Arquivo para janeiro, 2014

 

Estamos na era da informática, onde escrevemos e nos comunicamos, através dos teclados, mas mesmo assim, não há quem não tenha  um bom e velho lápis.

Algumas pessoas até colecionam este simples objeto que transforma nossos pensamentos em palavras e ideias em desenhos, com apenas simples traços.
E você sabe como é feito o lápis, este objeto descoberto no século 16?

De forma simples, o lápis, é um grafite inserido dentro de tábuas de madeira. As tabuas de madeira são produzidas com a árvore do tipo pinheiro, que precisa de 18 anos para estar ideal para a função e pode render até 9 mil lápis.

A madeira passa por um processo de corte, onde é transformado em tábuas bem finas, depois é seca, tingida com corantes, pode até ganhar uma camada de gordura, para ficar mais macia, e descansa por 60 dias, para não empenar.

Os lápis começam a ganhar forma em máquinas que abrem canaletas nas tabuinhas, onde são coladas as minas de grafite ou de cor. Como um sanduiche essa tábua já com a mina de grafite, recebe outra tábua e é prensada.

As minas de grafite utilizadas hoje recebem uma mistura de barro seco e água para amaciar, depois de comprimido, ele é levado à altas temperaturas até virar um cilindro. Já as minas de cores são feitas a partir de barro, goma, cera e pigmentos coloridos.

Este sanduiche prensado é levado para uma máquina com laminas de aço, onde ele é cortado e ganha sua forma individual. Cada um desses sanduiches transformam-se em 6 a 9 lápis, em média. O corte pode ser circular ou hexagonal.

Mas o processo só acaba depois que o lápis é lixado e banhado no verniz. E ainda ganha camadas de cores.

 

Curiosidades do lápis.

 

  • Empresas como a Faber-Castell, utilizam apenas árvores plantas para fabricação do lápis, e não utilizam árvores nativas.
  • As minas de grafite são fabricadas em 14 graduações:
    • 6B – 5B – 4B – Traço grosso (desenho artístico, esboço)
    • 3B – 2B – B – HB – F – Traço médio (desenho, escrita em geral)
    • H – 2H – 3H – 4H – 5H – 6H – Traço fino (desenho técnico, aplicações sobre papel vegetal)
    • Para a escrita em geral, são usadas as graduações semelhantes à B ou HB, mais conhecidas como nº 2.

As aulas começam na próxima semana. Como todo ano, muitos alunos iniciam na alfabetização e outros mudam de ano, fazendo com que a rotina de estudos mude.  Nosso post de hoje vai ajudar a pensar em uma rotina para que você se acostume a fazer suas tarefas e estudar para provas.

O primeiro passo já falamos no post anterior, que é a necessidade de criar um espaço para o estudo. Arrume uma mesa no escritório ou peça para sua mãe uma escrivaninha no seu quarto com calendário, luminária, e um quadro com cortiça.

Crie em um programa de computador uma planilha com os dias úteis e marque os horários de suas atividades diárias (balé/judô, inglês, reforço, etc) . Para cada dia da semana, pinte de uma cor , para ajudar a organizar, assim sabe o dia das atividades extras, tarefas e provas. Cole esse calendário no quadro de cortiça e coloque bem à vista na frente de onde vai estudar.

Assim que voltar da escola, para quem estuda de manhã, se possível, deixe as primeiras duas horas livres, para descansar, antes de começar a rotina de tarefas e estudos.  Primeiro faça as tarefas – Importante usar a agenda na aula e anotar todas as tarefas que a professora passar – ,   depois, mesmo que não tenha sido pedido. Releia a matéria dada no dia e grife o que for importante do assunto.  Se ao acabar a tarefa e estudar for usar a internet, aproveite para pesquisar mais sobre o assunto/matéria que acabou de ler.  Ser curioso é sempre uma qualidade que ajuda durante toda a vida e não só na época escolar.  Para quem estuda a tarde, defina se prefere fazer a tarefa/estudar a noite, ou prefere acordar mais cedo e fazer sua rotina de estudos logo pela manhã.

Dicas: Os papais podem e devem acompanhar o dever de casa e estudo, mas não devem fazer pelo aluno. Ajude-o a compreender como fazer. Lembrando  que as escolas pedem para não ensinar da maneira que aprendeu, pois os métodos de ensino têm mudado muito.

Tenha a mão: dicionário, um porta caneta com lápis/canetas, borracha, lápis/giz de colorir, tesoura sem ponta, cola.

Evitar estudar com computador, celular e TV ligados. Principalmente na fase em que a criança está se acostumando com a rotina de estudos/tarefas. Qualquer barulhinho ou imagem é motivo para desviar a atenção.

