Arquivo para junho, 2015

 

A Festa Junina da Escola Pueri Domus ocorreu no último dia 27 de Junho na sede da APCD. Confira as fotos na nossa página do Facebook: http://wsi.is/qzY

Últimas semanas de provas e então chegará Julho e as esperadas férias! Aquele mês sem ir à escola, regado a muita diversão e uma boa dose de descanso e preguiça. Para aqueles que não vão viajar, ficar em casa pode parecer entediante, contudo algumas dicas podem fazer esse período inesquecível.

Vamos sair para ver o sol!

Apesar das baixas temperaturas típicas do inverno, as férias de Julho pedem ar fresco. Geralmente, na nossa região, as temperaturas costumam ser amenas e durantes as tardes, um solzinho maroto costuma dar o ar da graça, por isso, não o desperdice, chame os amigos para aproveitar o quintal, a rua da casa, as praças, os parques ou os clubes.  Uma tarde regada a brincadeiras é uma ótima opção de quem tem muita energia para gastar.

Pipoca e o escurinho do cinema

No mês de Julho há diversas estreias de animações no cinema, aproveite para conferir o que a sétima arte tem a oferecer. Chame a galera, os irmãos, primos, vizinhos, quem for, e vá ao cinema.  Certamente há muita diversão e bons momentos nesse passeio, confira algumas estreias e programe-se.

Passar um tempo com os mais velhos

Àquele que tem a oportunidade de ter os avós, aproveite! Passe um tempo com eles, ouça as histórias de suas infâncias, aprenda alguma coisa com eles. Passar um tempo na casa deles é um grande privilégio, faça deste momento único.

Mestre cuca

Há na internet inúmeras receitas fáceis para experimentar na cozinha. Descubra seu lado mestre-cuca. Explore, com muito cuidado, as receitas saborosas de bolos, pudins e cachorros quentes! De preferência, sempre com a supervisão de um adulto.

Dê um tempo nos eletrônicos

Até um tempo atrás não havia tanta tecnologia disponível. Que tal fazer um dia livre delas e tirar do fundo do armário aquele jogo de tabuleiro todo empoeirado? Há diversas brincadeiras e jogos interessantes para conhecer e brincar!

Há um mundo de possibilidades para passar as férias! O mais importante é se divertir! Boas Férias!

Araraquara, 24 de junho de 2015

 

Setor: Ed. Infantil  e Ensino Fundamental

Ref.:   Horário das Danças

 

Senhores Pais,

A Festa Junina está chegando. Não esqueçam: sábado, dia 27.06.15, toda a família tem um programa animado, a partir das 16h na APCD, Av .Vereador Ananias s/n° (ao lado da Captação de Águas).

 Venham se divertir, comer bem e prestigiar nossos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental  que apresentarão diferentes danças com tema “Sob o luar do sertão”.

Fiquem atentos aos locais de encontro e aos horários das apresentações.

Aproveitamos a oportunidade para solicitar que continuem enviando prendas .

Contamos com a sua presença em mais este momento de alegria e integração.

Atenciosamente,

A Coordenação

Na Rua do Cosme Velho, na cidade do Rio de Janeiro, morava um bruxo, o qual conseguia descrever com perfeição e maestria a alma humana. Conhecido como Machado de Assis, o escritor de maior importância para literatura brasileira e ocidental, completaria no dia 21 de junho, 176 anos. Presidente i
mortalizado na Academia Brasileira de Letras, Machado, ou Bruxo do Cosme Velho, retratou a sociedade brasileira de sua época e de outras que seguiram, inovou a estética literária e transpôs aos seus textos a universalização dos sentimentos humanos, retratando-os de forma parafilosófica e parapsicanalítica.

A história de Machado de Assis vai na contramão de muitas outras histórias, principalmente para época. Vindo do morro, pobre, mulato, gago e epilético, Machado poderia ser mais uma triste história de outro garoto qualquer, anônimo que vive nas periferias das grandes cidades brasileiras. Sua trajetória vai de vendedor de doces, passando por aprendiz de tipografia na “Imprensa Nacional”, Jornalista, funcionário público à Imortal da Academia Brasileira de Letras. Aos 17 anos conheceu Manoel Antônio de Almeida, escritor de “Memórias de um Sargento de Milícias”, que passou a tratá-lo como um protegido.         

Nas duas metades do século XIX, Machado revolucionou a literatura brasileira, recebendo o rótulo de realista. Sua revolução, no entanto, foi mais que realista, podendo ser considerada como modernista,  segundo alguns teóricos de Literatura Brasileira. Ao inaugurar a estética realista, ele rompeu com a estética romântica, vigente na época do Brasil Império-republicano, introduzindo um defunto-autor como narrador e dialogando com outras obras clássicas, sem a temporalidade linear esperada, ou seja, ele rompeu com todas as expectativas da época. O professor Oscar Oiticica, doutor em Literatura Brasileira, afirma que o Realismo trabalhado por Machado anuncia o futuro do Realismo Fantástico, grandiosamente elaborado na América Latina, antecipando o fantástico empregado na literatura de Gabriel Garcia Márquez.

A fórmula machadiana de “escrever com a pena da galhofa e a tinta da melancolia” exprimiu o ser humano com perfeição, transitando entre autores e estilos mundiais. Ele usava a história sem cair no historicismo, conseguiu utilizar o seu tempo sem cair nos costumes da época, escreveu para as próximas gerações, escreveu para ser eterno.

Uma das mais importantes contribuições do escritor foi a introdução do leitor como parte da história, fazendo como se ele fosse consciente daquele mundo que criava, sem ser tratado como leitor bobo ou ingênuo, tornando-o cúmplice às críticas que tecia, fazendo-o pensar. Ele deu voz a inúmeros tipos: mulheres, viúvas, amantes, donas de casas, escravos, mulatos, meninos do morro, aos erros e imperfeições humanas, ou seja, a tudo que era marginalizado.

