mil e um noites, etc. A dica de hoje é para quem quer conhecer sobre a história da filosofia: O mundo de Sofia. Esse livro é obra de um escritor norueguês, Jostein Gaarden, e constrói um interessante aprendizado sobre a história da filosofia através dos tempos de forma romanceada, de um modo intrigante que prende o leitor do começo ao fim. Um dos trechos dos livros faz uma pergunta: “Por que o lego é o brinquedo mais genial do mundo? ”. E a resposta é a melhor possível.

Agora é só embarcar nessa viagem por diversos mundos e deixar a imaginação fluir!

Boas férias!

A Escola Pueri Domus Araraquara promoverá no período de julho de 2016, atividades de férias para atender alunos da Educação Infantil ao 2º ano do Ensino Fundamental.

 

Pensamos numa programação especial incluindo teatro, oficinas de arte e muitas brincadeiras para alegrar as crianças presentes, de modo que possam usufruir a escola sentindo-se em férias.

 

De 01 a 29 de julho acontecerá nosso Curso de Férias. Além da rotina diária de alimentação, recreação no Parque e Brinquedão, organizamos atividades diferenciadas.

 

Confiram a programação das férias em julho de 2016.

 

PROGRAMA CURSO DE FÉRIAS – JULHO 2016

 

TEMA : ARTE,JOGOS E BRINCADEIRAS .

 

PRIMEIRA SEMANA (01/07 a 08/07)

 

01/07 – 6ªfeira

 

  • Encontro dos amigos, integração e combinados para as férias
  • Oficina de Arte-Biscuit
  • Brincadeiras dirigidas

 

04/07- 2ªfeira

  • Contação de histórias
  • Pintando o sete (atividade com tinta)
  • Vamos pular corda? Pulando e cantando!

 

05/07 – 3ªfeira

  • Oficina de jogos da memória
  • Confeccionando ioiô

 

 

06/07 – 4ªfeira

  • Teatro de Sombras
  • Oficina de jogos , quebra-cabeça
  • Pulando corda de um pé só!

 

07/07 – 5ªfeira

  • Oficina de musicalização (descobrindo os sons dos instrumentos)
  • Jogo de Rimas
  • Pintando o sete(atividade com giz de lousa e água)

 

08/07 – 6ª feira

  • Teatro de Fantoches- Os três porquinhos
  • Construindo castelos de areia
  • Oficina de Origami

 

SEGUNDA SEMANA ( 11/07 A 15/07)

 

11/07 – 2ªfeira

  • Brincando de faz de conta no brinquedão
  • Historioca (Contação de histórias com pipoca)
  • Brincadeiras livres no gramado

 

 

12/07- 3ªfeira

  • Brincadeiras com bolas
  • Campeonato digital: jogos educativos
  • Culinária: Vamos fazer um suco saudável?

 

13/07 – 4ªfeira

  • Adivinha o que é? Jogo do adivinha
  • Oficina de Jogos
  • Piquenique no gramado com contação de histórias

 

14/07-  5ªfeira

  • Brincadeiras com corda
  • Oficina de esculturas (argila)
  • Dança das cadeiras

 

15/07- 6ªfeira

  • Oficina de Pintura
  • Brincando de esconde-esconde
  • Dia do Brinquedo

 

TERCEIRA SEMANA (18/07  A 22/07)

 

18/07 – 2ªfeira

  • Queimada
  • Oficina de lápis de cor
  • Circuito no parque

 

19/07- 3ªfeira

  • Oficina de jogos com palitos
  • Legomania
  • Aula de Música – Bandinha

20/07 – 4ªfeira

  • Gincana de Férias (corrida do saco, corrida com o ovo, bexigas)
  • Pintura da Argila
  • Brincando na areia

 

21/07- 5ª feira

  • Oficina de Pintura e papel kraft
  • Cine pipoca  filme – Madagascar
  • Oficina de ilustração

 

22/07- 6° feira

  • Culinária :Salada de frutas
  • Oficina de construção: Confecção de animais com sucata

 

QUARTA SEMANA(25/07 A 29/07)

 

25/07-2ªfeira

  • Dia da Fantasia (venha brincar com sua fantasia preferida)
  • Caça ao tesouro

 

26/07-3ªfeira

  • Pintura com diferentes materiais
  • Oficina de Biscuit
  • Piquenique comunitário

 

27/07-4ª feira

  • Para um mundo mais verde …Vamos confeccionar um boneco ecológico?
  • Culinária…hum…hoje é dia de pão de queijo!