E ai, prontos para mais um ano letivo? Estamos aguardando todo mundo na semana que vem!

Araraquara, 20 de janeiro de 2014

Setor: Educação Infantil e Ensino Fundamental
Ref.: Reunião de Apresentação do Corpo Docente

Senhores pais:

“Educação não transforma o mundo.Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo.” – Paulo Freire 

Mais um ano se inicia e com ele muitos propósitos, desejos e desafios. Teremos um ano de muito trabalho e contamos com sua presença, e sugestões, pois a tarefa de educar, efetivamente pressupõe parceria.
Preparamos uma reunião de apresentação do nosso corpo docente, e da nossa proposta de trabalho para 2014.

• Educação Infantil e Ensino Fundamental I Matutino
• Dia – 27.01.2014 (segunda-feira)
• Horário – 18h
• Educação Infantil e Ensino Fundamental I Vespertino
• Dia – 27.01.2014 (segunda-feira)
• Horário – 19h
• Local – Escola Pueri Domus

Contamos com sua presença!

Atenciosamente,

A Direção

E as aulas já estão quase ai. Na última semana do mês será a época de todos voltarem à escola, mais especificamente dia 28/01 voltam as aulas da Educação Infantil e Ensino Fundamental I e dia 29/01 e do ensino fundamental 2 e Ensino Médio.

Os papais já devem ter providenciado e organizado a lista de material 2014 de vocês para entregar na primeira semana, mas nossa dica aqui é para reforçar a sua organização pessoal.

O primeiro passo é regular o sono. Todo mundo, ou a maioria, aproveitou as férias para sair da rotina, dormir e acordar no horário que queria, certo? O ideal é começar a voltar a dormir no horário já a partir da semana que vem, para dar tempo do seu organismo se acostumar novamente com a rotina de dormir no horário de sempre e acordar disposto para voltar às aulas. Isso é importante mesmo para quem estuda a tarde!

O segundo passo é organizar seu quarto ou salinha de estudo para a rotina de tarefas e horas de estudo. Guarde os livros e materiais do ano passado em um local fácil, caso precise usar algum deles no começo do ano. Se você mudou para uma série mais puxada, que tal pedir para sua mãe um quadro de cortiça para fazer um quadro organizador das suas atividades diárias e isso inclui as aulas de inglês, música ou esportes que faz? Isso ajudará e muito a se acostumar novamente com a rotina de estudos e atividades.

Confira também a mochila para o primeiro dia. Ao menos um caderno, estojo e agenda. Se não precisa levar pois ganha da escola, assim que receber guarde na mochila e faça dela sua principal parceira escolar. Não confie na memória quando a professora passar a tarefa. Assim vai se acostumando com o uso da agenda. Um material importante na organização da sua vida de estudante.

Para o primeiro dia de aula, durma cedo, acorde bem e tome um banho antes de se arrumar para ir à escola. Para quem estuda de manhã, lembre-se de tomar um bom café. Mesmo que não queira e a mamãe insista. É importante ir para a escola com algo no estômago, ajuda a manter a concentração durante as aulas. Também não se esqueça de levar o lanche, ou o dinheiro do lanche  =)

E o último detalhe, aproveite para contar das férias e babados para os colegas que não encontrou durante as férias, antes das aulas e no intervalo. Afinal o professor também está com saudades da rotina de passar conhecimento para vocês.

Sejam bem vindos. Nós do Pueri Domus aguardamos todos vocês!

Pais, confiram aqui as listas de material escolar para 2014.

É só clicar no link abaixo.

 

Lista Material 2014 – Educação Infantil Maternal I

Lista material 2014 – Educação Infantil Maternal II

Lista material 2014 – Educação Infantil I

Lista material 2014 – Educação Infantil II

Lista material 2014 – Ensino Fundamental I – 1º ano

Lista material 2014 – Ensino Fundamental I – 2º ano

Lista material 2014 – Ensino Fundamental I – 3º ano

Lista material 2014 – Ensino Fundamental I – 4º ano

Lista material 2014 – Ensino Fundamental I – 5º ano

Lista material 2014 – Ensino Fundamental II – 6º ano

Lista material 2014 – Ensino Fundamental II – 7º ano

Lista material 2014 – Ensino Fundamental II – 8º ano

Lista material 2014 – Ensino Fundamental II – 9º ano

  • (16) 3336 5333
  • |
  • contato@pueridomusararaquara.com.br
  • |
  • Avenida Vespaziano Veiga, 500 - Vila Harmonia
  • |
  • Araraquara - SP
Powered by WSI