A voz de um mulato pobre foi ouvida, e ainda é, por muitas pessoas. Com ela, outras mil foram projetadas. A importância de Machado de Assis para a Literatura foi maior que seus escritos, foi dar a possibilidade, para as muitas vozes que formam a sociedade, de serem escutadas. O velho bruxo continua sendo imortal em sua obra que segue encantando todos os dias, mais e mais leitores.

Referências:

http://educacao.globo.com/literatura/assunto/autores/machado-de-assis.html

http://puc-riodigital.com.puc-rio.br/Texto/Cultura/%22Machado-de-Assis-foi-um-cientista-da-alma%22-7068.html#.VYG8uflViko

 

Ontem foi iniciada a Olimpíada de Integração 2015 na Escola Pueri Domus Araraquara, confira as fotos em nossa página no Facebook: http://wsi.is/qw5

“Vês aqui a grande máquina do mundo, 
Etérea e elemental, que fabricada
Assim foi do Saber alto e profundo,
Que é sem princípio e meta limitada.
Quem cerca em derredor este rotundo
Globo e sua superfície tão limada,
É Deus: mas o que é Deus ninguém o entende,
Que a tanto o engenho humano não se estende.”
(Canto X, estrofe 80) 

Este trecho foi retirado da obra de Camões, um dos maiores poetas da Língua portuguesa, morto no dia 10 de junho de 1580, e para celebrar tamanha importância, comemora-se nesta data o dia da Língua Portuguesa.

A Língua Portuguesa, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), é a primeira língua com cerca de 230 milhões de pessoas ao redor do mundo, além de ser a língua presente em todos os continentes. Ela também leva o posto de quinta língua mais falada no planeta e a terceira mais falada entre as língua ocidentais, ficando atrás somente do inglês e espanhol. Disseminada, graças às navegações de exploração portuguesa, sua origem vai além-mar.

Engana-se quem acha que o Português surgiu da terra madre Portugal. De certa forma, está correta, mas seu surgimento deu-se pelo processo de evolução da língua, vinda do latim. A Língua é um organismo vivo que se modifica com as necessidades de seus falantes, e ao longo de séculos, a língua portuguesa mudou para se adaptar aos seus falantes e as várias situações que eles vivenciaram.

O latim foi introduzido na Península Ibérica, por volta de 218 d.C., época da dominação romana. Após a invasão do Império Romano naquela região, todos os povos que habitavam ali, com exceção dos bascos, passaram a conviver com o latim. A partir dai deu o início o processo de formação do português, do espanhol, do francês e do galego. Houve um processo de homogeneização cultural, linguística e política, que culminou na transformação do latim nas línguas que conhecemos hoje, através da “junção” das línguas que já haviam antes da invasão romana com o latim, assim sucessivamente, por outros povos e situações, até chegarem no que se conhece hoje.

No Brasil, a Língua Portuguesa também sofreu transformações, fato devido ao contato com outros povos: indígenas e africanos, que introduziram vocabulários oriundos de suas línguas. Como um país continental, há a presença de inúmeros dialetos e representações da língua.

Da língua que expressa o sentimento saudade, o Português é a nossa língua e caracteriza todo o nosso sentindo de sermos falantes dela e receber a Máquina do Mundo.

O esporte tem papel fundamental no desenvolvimento integral das crianças, adolescentes e jovens, pois os capacitam a trabalharem em equipe e a lidarem com as necessidades, desejos e expectativas próprias, dos outros e contribuem para o processo de constituição do desenvolvimento de competências técnicas, sociais e comunicativas, indispensáveis para a formação individual e social. Sob esse sentido, a Escola Pueri Domus promove as práticas esportivas para incentivar o desenvolvimento físico, intelectual e social de todos os seus alunos, através da Olimpíada da Integração.

As olimpíadas se originaram na Grécia antiga, destinadas aos deuses gregos, e os atletas que participavam desse evento deveriam se preparar física e espiritualmente. Apesar de seu teor religioso, os jogos serviam também para promover a paz e a harmonia entre o povo grego. Essa última característica, contudo, foi a que influenciou a volta da celebração olímpica na modernidade. Hoje, os países se reúnem para a celebração do esporte em prol da união e da harmonia dos povos.

A Escola Pueri Domus, todos os anos, promove essa celebração com a prática de competição saudável do esporte e da priorização da importância da confraternização entre todos que compõe a escola. A prática dos jogos favorece o desenvolvimento de atitudes cooperativas e competitivas, a vivência de momentos de confraternização, respeito às regras, professores e colegas, concretizando nossa convicção de que o esporte é um meio de integração social e de inserção do indivíduo no seu mundo.

São propostas atividades que propiciam momentos de construção de valores importantes para o desenvolvimento da personalidade de nossos alunos, pois uma conquista esportiva reforça a capacidade de acreditar e desenvolve a autoestima, enquanto uma derrota possibilita a aceitação de limites individuais e coletivos.

No próximo dia 15 de Junho será realizada a abertura da Olimpíada da Integração 2015, convidamos a todos para prestigiarem e participarem.

Desejamos muita sorte e determinação a todos!

Os alunos do 4º ano realizaram um projeto estudando como os seus avós viviam antigamente e depois fizeram um chá reunindo alunos e avós. Confira as fotos na nossa página do Facebook: http://wsi.is/qr3

  • (16) 3336 5333
  • |
  • contato@pueridomusararaquara.com.br
  • |
  • Avenida Vespaziano Veiga, 500 - Vila Harmonia
  • |
  • Araraquara - SP
Powered by WSI