 

28/07-5ªfeira

  • Confecção de massinha
  • Dia da motoca!
  • Oficina digital

 

29/07-6ªfeira

  • Telefone sem fio maluco
  • Qual é o desenho?Mímica!
  • Musicando nas férias !Vamos todos cantar e dançar bastante!

 

 

OBS.: 1) Durante todo o período de férias as crianças poderão trazer seus brinquedos preferidos, desde que sejam nomeados, que não sejam brinquedos caros e que não contenham peças muito pequenas, fáceis de extraviar.

2)Diariamente os alunos terão um momento para brincar livremente .

3) É dispensado o uso do uniforme neste período.

4) Trazer lancheira diariamente.

5) Solicitamos que todos os objetos pessoais contenham o nome da criança (lancheira, brinquedos, casacos, livros, toalha, etc.)

 

 

 

                     BOAS FÉRIAS!!!

     ESPERAMOS VOCÊ!

 

 

 

CARDÁPIO – NUTRI + KIDS – JULHO /2016
OBS: OS ACOMPANHAMENTOS E SALADAS PODEM VARIAR SEM AVISO PRÉVIO
DATA LANCHE MANHÃ ALMOÇO PRATO OPCIONAL SOBREMESA LANCHE TARDE JANTAR JANTAR
SOPA
01/jul SUCO OU LEITE ARROZ / FEIJÃO FRANGO GELATINA DE MORANGO SUCO MACARRÃO A BOLONHESA CALDO DE FEIJÃO COM LEGUMES
BOLO DE FUBÁ ALMÔNDEGA AO MOLHO DE TOMATE SUCRILHOS’ COM IOGURTE’
COUVE REFOGADA
FRUTA ALFACE COM TOMATE FRUTA
04/jul SUCO OU LEITE ARROZ/ FEIJÃO CUBOS DE FRANGO GELATINA SUCO ARROZ CARRETEIRO SOPA DE MACARRÃO
MISTO QUENTE INTEGRAL PICADINHO DE CARNE BOLO DE ABACAXI
FRUTA COUVE-FLOR A VAPOR FRUTA
VAGEM TEMPERADA
05/jul SUCO OU LEITE ARROZ/ FEIJÃO BIFE DE CARNE MOIDA GELATINA SUCO FRANGO XADREZ C/ ARROZ BRANCO SOPA DE BATATA C/ CARNE MOÍDA
PÃO CASEIRINHO C/ CREME DE AVELÃ STROGONOFE DE FRANGO PÃO DE SAL C/ REQUEIÃO
FRUTA MILHO REFOGADO NA MANTEIGA
SALADA TOMATE CEREJA C/ ALFACE FRUTA
06/jul SUCO OU LEITE ARROZ/ FEIJÃO FILE FRANGO GELATINA SUCO POLENTA C/ MOLHO DE CARNE CANJA DE FRANGO
BOLO DE AIPIM CREMOSO BIFE DE CARNE MOÍDA DOGUINHO DE CARNE MOÍDA
FRUTA ABOBRINHA C/ CREME DE RICOTA FRUTA
SALADA MISTA DE FOLHAS
07/jul SUCO OU LEITE ARROZ/ FEIJÃO CUBOS DE FRANGO MOUSSE ABACAXI SUCO ARROZ COM BIFE A ROLE E PURE DE CABOTCHA CALDO DE FEIJÃO COM LEGUMES
BISCOITOS FILÉ DE FRANGO AO MOLHO BRANCO PÃO DE QUEIJO
FRUTA BATATA ASSADA
SALADA DE  ALFACE ROXA E CENOURA FRUTA
08/jul SUCO OU LEITE ARROZ/ FEIJÃO BIFE GELATINA SUCO ARROZ COM PICADINHO DE CARNE ENSOPADO C/ LEGUMES SOPINHA DE LETRINHAS C/ CARNE MOÍDA
BISNAGUINHA C/ PEITO DE PERU GOMO DE LINGUIÇA ASSADA PÃO DE QUEIJO
FRUTA FAROFA C/ CENOURA RALADA E MILHO FRUTA
VINAGRETE
11/jul ARROZ/ FEIJÃO FILE FRANGO GELATINA SUCO MACARRÃO A BOLONHESA CALDO DE CENOURA C/ FRANGO
BOLO DE CHOCOLATE C/ CALDA CARNE MOÍDA REFOGADA MISTO QUENTE INTEGRAL
FRUTA ABOBRINHA AO FORNO C/ RICOTA FRUTA
TABULE
12/jul SUCO OU LEITE MACARRONADA CUBOS DE FRANGO GELATINA SUCO FRANGO GRELHADO C/ ARROZ BRANCO E CREME DE MILHO SOPA CREMOSA DE ABROBRINHA  C/ ARROZ
PÃO DE SAL C/ PRESUNTO BROCOLIS REFOGADO C/ CEBOLA E TOMATE E ERVILHAS FRESCAS PÃO CASEIRINHO C/ CREME DE AVELÃ
FRUTA
FRUTA
13/jul SUCO OU LEITE ARROZ/ FEIJÃO CUBOS DE FRANGO MOUSSE DE MORANGO SUCO GALINHADA CALDO VERDE COM FRANGO DESFIADO
