Ambientes
A Proposta Pedagógica do Pueri Domus organiza-se por áreas de conhecimento, pois acredita que os saberes, as habilidades e os objetos a serem investigados não se fragmentam, nem se restringem a uma única disciplina, mas se comunicam e permitem visões científicas, históricas, literárias, artísticas e socioculturais de uma mesma questão, facilitando o desenvolvimento de conceitos numa perspectiva interdisciplinar e contextualizada.
O que caracteriza cada disciplina são as suas especificidades, o que não impede, e, pelo contrário, deve possibilitar a aproximação e as relações que convergem e complementam os diversos saberes, propiciando o desenvolvimento de um currículo de perspectiva cultural, que enfoque uma leitura crítica do mundo e gere novos significados aos conteúdos dessas disciplinas.
O currículo deste segmento é constituído pelas seguintes disciplinas:
A Escola Pueri Domus Araraquara comprometida com a formação ética de seu aluno, entende que posicionar-se em relação às questões sociais é tarefa educativa; por isso, inclui em seu currículo temas socioculturais, que circulam de modo transversal pelas diversas disciplinas, pois transcendem as especificidades de conhecimento.
Os temas discutem questões relacionadas à pluralidade cultural, meio ambiente, ética, saúde e sexualidade e atendem aos seguintes critérios:
-
relevância social
-
abrangência nacional
-
favorecimento na compreensão da realidade social
Com o objetivo de ensinar com espírito de eterno aprendiz, a escola Pueri Domus de Araraquara, busca mediar o conhecimento, organizar a aprendizagem e promover um espaço educativo em um ambiente de harmonia para o aluno.