Ensino Fundamental I

  • O Ensino Fundamental é o momento em que se inicia a formalização do processo ensino-aprendizagem: noções conceituais se fazem presentes para explicar o mundo e conteúdos acadêmicos são apresentados paulatinamente para colaborar na construção de conceitos que devem ser incorporados ao repertório intelectual do aluno. A Proposta Pedagógica do Pueri Domus organiza-se por áreas de conhecimento, pois acredita que os saberes, as habilidades e os objetos a serem investigados não se fragmentam, nem se restringem a uma única disciplina, mas se comunicam e permitem visões científicas, históricas, literárias, artísticas e socioculturais de uma mesma questão, facilitando o desenvolvimento de conceitos numa perspectiva interdisciplinar e contextualizada.

    O que caracteriza cada disciplina são as suas especificidades, o que não impede, e, pelo contrário, deve possibilitar a aproximação e as relações que convergem e complementam os diversos saberes, propiciando o desenvolvimento de um currículo de perspectiva cultural, que enfoque uma leitura crítica do mundo e gere novos significados aos conteúdos dessas disciplinas.

  • O currículo deste segmento é constituído pelas seguintes disciplinas:

    • Língua Portuguesa
    • Matemática
    • História
    • Geografia
    • Ciências
    • Inglês
    • Arte
    • Educação Física
    • Música
    • Informática
  • A Escola Pueri Domus Araraquara comprometida com a formação ética de seu aluno, entende que posicionar-se em relação às questões sociais é tarefa educativa; por isso, inclui em seu currículo temas socioculturais, que circulam de modo transversal pelas diversas disciplinas, pois transcendem as especificidades de conhecimento.

    Os temas discutem questões relacionadas à pluralidade cultural, meio ambiente, ética, saúde e sexualidade e atendem aos seguintes critérios:

    • relevância social
    • abrangência nacional
    • favorecimento na compreensão da realidade social

    Nosso objetivo é proporcionar ao aluno do Ensino Fundamental uma aprendizagem significativa, desenvolvendo uma educação integral que visa a aspectos intelectuais, sociais, afetivos e culturais.

    O exercício democrático de participação e corresponsabilidade é construído através da construção coletiva de regras para a boa convivência.