MINI CASEIRINHO C/ MUSSARELA CARNE DESFIADA C/ CHAMPIGNON BOLO DE LARANJA
FRUTA MANDIOCA COZIDA FRUTA
ALFACE E TOMATE CEREJA
14/jul SUCO OU LEITE ARROZ/ FEIJÃO BIFE GELATINA SUCO OU LEITE FERMENTADO ARROZ C/ ALMÔNDEGA DE CARNE MOÍDA E LEGUMES ENSOPADINHO DE FRANGO C/ BATATA
PÃO DE QUEIJO FILÉ DE FRANGO AO MOLHO MINI SALGADO ASSADO
CENOURA EM CUBOS REFOGADA FRUTA
FRUTA REPOLHO ROXO C/ PEPINO
15/jul SUCO OU LEITE ARROZ/ FEIJÃO FILE FRANGO GELATINA SUCO ARROZ BRANCO C/ STROGONOFE DE FRANGO SOPA DE LEGUMES
PÃO DE QUEIJO CARNE MOÍDA REFOGADA C/ MILHO BISNAGUINHA C/ MUSSARELA
FRUTA PURÊ DE BATATA C/ QUEIJO MINAS BRANCO FRUTA
ALFACE C/ TOMATE BABY
18/jul SUCO OU LEITE ARROZ/ FEIJÃO LINGUICINHA DE FRANGO MOUSSE DE MARACUJA SUCO ARROZ C/ CUBOS DE FRANGO E LEGUMES SOPINHA DE LETRINHAS
PÃO DE FORMA C/ REQUEIJÃO LAGARTO C/ TOMATE E PIMENTÃO AMARELO E VERMELHO E AZEITONA BOLO MESCLADO
FRUTA FRUTA
COUVE-FLOR A VAPOR
19/jul SUCO OU LEITE ARROZ/ FEIJÃO BIFE GELATINA SUCO ARROZ TEMPERADO CALDO DE BATATA C/ CARNE
PÃO CASEIRINHO C/ QUEIJO PRATO FILÉ DE FRANGO GRELHADO PÃO DE SAL C/ PEITO DE PERU
FRUTA STROGONOFE DE LEGUMES
PEPINO COM CENOURA FRUTA
20/jul SUCO OU LEITE ARROZ/ FEIJÃO BIFE MOUSSE DE PÊSSEGO SUCO PICADINHO DE CARNE E LEGUMES C/ ARROZ BRANCO SOPINHA DE FUBÁ
BOLO DE COCO SOBRE-COXA NA PANELA DOGUINHO DE CARNE MOÍDA
FRUTA VAGEM TEMPERADA FRUTA
SALADA REPOLHO ROXO E BRANCO
21/jul SUCO OU LEITE ARROZ/ FEIJÃO CARNE MOIDA REFOGADA GELATINA SUCO ARROZ C/ CARNE MOIDA E SELETA CALDO DE FEIJÃO COM LEGUMES
MINI SALGADO ASSADO STROGONOFE DE FRANGO PÃO DE QUEIJO
FRUTA BATATA SMILE ASSADA
SALADA ACELGA C/ TOMATE FRUTA
22/jul SUCO OU LEITE ARROZ/ FEIJÃO BIFE GELATINA SUCO MACARRÃO A PIZZAIOLO SOPA DE ERVILHA E FRANGO
BISNAGUINHA C/ PATE ALMONDEGA  C/ MOLHO PÃO DE QUEIJO
FRUTA REFOGADO DE CENOURA E ERVILHAS FRUTA
SALADA DE  FOLHAS C/ PALMITO
25/jul SUCO OU LEITE ARROZ/ FEIJÃO CUBOS DE FRANGO GELATINA SUCO STROGONOFF DE FRANGO BATATA ‘FRITA’ (ASSADA) SOPA DE VAGEM C/ CENOURA E CHUCHU
BOLO CENOURA C/ CALDA PICADINHO DE CARNE ACEBOLADO PÃO DE FORMA C/ REQUEIJÃO
FRUTA MANDIOQUINHA C/ ERVAS FRUTA
TOMATE E ALFACE
26/jul SUCO OU LEITE ARROZ/ FEIJÃO PICADINHO CARNE MOUSSE MARACUJA SUCO POLENTA C/ CARNE MOÍDA E MOLHO SOPA DE LEGUMES
PÃO DE SAL C/ PEITO DE PERU FILÉ DE FRANGO C/ CREME DE MILHO PÃO CASEIRINHO C/ QUEIJO PRATO
LEGUMES REFOGADOS: VAGEM, CHUCHU E ERVILHAS FRESCAS FRUTA
FRUTA
27/jul SUCO OU LEITE MACARRÃO A PIZZAIOLO FILE FRANGO GELATINA SUCO ARROZ BRANCO C/ ALMONDEGA SOPA ARROZ
MINI CASEIRINHO C/ PRESUNTO BROCOLIS REFOGADO C/ MILHO E TOMATE BOLO DE FUBA CREMOSO
FRUTA FRUTA
28/jul SUCO OU LEITE ARROZ/ FEIJÃO CARNE MOIDA REFOGADA GELATINA SUCO FRANGO XADREZ C/ ARROZ BRANCO SOPA DE LETRINHA C/ LEGUMES
PÃO DE QUEIJO SOBRE-COXA ASSADA MINI SALGADO ASSADO
FAROFA C/ COUVE FRUTA
FRUTA SALADA DE REPOLHO BRANCO
29/jul SUCO OU LEITE ARROZ/ FEIJÃO CUBOS DE FRANGO GELATINA SUCO ARROZ BRANCO C/ BIFE DE CARNE MOÍDA E TABULE SOPA DE FEIJAO
SUCRILHOS COM IOGURTE STROGONOFE DE CARNE MISTO QUENTE INTEGRAL
BATATA FRITA ASSADA FRUTA
FRUTA SALADA DE REPOLHO BRANCO C/ TOMATE

Chegou um dos nossos meses preferidos do ano: Julho! E com ele vieram as férias escolares. Durante estas semanas de descanso vamos falar sobre o que você pode fazer nas suas férias. A primeira coisa que vem à mente são as viagens!

Amyr Klink é um navegador brasileiro que escreveu certa vez sobre a necessidade que o homem tem de viajar, porque só assim ele entenderá “o que é seu”. Isso vale para as crianças também! Época de férias é um ótimo momento para cair na estrada e conhecer novos lugares, e não precisa ir para longe não! Há vários destinos próximos e muito divertidos que farão a diferença para a criançada.

Próximo destino: Monte Alto

A cidade de Monte Alto fica a 89 km de Araraquara e oferece uma viagem incrível no tempo. Lá existe um museu dedicado à arqueologia e à paleontologia, o Museu de Paleontologia “Professor Antônio Celso de Arruda Campos”, que apresenta fósseis descobertos na própria cidade.

No período Cretáceo (o último período em que viveram os dinossauros) muitos desses grandes répteis viveram nessa região e, depois de milhares de anos, na década de 80, foram encontrados em estado fossilizado. Muitas pesquisas se desdobraram dali, descobrindo novas espécies e ajudando a desvendar como foi aquela época tão intrigante. O objetivo do museu é divulgar a paleontologia, despertando o interesse pela ciência.

 

Brotas – várias aventuras

A próxima parada é Brotas, um lugar com várias propostas de passeios de aventura e ecoturismo. Situada a 110 km de Araraquara é uma ótima opção para viagens nas férias de julho. As temperaturas amenas criam uma atmosfera ideal para as famílias aproveitarem ao máximo todas as atrações, como rafting, boia-cross, canyoning e outros esportes dentro d’água. Fora dela, há também muita emoção com rapel, trekking, mountain-bike e off-road por trilhas nativas e tirolesas de tirar o fôlego.

O contato com a natureza é muito importante para o desenvolvimento pleno dos pequenos, e esse destino é uma ótima proposta para passar alguns momentos perto do verde, de cachoeiras e entender a importância delas para as nossas vidas.

Agora é só cair na estrada e aproveitar o que a região tem a oferecer! Boas férias!

  • (16) 3336 5333
  • |
  • contato@pueridomusararaquara.com.br
  • |
  • Avenida Vespaziano Veiga, 500 - Vila Harmonia
  • |
  • Araraquara - SP
Powered by WSI